Impacto da COVID-19 na residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Autores

  • Glaucia Nize Martins Santos UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Helbert Eustáquio Cardoso da Silva University of Brasília
  • Hugo César Pinto Caracas Base Hospital Institute of Federal District
  • Nilce Santos de Melo University of Brasília

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1266

Palavras-chave:

Educação, Odontologia, Cirurgia Bucal, Infecções por Coronavírus, Internato e Residência.

Resumo

Com o isolamento social decorrente da pandemia de coronavírus, a residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da Secretaria de Saúde do Distrito Federal se adaptou para manter o atendimento e o cronograma do curso. Aulas teóricas migraram para online e houve abrupta mudança das atividades práticas, como a diminuição do atendimento eletivo e novos protocolos de biossegurança. O objetivo dessa pesquisa foi entender o impacto da pandemia no ensino na residência, incluindo a análise de percepção e do nível de satisfação dos participantes quanto às aulas online e atividades práticas, análise do número e tipo de cirurgias realizadas em 2020 e atitudes dos residentes voltadas para carreira profissional, por meio de questionários do tipo Likert. Apenas metade dos preceptores e menos da metade dos residentes estavam motivados a usar o ambiente virtual de ensino. O número de cirurgias foi reduzido em mais de 40%. Além disso, metade dos residentes respondeu que não se sente capaz de resolver eventos inesperados relacionados à sua formação e que não está segura em tomar decisões relativas à sua carreira profissional. A COVID-19 continuará a ter maior impacto na prática cirúrgica, por isso, hospitais devem desenvolver um plano de contingência detalhado, inclusive para o caso de futuras pandemias e escolas devem incorporar opções de atividades remotas complementares permanentemente em seu currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Nize Martins Santos, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Dentistry Department, Faculty of Health Sciences.

Helbert Eustáquio Cardoso da Silva, University of Brasília

Dentistry Department, Faculty of Health Sciences.

Nilce Santos de Melo, University of Brasília

Dentistry Department, Faculty of Health Sciences.

Referências

(1) World Health Organization [Internet]. USA: World Health Organization; c2020 [cited 2020, Dec 1] WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19. Available from: https://www.who.int/director-general/speec hes/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020.

(2) Brasil. Decreto n° 40.539, de 19 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus e dá outras providências. [Internet]. Diário Oficial do Distrito Federal edição extra no 36. Seção 1. 2020 mar.19 [acesso em 2020 nov 18]. Disponível em: http://www.sinj.df. gov.br/sinj/Norma/ac087b76d5f34e38a5cf3573698393f6/Decreto_40539_19_03_2020.html.

(3) Brasil. Ministério da Saúde. Nota Técnica no 9/2020-CGSB/DESF/SAPS/MS. Assunto – COVID-19 e Atendimento Odontológico no SUS. [Internet]. CRO SP 2020 mar. [acesso em 2020 nov 22]. Disponível em: http://www.crosp.org.br/uploads/arquivo/ab69d79b87d04780af08a70d8cee9d70.pdf.

(4) Chick RC, Clifton GT, Peace KM, Propper BW, Hale DF, Alseidi AA, et al. Using Technology to Maintain the Education of Residents During the COVID-19 Pandemic. J Surg Educ. 2020; Jul-Aug;77(4):729-32.

(5) Evans DJ, Bay BH, Wilson TD, Smith CF, Lachman N, Pawlina W. Going virtual to support anatomy education: A stop gap in the midst of the COVID-19 pandemic. Anat Sci Educ. 2020;13:279-83.

(6) Holanda VR de. Hipermídia educacional para o ensino das doenças sexualmente transmissíveis: construção, validação e avaliação [Tese]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2014.

(7) Bandura A. Self-efficacy, the exercise of control. New York: Freeman and Company; 1997.

(8) Polydoro SAJ, Guerreiro-Casanova DC. Escala de Auto-eficácia na formação superior: construção e estudo de validação. Aval. psicol. 2010 Ago;9( 2 ): 267-78.

(9) News.google.com/covid19/map [Internet]. Brasil: Google Notícias; c2020. [cited 2020 Dec 23]. Available from: https://news. google.com/covid19/map?hl=pt-BR&gl= BR&ceid=BR%3Apt-419.

(10) Ferrel MN, Ryan JJ. The Impact of COVID-19 on Medical Education. Cureus [Internet]. 2020 Mar 31 [cited 2020 Dec 17];12(3). Available from: https://pubmed. ncbi.nlm.nih.gov/32368424/.

(11) Gallo G, Trompetto M. The Effects of COVID-19 on Academic Activities and Surgical Education in Italy [Internet]. Vol. 33, Journal of Investigative Surgery. Taylor and Francis Ltd.; 2020 [cited 2020 Dec 18]. p. 687-9. Available from: https:// pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32249660/.

(12) Moszkowicz D, Duboc H, Dubertret C, Roux D, Bretagnol F. Daily medical education for confined students during coronavirus disease 2019 pandemic: A simple videoconference solution. Clin Anat [Internet]. 2020 Sep 1 [cited 2020 Dec 18];33(6):927-8. Available from: https:// pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32253771/.

(13) Woolliscroft JO. Innovation in response to the COVID-19 pandemic crisis. Vol. 95, Academic Medicine. Lippincott Williams and Wilkins; 2020. p. 1140-2.

(14) Dedeilia A, Sotiropoulos MG, Hanrahan JG, Janga D, Dedeilias P, Sideris M. Medical and Surgical Education Challenges and Innovations in the COVID-19 Era: A Systematic Review. In Vivo. 2020 Jun;34(3 Suppl):1603-11.

(15) Rose S. Medical Student Education in the Time of COVID-19. J Am Med Assoc. 2020 Jun 2;323(21):2131-2.

(16) Ramnanan C, Pound L. Advances in medical education and practice: student perceptions of the flipped classroom. Adv Med Educ Pract. 2017 Jan;8:63-73.

(17) Liebert CA, Mazer L, Bereknyei Merrell S, Lin DT, Lau JN. Student perceptions of a simulation-based flipped classroom for the surgery clerkship: A mixed-methods study. In: Surgery (United States) [Internet]. Mosby Inc.; 2016 [cited 2020 Dec 18]. p. 591-8. Available from: https:// pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27262534/.

(18) Gianoni-Capenakas S, Lagravere M, Pacheco-Pereira C, Yacyshyn J. Effectiveness and Perceptions of Flipped Learning Model in Dental Education: A Systematic Review. J Dent Educ [Internet]. 2019 Aug [cited 2020 Dec 18];83(8):935-45. Available from: https://pubmed. ncbi.nlm.nih.gov/31133621/.

(19) Elledge R, Houlton S, Hackett S, Evans MJ. "Flipped classrooms" in training in maxillofacial surgery: preparation before the traditional didactic lecture? Br J Oral Maxillofac Surg. 2018 Jun 1;56(5):384-7.

(20) Carlson ER. COVID-19 and Educational Engagement. J Oral Maxillofac Surg [Internet]. 2020 Jul 1 [cited 2020 Dec 18];78(7):1049-51. Available from: https:// pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32371146/.

(21) Santos GNM, Leite AF, De Figueiredo PTS, Pimentel NM, Flores-Mir C, De Melo NS, et al. Effectiveness of E-learning in oral radiology education: A systematic review. J Dent Educ. 2016;80(9):1126-39.

(22) Hodges CB, Moore S, Lockee BB, Trust T, Bond MA. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. 2020;1-14.

(23) Iyer P, Aziz K, Ojcius DM. Impact of COVID-19 on dental education in the United States. J Dent Educ [Internet]. 2020 Jun 1 [cited 2020 Dec 17];84(6):718-22. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/ 32342516/.

(24) Webster J, Hackley P. Teaching effectiveness in technology-mediated distance learning. Acad Manag J. 1997;40(6):1282-309.

(25) Iyer P, Aziz K, Ojcius DM. Impact of COVID-19 on dental education in the United States. J Dent Educ. 2020 Jun;84(6):718-22.

(26) Khan S, Mian A. Medical education: COVID-19 and surgery [Internet]. Vol. 107, British Journal of Surgery. John Wiley and Sons Ltd; 2020 [cited 2020 Dec 17]. p. e269. Available from: https://pubmed.ncbi. nlm.nih.gov/32492170/.

(27) Huntley RE, Ludwig DC, Dillon JK. Early Effects of COVID-19 on Oral and Maxillofacial Surgery Residency Training—Results From a National Survey. J Oral Maxillofac Surg [Internet]. 2020 Aug 1 [cited 2020 Dec 17];78(8):1257-67. Available from: https://pubmed.ncbi. nlm.nih.gov/32536436/.

(28) Moberly T. Specialty training vacancies increase by 30% in a year. BMJ. 2017;(318):j3410.

(29) Porpiglia F, Checcucci E, Amparore D, Verri P, Campi R, Claps F, et al. Slowdown of urology residents' learning curve during the COVID-19 emergency. BJU Int [Internet]. 2020 Jun 1 [cited 2020 Dec 18];125(6):E15-7. Available from: https:// pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32274879/.

(30) Panesar K, Dodson T, Lynch J, Bryson-Cahn C, Chew L, Dillon J. Evolution of COVID-19 Guidelines for University of Washington Oral and Maxillofacial Surgery Patient Care. J Oral Maxillofac Surg [Internet]. 2020 Jul 1 [cited 2020 Dec 18];78(7):1136-46. Available from: https://pubmed.ncbi. nlm.nih.gov/32389541/.

(31) Greenfield MJ, Luck J, Billingsley ML, Heyes R, Smith OJ, Mosahebi A, et al. Demonstration of the effectiveness of augmented reality telesurgery in complex hand reconstruction in Gaza. Plast Reconstr Surg [Internet]. 2018 [cited 2020 Dec 18];6(3). Available from: https://pubmed. ncbi.nlm.nih.gov/29707463/.

(32) Map@Coronavirus.Jhu.Edu [Internet]. USA: Coronavirus COVID-19 Global Cases by the Johns Hopkins university; c2020 [cited 2020 Dec 23]. Available from: https://coronavirus.jhu.edu/map.html.

Downloads

Publicado

24-12-2021

Como Citar

Santos, G. N. M., Silva, H. E. C. da, Caracas, H. C. P., & Melo, N. S. de. (2021). Impacto da COVID-19 na residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Revista Da ABENO, 21(1), 1266. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1266

Edição

Seção

Artigos