Conhecimento sobre desgaste dentário erosivo em uma faculdade de Odontologia brasileira: o que mudou depois de uma década?

Autores/as

  • Ana Paula Hermont Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-0409-0926
  • Lorena Castro Rocha
  • Isabela Almeida Pordeus
  • Sheyla Márcia Auad

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1219

Palabras clave:

Educação em Odontologia. Estudantes de Odontologia. Docentes de Odontologia. Pacientes. Erosão Dentária. Conhecimento

Resumen

Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento relacionado ao desgaste dentário erosivo entre pacientes, alunos e docentes de uma faculdade de odontologia brasileira, e compará-lo com um estudo anterior, realizado dez anos antes, no mesmo ambiente acadêmico. Trata-se de um estudo transversal controlado, envolvendo 289 participantes, que foi realizado em uma faculdade de odontologia em Belo Horizonte, sudeste do Brasil. O conhecimento do desgaste erosivo foi avaliado por um questionário autoaplicável. A análise estatística utilizou o teste qui-quadrado e teste Z ajustado pela correção de Bonferroni (p<0,05). Aprovação ética e consentimento informado foram obtidos. Dentre os 289 participantes, 71,0% já ouviram falar sobre o desgaste dentário erosivo, com menor percentual entre os pacientes (p<0,001). Alunos e docentes frequentemente mencionaram transtornos alimentares e dieta ácida como os principais fatores etiológicos para o desgaste erosivo (p<0,001). No entanto, os pacientes relataram bactérias (p=0,026) e má higiene bucal (p=0,002) como fatores etiológicos. A comparação entre os resultados atuais e o estudo anterior não mostrou aumento significativo quanto aos participantes que tinham ouvido falar sobre a essa implicação dentária (p>0,499). Também não houve melhora no conhecimento do desgaste erosivo entre os pacientes (p>0,227), e nenhuma diferença significativa quando eles foram questionados se haviam recebido recomendações preventivas dos alunos (p=0,303). No entanto, houve uma melhora significativa em todas as variáveis em relação às habilidades diagnósticas dos alunos (p<0,005) e no conhecimento dos sinais e sintomas do desgaste erosivo entre os docentes (p=0,030). Em conclusão, o conhecimento do desgaste dentário erosivo ainda não está totalmente incorporado pela amostra. No entanto, houve uma melhoria nas habilidades de diagnóstico dos alunos e docentes desde o último estudo, realizado em 2010.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

(1) Divaris K, Barlow PJ, Chendea SA, Cheong WS, Dounis A, Dragan IF, et al. The academic environment: the students' perspective. Eur J Dent Educ. 2008;12 Suppl 1:120-30.

(2) Carvajal M, Lopez S, Sarabia-Alvarez P, et al. Empathy levels of dental faculty and students: a survey study at an academic dental institution in Chile. J Dent Educ. 2019;83(10):1134-41.

(3) Ganss C. Is erosive tooth wear an oral disease? Monogr Oral Sci. 2014;25:16-21.

(4) Passos VF, Melo MAS, Park J, Strassler HE. Current Concepts and Best Evidence on Strategies to Prevent Dental Erosion. Compend Contin Educ Dent. 2019;40(2):80-6.

(5) Bartlett D, Dattani S, Mills I, Pitts N, Rattan R, Rochford D, et al. Monitoring erosive toothwear: BEWE, a simple tool to protect patients and the profession. Br Dent J. 2019;226(12):930-2.

(6) Dugmore CR, Rock WP. Awareness of tooth erosion in 12 year old children and primary care dental practitioners. Community Dent Health. 2003;20(4):223-7.

(7) Hermont AP, Oliveira PA, Auad SM. Tooth erosion awareness in a Brazilian dental school. J Dent Educ. 2011;75(12):1620-6.

(8) Ngoc CN, Donovan TE. Education about dental erosion in U.S. and Canadian dental schools. J Dent Educ. 2018;82(12):1296-304.

(9) Verploegen VJN, Schuller AA. Erosive tooth wear: Knowledge among young adults and their preferred information sources. Int J Dent Hyg. 2019;17(1):85-92.

(10) Al-Ashtal A, Johansson A, Omar R, Johansson AK. Awareness and knowledge of dental erosion among Yemeni dental professionals and students. BMC Oral Health. 2015;15(1):119.

(11) Milosevic A. Acid erosion: an increasingly relevant dental problem. risk factors, management and restoration. Prim Dent J. 2017;6(1):37-45.

(12) Akabas SR, Chouinard JD, Bernstein BR. Nutrition and physical activity in health promotion and disease prevention: potential role for the dental profession. Dent Clin North Am. 2012;56(4):791-808.

(13) Moynihan P, Makino Y, Petersen PE, Ogawa H. Implications of WHO Guideline on Sugars for dental health professionals. Community Dent Oral Epidemiol. 2018;46(1):1-7.

(14) Chu CH, Pang KK, Lo EC. Dietary behavior and knowledge of dental erosion among Chinese adults. BMC Oral Health. 2010;10:13.

(15) Lussi A, Hellwig E. Risk assessment and causal preventive

measures. Monogr Oral Sci. 2014;25:220-9.

(16) Hendricson WD, Seitz S, English DK. Case Report of a Program to Enhance Dental Students' Interest in Academic Dentistry. J Dent Educ. 2019;83(9):1047-56.

(17) Scharrer L, Rupieper Y, Stadtler M, Bromme R. When science becomes too easy: Science popularization inclines laypeople to underrate their dependence on experts. Public Underst Sci. 2017;26(8):1003-18.

(18) Lussi A, Carvalho TS. Erosive tooth wear: a multifactorial condition of growing concern and increasing knowledge. Monogr Oral Sci. 2014;25:1-15.

(19) Skudutyte-Rysstad R, Mulic A, Skeie MS, Skaare AB. Awareness and attitudes related to dental erosive wear among 18-yr-old adolescents in Oslo, Norway. Eur J Oral Sci. 2013;121(5):471-6.

(20) Mulic A, Arnadottir IB, Jensdottir T, Kopperud SE. Opinions and treatment decisions for dental erosive wear: a questionnaire survey among Icelandic dentists. Int J Dent. 2018;2018:8572371.

(21) Ganss C, Lussi A. Diagnosis of erosive tooth wear. Monogr Oral Sci. 2014;25:22-31.

(22) Bartlett D, Ganss C, Lussi A. Basic Erosive Wear Examination

(BEWE): a new scoring system for scientific and clinical needs. Clin Oral Investig. 2008;12 Suppl 1:S65-8.

(23) Shellis RP, Addy M. The interactions between attrition, abrasion and erosion in tooth wear. Monogr Oral Sci. 2014;25:32-45.

(24) Carvalho TS, Colon P, Ganss C, Huysmans MC, Lussi A, Schlueter N, et al. Consensus report of the European Federation of Conservative Dentistry: erosive tooth wear diagnosis and management. Swiss Dent J. 2016; 126(4):342-6.

(25) Fontana M, Guzman-Armstrong S, Schenkel AB, Allen KL, Featherstone J, Goolsby S, et al. Development of a Core Curriculum Framework in Cariology for U.S. Dental Schools. J Dent Educ. 2016;80(6):705-20.

(26) Tikhonova S, Girard F, Fontana M. Cariology Education in Canadian Dental Schools: Where Are We? Where Do We Need to Go? J Dent Educ. 2018;82(1):39-46.

(27) Martignon S, Gomez J, Tellez M, Ruiz JA, Marin LM, Rangel MC. Current cariology education in dental schools in Spanish-speaking Latin American countries. J Dent Educ. 2013;77(10):1330-7.

Descargas

Publicado

24-12-2021

Cómo citar

Hermont, A. P., Rocha, L. C., Pordeus, I. A., & Auad, S. M. (2021). Conhecimento sobre desgaste dentário erosivo em uma faculdade de Odontologia brasileira: o que mudou depois de uma década?. Revista Da ABENO, 21(1), 1219. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1219

Número

Sección

Artículo