Avaliação discente e as Diretrizes Curriculares Nacionais – realidade das clínicas integradas da UNIVILLE
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.118Palabras clave:
Clínica Integrada. Produtividade. Diretrizes Curriculares Nacionais.Resumen
Após a publicação das DCN os cursos de Odontologia necessitaram se adaptar em suas matrizes curriculares. Esta adaptação envolve não somente uma alteração curricular, mas também incorpora uma nova
filosofia pedagógica que procura aproximar os preceitos contidos nas DCN com a prática do dia a dia do ensino nas clínicas integradas dos cursos de Odontologia.A proposta deste trabalho foi analisar a produtividade do aluno de graduação de Odontologia da UNIVILLE nas disciplinas de atividades clínicas, ao longo dos três anos de graduação em cinco (5) diferentes especialidades odontológicas (periodontia, dentística, endodontia, prótese e cirurgia). Foi avaliada a produtividade de oito (8) alunos egressos, quantificando-se sua produção durante os três (3) anos da
disciplina de atividades clínicas, 3º, 4º e 5º anos, especificamente clínicas de baixa, média e alta complexidade. A análise dos dados demonstrou: em endodontia, uma produção média de 4,1 tratamentos
endodônticos por aluno; em prótese, uma média de 1,6 próteses fixas unitárias e 1,5 próteses totais por aluno; e, em dentística, uma média de 28 procedimentos restauradores diretos. Com base nos resultados deste modelo de avaliação foi possível concluir que o desenvolvimento de atividades clínicas integradas e por níveis de complexidade permite que o egresso de odontologia realize um aprendizado pedagógico
efetivo, com o acompanhamento do paciente em todas as suas fases de diagnóstico, planejamento e conclusão do tratamento. No entanto a pesquisa demonstra que este egresso conclui sua formação sem a realização de determinados procedimentos técnicos específicos às especialidades odontológicas pesquisadas.
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