Performance e percepções de estudantes de odontologia no preparo de canais: um estudo de métodos mistos
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.144Palabras clave:
Ensino odontológico. Percepção de estudantes. Métodos mistos de pesquisa. Endodontia. Pre-paro do canal radicular.Resumen
Este estudo explorou o desempenho dos estudantes de odontologia (dados quantitativos) e percepções (dados qualitativos) em relação ao preparo do canal com instrumentos rotatórios de Ni-Ti versus instrumentos manuais e discutiu interações entre os achados técnicos e os insights dos estudantes. O delineamento usado foi o de métodos mistos. Cada estudante (n=20) instrumentou dois canais usando instrumentos manuais e dois canais usando instrumentos rotatórios de Ni-Ti (ProTaper Universal®). Os participantes não tinham experiência com instrumentação rotatória, mas estavam familiarizados com instrumentação manual. Dados quantitativos, tais como transporte apical, tempo de trabalho para a instrumentação e erros de procedimento foram estatisticamente analisados. Dados qualitativos (percepções dos estudantes) foram coletados, sendo que as percepções foram identificadas a partir do conteúdo das entrevistas utilizando a análise temática. Baixos valores de transporte apical, poucos erros de procedimento (desvio/perfuração/bloqueio), e tempo de trabalho mais longo foram associados à instrumentação rotatória. O tempo de trabalho foi mais curto no segundo canal instrumentado por ambas as técnicas. Percepções associadas com instrumentação manual foram: melhor domínio e prática/segurança em virtude de os estudantes estarem acostumados com a técnica. Percepções para a instrumentação rotatória: boas expectativas iniciais, antes de utilizar; percepção de dúvidas e dificuldades em relação ao manejo do instrumento logo antes de utilizar; e, aumento da segurança na utilização depois do segundo uso, no segundo canal. A combinação dos achados quantitativos e qualitativos levou às seguintes conclusões: (i) os estudantes mostraram uma atitude de precaução frente à instrumentação rotatória de Ni-Ti; (ii) a segurança amentou depois da instrumentação do segundo canal; (iii) os estudantes mostraram expectativas boas em termos da otimização do tratamento de canal radicular com a instrumentação rotatória e pensam que isso será possível após algum treinamento; e (iv) a instrumentação rotatória com Ni-Ti deveria ser incluído no currículo de graduação das escolas de odontologia.
Descargas
Citas
Peters OA, Paque F. Current developments in rotary root canal instrument technology and clinical use: a review. Quintessence Int.
;41:479-88.
Schäfer E, Bürklein S. Impact of nickel-titanium instrumentation of the root canal on clinical outcomes: a focused review. Odontology 2012;100:130-6.
Muñoz E, Forner L, Llena C. Influence of
Operator's Experience on Root Canal Shap-ing Ability with a Rotary Nickel-Titanium Single-File Reciprocating Motion System. J Endod. 2014; 40:547-50.
Pécora JD, Capelli A. Shock of paradigms on the instrumentation of curved root ca-nals. Braz Dent J. 2006;17: 3-5.
Martins RC, Seijo MO, Ferreira EF, Paiva SM, Ribeiro Sobrinho AP. Dental students' perceptions about the endodontic treat-ments performed using NiTi rotary instru-ments and hand stainless steel files. Braz Dent J. 2012;23:729-36.
De Quadros I, Gomes BP, Zaia AA, Ferraz CC, Souza-Filho FJ. Evaluation of endo-dontic treatments performed by students in a Brazilian Dental School. J Dent Educ. 2005;69:1161-70.
Pinchi V, Pradella F, Gasparetto L, Norelli GA. Trends in endodontic claims in Italy. Int Dent J. 2013; 63:43-8.
Paes da Silva Ramos Fernandes LM, Ordi-nola-Zapata R, Húngaro Duarte MA, Alva-res Capelozza AL. Prevalence of apical per-iodontitis detected in cone beam CT images of a Brazilian subpopulation. Dentomaxillo-fac Rad. 2013;42:80179163.
Molander A, Caplan D, Bergenholtz G, Reit C. Improved quality of root fillings provid-ed by general dental practitioners educated in nickel-titanium rotary instrumentation. Int Endod J. 2007;40:254-60.
Peru M, Peru C, Mannocci F, Sherriff M,
Buchanan LS, Pitt Ford TR. Hand and nickel-titanium root canal instrumentation performed by dental students: a micro-computed tomographic study. Eur J Dent
Educ. 2006;10:52-9.
Zanette F, Grazziotin-Soares R, Flores ME, Camargo Fontanella VR, Gavini G, Barletta FB. Apical Root Canal Trans portation and Remaining Dentin Thickness Associated
with ProTaper Universal with and without PathFile. J Endod. 2014;40:688-93.
Grazziotin-Soares R, Barato Filho F, Vanni JR, Almeida S, Oliveira EP, Barletta FB, Limongi O. Flexibility of K3 and ProTaper universal instruments. Braz Dent J. 2011;22:218-22.
Sonntag D, Delschen S, Stachniss V. Root canal shaping with manual and rotary Ni-Ti files performed by students. Int Endod J. 2003;36:715–23.
Gluskin AH, Brown DC, Buchanan LS. A reconstructed computerized tomographic comparison of Ni-Ti rotary GT files versus traditional instruments in canals shaped by novice operators. Int Endod J. 2001;34:476–84.
Henzi D, Davis E, Jasinevicius R, Hen-dricson W. In the students' own words: what are the strengths and weaknesses of the dental school curriculum? J Dent Educ. 2007;71:632-45.
Seijo MO, Ferreira EF, Ribeiro Sobrinho AP, Paiva SM, Martins RC. Learning expe-rience in endodontics: Brazilian students' perceptions. J Dent Educ. 2013;77:648-55.
Elani HW, Bedos C, Allison PJ. Sources of stress in Canadian dental students: A pro-spective mixed methods study. J Dent Educ. 2013;77:1488-97.
Flick U. An introduction to qualitative re-search. 4th ed. London, U.K.: Sage Publica-tions Inc.: 2009.
Creswell JW, Clark VLP. Designing and
conducting mixed methods research. 2nd ed. Thousand Oaks, California, USA: SAGE Publications Inc.: 2011.
Bardin L. L’ analyse de content. 2nd ed.
Paris: Puf Presses Universitaires de France Le Psychologue: 2013 [in French].
Tu MG, Chen SY, Huang HL, Tsai CC. Endodontic shaping performance using nickel-titanium hand and motor ProTaper
systems by novice dental students. J Formos Med Assoc. 2008;107:381-8.
Spångberg L. The wonderful world of rota-ry root canal preparation. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod. 2001; 92:479.
Chambers D. Learning curves: what do den-tal students learn from repeated practice of clinical procedures? J Dent Educ. 2012;76:291-302.
Ardenghi DM. Dentists' ethical practical knowledge: a critical issue for dental educa-tion. Eur J Dent Educ. 2009;13:69-72.
Mesgouez C, Rilliard F, Matossian L, Nassi-ri K, Mandel E. Influence of operator expe-rience on canal preparation time when using the rotary Ni-Ti ProFile system in simulated curved canals. Int Endod J. 2003;36:161-5.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).