Avaliação da importância do exame clínico para os alunos do curso de graduação da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos - UNESP
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1320Palabras clave:
Exame Clínico. Anamnese. Diagnóstico. PesquisaResumen
O exame físico e a anamnese são etapas primordiais, além de fundamentais em qualquer área de saúde, caracteres diagnósticos precisos e adequados. O objetivo desse estudo foi avaliar a importância dos dados pelos alunos, quanto ao processo diagnóstico. 150 alunos voluntários foram obtidos através de um questionário, considerando a importância dada ao exame físico pormenorizado e à anamnese. Os resultados foram resultados por estatística descritiva. 45,6% dos voluntários permitidos de fazer algum tipo de pergunta; 3,88% dos alunos do Noturno e 26,21% do Integral não costumam explicar aos seus pacientes a importância da anamnese; sendo que 66,99% dos alunos costumam avaliar o sistema estomatognático como um todo; e somente 47,57% destes sentem-se motivados a realizar o exame físico extra e intrabucal completo nas clínicas.
Descargas
Citas
Amiel, GE.; Tann, M.; Krausz, MM.; Bitterman, A.; Cohen, R. Increasing examiner involvement in an objective structured clinical examination by integrating a structured oral examination. The American Journal of Surgery 1997; 173:546-49.
Atterbury, RA.; VaziraniA, SJ. Examination procedure for oral cancer. Oral Surgery, Oral Medicine and Oral Pathology 1968; 26(1):80-6.
Boone, WJ.; Mcwhorter, AG.; Seale N.S. Purposeful assessment techniques (PAT) applied to an OSCE-based measurement of competencies in pediatric dentistry curriculum. Journal of Dental Education 2001;.65(11):1232-37.
Burzynski, NJ.; Rankin, KV.; Silverman Jr, S.; Scheetz, JP.; Jones,DL. Graduating Dental Students’ perceptions of oral cancer education: results of an exit survey of seven dental schools. Journal Of Cancer Education 2002; 17(2): 83-4.
Coleman, GC.; Nelson, JF. Principles of Oral Diagnosis. St Louis. Mosby Year Book, 1993.
Jünger, J.; Schäfer, S.; Roth, C.; Schellberg, D.; Ben-David, MF.; Nikendel, C. Effects of basic clinical skills training on objective structured clinical examination performance. Medical Education 2005;39:1015-20.
Kerr, DA.; Ash, MM.; Millard, HD. Diagnóstico Oral – 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1977.
Macluskey, M.; Hanson, C.; Kershaw, A.; Wight, AJ.; Ogden, GR. Development of a structured clinical operative test (SCOT) in the assessment of practical ability in the oral surgery undergraduate curriculum. British Dental Journal 2004; 197(2): 60.
Mccann, PJ.; Sweeney, MP.; Gibson, J.; Bagg, J. Training in oral disease, diagnosis and treatment for medical students and doctors in the United Kingdom. Br J Oral Maxillofac Surg. 2005;43(1):61-4.
Mitchell, DF.; Standish, SM.; Fast, TB. Oral Diagnosis/Oral Medicine – 3rd ed. Philadelphia: Lea & Febiger, 1978.
- Mossey, PA.; Newton, JP.; Stirrups, DR. Scope of the OSCE in the assessment of clinical skills in dentistry. British Dental Journal 2001;190(6):.323-26.
Nicodemo, D.; Rode, SM. Orientações psicológicas para o manejo clínico dos pacientes com indicação de prótese ocular. RPG– Revista de Pós-Graduação 2002;.9(3,):224-31.
Pedroni, CR.; de Oliveira, AS.; Guaratini, MI. Prevalence study of signs and symptoms of temporomandibular disorders in university students. Journal of Oral Rehabilitation 2003;30(3):28389.
Remmen, R.; Scherbier, A.; Van der Vleuten, C.; Denekens, J. Effectiveness of basic clinical skills training programmes: A cross sectional comparison of four medical schools. Medical Education 2001;.35:121-28.
Schoonhein - Klein, M.; Habets, L.; Aarman, IHA; Van der Vleuten, CP.; Hoogstraten, J.; Van der Velden, U. Implementing an objective structured clinical examination (OSCE) in dental education: effects on students’ learning strategies. European Journal of Dental Education 2006;10:226-35.
Schoonhein-Klein, M.; Walmsley, AD.; Habets, L.; Van der Velden, U.; Manogue, M. An implementation strategy for introducing an OSCE into a dental school. European Journal of Dental Education 2005;9:143-49.
Smith, RA.; Mettlin, CJ.; Davis, KJ.; Eyre, H. American Cancer Society Guidelines for the early detection of cancer. CA-A Cancer Journal for Clinicians 2000;50(1):34-49.
Thompson, PJ.; Boyle, CA. Auditing Clinical Teaching In Oral Surgery: The use of a student log book. Dental Update,1996:23(7):283-86.
Tommasi, AF. Diagnóstico em Patologia Bucal – 3a ed. São Paulo:Pancast, p.25-42 2002.
Yellowitz, J. Knowledge, opinions and practices of general dentists regarding oral cancer: A pilot survey. The Journal of The American Dental Association 1998; 129(5):579- 83.
Zartman, MR.; Mcwhorter AG.; Seale, NS.; Boone, J.W. Using OSCE-based evaluation: curricular impact over time. Journal of Dental Education 2002; 66(12):1323-30.
Zegarelli, EV.; Kutscher, AH.; Hyman, GA. Diagnosis of Diseases of Mouth and Jaws – 2nd ed. Philadelphia: Lea & Febiger, 1978.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).