Perfil da pesquisa acadêmica odontológica da EBMSP

Autores/as

  • Renato Magalhães Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Raquel da Silva Vieira
  • Andréa Nóbrega Cavalcanti
  • Urbino da Rocha Tunes
  • Érica Del Peloso Ribeiro
  • Viviane Maia Barreto de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.145

Palabras clave:

Pesquisa em Odontologia. Ensino. Bibliome-tria.

Resumen

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Odontologia (DCN), Resolução CNE/CES 03 de 2002, no artigo 12, instituem que, para conclusão do Curso de Graduação em Odontologia, o aluno deverá elaborar um trabalho sob orientação docente. No Curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser redigido na forma de um artigo científico, sendo possível produzir uma pesquisa, revisão de literatura ou relato de caso. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil de pesquisa acadêmica do curso de Odontologia da EBMSP através da análise de todos TCCs apresentados no período de 2007/2 a 2012/1. Os trabalhos foram classificados em pesquisa, revisão de literatura ou relato de caso e em relação à área. Dos 314 TCCs, 114 (36,3%) foram pesquisas, 109 (34,7%) relatos de caso e 91 (29%) revisões. Somente 21 (6,7%) trabalhos apresentaram um coorientador. Prótese, estomatologia, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial (CTBMF), periodontia e dentística foram as áreas mais escolhidas. Os trabalhos foram orientados ou coorientados por docente com doutorado em 59,2% (186) dos casos. Dos trabalhos de pesquisa, 88 (72%) tiveram orientação de um doutor, mas este número reduziu para 54 (49,5%) dos relatos de caso e 45 (49,5%) das revisões. Conclui-se que prótese, estomatologia e CTBMF estiveram entre as áreas mais selecionadas, tanto em uma avaliação global, quanto quando subdividas por tipos de trabalho. A titulação de doutorado do orientador mostrou-se um relevante fator na produção de pesquisas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Amorim KPC, Alves MSCF, Germano RM. A construção do conhecimento na Odontologia: a produção científica em debate. Acta Cir Bras. 2005; 20(1):8-11.

Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior (Brasil). Resolução nº. 3, de 19 fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União 4 mar 2002; Seção 1.

Silveira JLG. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Odontologia: historicidade, legalidade e legitimidade. Pesq. Bras. Odontoped Clin Integr. 2004; 4(2):151-6.

Brasil. Ministério da Educação e Cultura [home page na internet]. Perguntas frequentes sobre Educação Superior [acesso em 4 nov 2012]. Disponível em: http://www.luizrosa.edu.br/fatec/faculdade/informativos/1%203%2010/documentos/PERGUNTAS_RESPOSTAS.pdf .

Amorim KPC, Alves MSCF, Germano RM, Costa ICC. A construção do saber em Odontologia: a produção científica de três periódicos brasileiros de 1990 a 2004. Interface Comunic Saúde Educ. 2007; 11(21):9-23.

Cavalcanti AL, Melo TRNB, Barroso KMA, Souza FEC, Maia AMA, Silva ALO. Perfil da pesquisa científica em odontologia realizada no Brasil. Pesq. Bras. Odontoped Clin Integr. 2004;4(2):99-104.

Finkler M, Calvo MC, Caetano JC, Ramos FRS. Um novo olhar bioético sobre as pesquisas odontológicas brasileiras. Ciênc Saúde Colet. 2009; 14(4):1205-14.

Garbin CAS, Garbin AJI, Diniz DG. Panorama atual dos comitês de ética em pesquisa nas faculdades de medicina e odontologia brasileiras. Bioethikos. 2008; 2(2):197-203.

Guimarães R. Desafios da pós-graduação em saúde humana no Brasil. Rev Saúde Públ. 2011;45(1):1-13.

Publicado

29-06-2015

Cómo citar

Costa, R. M., Vieira, R. da S., Cavalcanti, A. N., Tunes, U. da R., Ribeiro, Érica D. P., & Oliveira, V. M. B. de. (2015). Perfil da pesquisa acadêmica odontológica da EBMSP. Revista Da ABENO, 15(1), 70–76. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.145

Número

Sección

Artículo