Endodontics at the undergraduate level with presence teaching and distance support: a motivational strategy for individual study
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1415Palabras clave:
Distance learning. Education, dental.Resumen
This study evaluated the performances of 29 students from the first Endodontics class that was given through presence teaching and distance support, based on the TelEduc educational platform, at the São Leopoldo Mandic Dentistry College, Campinas, São Paulo, SP, Brazil. The college offered a desktop computer for each student. The developed didactic material included the professor’s slides, printed summaries of lessons, links to sites with approved contents, frequently asked questions, guidelines for developing papers, tests and interactive animated tutorials de veloped for the proposed medium. The students’ performance results were compared to the number of times they accessed the didactic material. In the beginning of the course, students were recommended to access the didactic material at least 2 times weekly, totalling 40 acccess instances at the end of the 20 weeks of the subject. The approved students reached an average of 91.5 access instances, representing an access count 128.75% greater than the minimum required.Descargas
Citas
Amorim JA, Armentano VA, Miskulin MS, Miskulin RGS. Uso do TelEduc como um recurso complementar no ensino presencial. 03 jan 2005 [acesso 06 abr 2006]. Disponível em: http:// www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActive Template=1por&infoid=1071&sid=48.
Bueno MR. Informática na montagem e apresentação de material didático. In: Estrela C. Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 2ª ed. São Paulo: Artes Médicas; 2005. p. 611- 78.
Cardoso RJA, Skelton-Macedo MC. Importância e evolução dos recursos didáticos. In: Estrela C. Importância e Evolução dos Recursos Didáticos - Metodologia Científica: Ciência, Ensino, Pesquisa. 2ª ed. São Paulo: Artes Médicas; 2005. p. 557-609.
Freire P. Pedagogia da autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1997.
Lemos EM, Caldeira CL, Aun CE, Gavini G, Skelton-Macedo C . Método de captura e utilização de imagem digital direta (IDD) com finalidade didática em Odontologia. Revista do Instituto de Ciências da Saúde: Odontologia, Farmácia, Bioquímica e Veterinária 2002;9(3):199-206.
Menéndez Castillero ME . ABC da Informática Odontológica . São Paulo: Santos; 1999.
Pisa Governing Board - OECD. Are students ready for a technology-rich world? What PISA studies tell us. 24 Jan 2006 [accessed 2006 Apr 24] . Available from: http://www.pisa.oecd.org/document/21/0,2340,en_32252351_32236173_36161109_1_1_1_1,00.html.
Portugal C . Hipertexto como instrumento para apresentação de informações em ambiente de aprendizado mediado pela Internet. 02 jan 2005 [acesso 06 abr 2006]. Disponível em: http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm User ActiveTemplate=1por&infoid=1061&sid=69.
Stefanelli EJ . A Importância do Profissional de Comunicação Gráfica na Produção de Material em EAD [acesso 07 abr 2006] . Disponível em: http://www2.abed.org.br/visualizaDocumento.asp?Documento_ID=11.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).