Avaliação do conhecimento dos estudantes de Odontologia da UFSM sobre DTM e bruxismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1253

Palavras-chave:

Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular, Bruxismo, Inquéritos e Questionários, Estudantes de Odontologia, Avaliação Educacional.

Resumo

Casos de bruxismo e disfunção temporomandibular (DTM) têm se tornado cada vez mais frequentes na prática clínica. Reconhecer seus mecanismos é necessário para o sucesso do controle e tratamento. O objetivo deste estudo piloto foi investigar o conhecimento e a percepção sobre DTM e bruxismo dos estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para isso um questionário com 15 questões foi aplicado a 20 estudantes dessa instituição, sendo 10 do 7º e 10 do 10º semestre. Todos os estudantes avaliados relataram ouvir sobre DTM durante a graduação, mas 70% consideraram que possuíam pouca ou nenhuma base de conhecimento sobre o assunto. Noventa por cento dos estudantes relatou não conhecer a ferramenta utilizada em pesquisas para diagnóstico das DTM. Não houve diferença estatística entre os grupos avaliados e a média geral de acertos foi de 54%.  Os dados evidenciam o pouco conhecimento sobre os assuntos abordados e a fragilidade do ensino destas alterações, especialmente pela não evolução do conhecimento sobre DTM e bruxismo ao longo do curso avaliado, pois o grupo de estudantes do 10º semestre apresentou resultados inferiores quando comparados ao do 7º semestre, que passaram recentemente pela Clínica de Oclusão, na qual os temas são abordados.

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Biografia do Autor

Gabriela Rahmeier

Graduada em Odontologia.

Gabriella Lenz Irineu

Graduada em Odontologia.

Lucas Machado Maracci, Universidade Federal de Santa Maria.

Mestrando em Ciências Odontológicas.

Rafaela Stocker Salbego

Graduada em Odontologia

Luiza Pereira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutoranda em Ciências Odontológicas,

Mariana Marquezan, Universidade Federal de Santa Maria.

Professora adjunta, Departamento de Estomatologia.

Gabriela Salatino Liedke, Universidade Federal de Santa Maria.

Professora adjunta, Departamento de Estomatologia.

Tatiana Bernardon Silva, Universidade Federal de Santa Maria.

Professora associada, Departamento de Odontologia Restauradora.

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Rahmeier, G., Irineu, G. L., Maracci, L. M., Salbego, R. S., Nascimento, L. P. do, Marquezan, M., Liedke, G. S., & Silva, T. B. (2021). Avaliação do conhecimento dos estudantes de Odontologia da UFSM sobre DTM e bruxismo. Revista Da ABENO, 21(1), 1253. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1253

Edição

Seção

Artigos