Avaliação dos usuários sobre o funcionamento de uma clínica odontológica universitária

Autores/as

  • Anne Gabryelle Marques de Oliveira Lima Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Fortaleza - CE, Brasil
  • Suianny Fauth Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Fortaleza - CE, Brasil
  • Edla Helena Salles de Brito Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Fortaleza - CE, Brasil
  • Paulo Leonardo Ponte Marques Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Fortaleza - CE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8349-9772

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1152

Palabras clave:

Ensino Odontológico, Assistência Odontológica, Controle de Qualidade, Satisfação do Paciente.

Resumen

Este estudo teve por objetivo conhecer a percepção dos usuários sobre a qualidade dos serviços prestados na clínica odontológica de uma universidade privada. Trata-se de estudo transversal de abordagem quantitativa, que teve como cenário uma universidade do nordeste brasileiro. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com 35 perguntas objetivas relacionadas à qualidade do atendimento clínico, incluindo aspectos estruturais e organizacionais da instituição de ensino, aplicados na recepção das clínicas, no período de fevereiro a novembro de 2019. Dentre os 203 participantes, 196 (96,6%) sentiram-se respeitados pelos profissionais; 195 (96,0%) informaram que nunca tiveram o atendimento interrompido por falta de material ou problema com equipamentos; e 201 (99,0%) recomendariam o atendimento clínico a amigos e familiares. Sobre o conforto durante atendimento, 183 (90,1%) sentiram-se satisfeitos e 177 (87,2%)  avaliaram as instalações da clínica como muito boas. A percepção dos usuários da clínica odontológica universitária foi considerada muito boa quanto ao acolhimento; positiva quanto ao vínculo e satisfação no atendimento; e com quantidade de insumos e equipamentos suficientes para prestação de serviço com qualidade.

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Biografía del autor/a

Anne Gabryelle Marques de Oliveira Lima, Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Fortaleza - CE, Brasil

Graduada em Odontologia, Universidade de Fortaleza

Suianny Fauth, Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Fortaleza - CE, Brasil

Graduada em Odontologia, Universidade de Fortaleza

Edla Helena Salles de Brito, Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Fortaleza - CE, Brasil

Mestranda em Saúde Coletiva,  Universidade de Fortaleza

Paulo Leonardo Ponte Marques, Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Fortaleza - CE, Brasil

Doutorado em Saúde Coletiva

Mestrado em Saúde Coletiva

Especialização em Gestão nos Serviços de Saúde

Graduação em Odontologia

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Publicado

24-12-2021

Cómo citar

Lima, A. G. M. de O. ., Fauth, S. ., Brito, E. H. S. de ., & Marques, P. L. P. (2021). Avaliação dos usuários sobre o funcionamento de uma clínica odontológica universitária. Revista Da ABENO, 21(1), 1152. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1152

Número

Sección

Artículo