Avaliação do conhecimento dos estudantes de Odontologia da UFSM sobre DTM e bruxismo
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1253Palabras clave:
Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular, Bruxismo, Inquéritos e Questionários, Estudantes de Odontologia, Avaliação Educacional.Resumen
Casos de bruxismo e disfunção temporomandibular (DTM) têm se tornado cada vez mais frequentes na prática clínica. Reconhecer seus mecanismos é necessário para o sucesso do controle e tratamento. O objetivo deste estudo piloto foi investigar o conhecimento e a percepção sobre DTM e bruxismo dos estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para isso um questionário com 15 questões foi aplicado a 20 estudantes dessa instituição, sendo 10 do 7º e 10 do 10º semestre. Todos os estudantes avaliados relataram ouvir sobre DTM durante a graduação, mas 70% consideraram que possuíam pouca ou nenhuma base de conhecimento sobre o assunto. Noventa por cento dos estudantes relatou não conhecer a ferramenta utilizada em pesquisas para diagnóstico das DTM. Não houve diferença estatística entre os grupos avaliados e a média geral de acertos foi de 54%. Os dados evidenciam o pouco conhecimento sobre os assuntos abordados e a fragilidade do ensino destas alterações, especialmente pela não evolução do conhecimento sobre DTM e bruxismo ao longo do curso avaliado, pois o grupo de estudantes do 10º semestre apresentou resultados inferiores quando comparados ao do 7º semestre, que passaram recentemente pela Clínica de Oclusão, na qual os temas são abordados.
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