Perfil socioeconômico dos graduandos em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.148Palabras clave:
Fatores Socioeconômicos. Classe Social. Es-tudantes de OdontologiaResumen
O objetivo deste estudo é estabelecer o perfil socioeconômico dos estudantes regularmente matriculados no Curso de Graduação em Odontologia da UFSC. Um questionário foi formulado e aplicado a 327 alunos, voluntários, regularmente matriculados no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O perfil socioeconômico do acadêmico da UFSC foi semelhante ao visto em outras universidades. Há predominância de alunos do sexo feminino, solteiros, sem filhos, da cor branca e com idade entre 21 e 25 anos. A grande maioria não participa de nenhum programa de assistência estudantil, é mantida pelos pais e acha o alto custo dos materiais um impedimento para a conclusão do curso. Recomenda-se que pesquisas sejam feitas para que o custo real dos materiais seja definido e, assim as políticas de assistência estudantil tenham um norte em que se basear para que possam ser eficientes.
Descargas
Citas
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2002 de 4 de março de 2002. Dispõe sobre as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em odontologia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf
BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília: Ministério da Saúde, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, 26 ago. 2008. Seção 1, p.27.
BRASIL. Decreto Nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 abr. 2007.
BRASIL. Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Poder Executivo, Brasília, DF, 19 jul. 2010.
Seiffert OMLB, Hage SM. Políticas de Ações Afirmativas para a Educação Superior no Brasil: da intenção à realidade. In: Bittar M., Oliveira JF, Morosini M. (Orgs). Educação Superior no Brasil: 10 anos pós-LDB. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; 2008. p. 137-62.
Oliveira DL, Souza ES, Batista FJN, Alves JV. Yard SD. Perfil do aluno de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Rev. Saúde. Com 2013; 9(3):2-11.
Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Assistência Estudantil uma questão de investimento. 2001. Disponível em: www.unb.br/administracao/decanatos/dac/fonaprace/documentos/assist_est.html.
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras. Brasília: Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) - DF, 2011.
Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal; 1988.
Brustolin J, Brustolin J, Toassi RFC, Kuhnen M. Perfil do acadêmico de Odontologia da Universidade do Planalto Catarinense – Lages – SC. Rev. ABENO 2006; 6(1):70-6.
Rezende FP, Nakanishi FC, Machado ACP, Quirino MRS, Anbinder AL. Perfil, motivações e expectativas dos graduandos e graduados em odontologia. Rev UNICID, São Paulo 2007; 19(2):165-72.
Pieper CM, Bueno M. Perfil Socioeconômico dos estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas-RS. XII ENPOS II Mostra Científica. 2010 Nov 9-11; Pelotas: 2010. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/cic/2010/cd/pdf/CS/CS_01409.pdf.
Silva AC, Franco EL, Assunção HRM, Costa JF. Perfil do acadêmico de odontologia de uma universidade pública. Revista Pesq. Saúde 2011; 12(1):22-6.
Leite DFBM, Trigueiro M, Martins IMCLB, Lima Neto, TJ Santos MQ. Perfil socioeconômico de 253 graduandos de Odontologia de uma instituição privada em João Pessoa-PB em 2011. J Health Sci Inst. 2012; 30(2):117-9.
Moimaz, SAS, Saliba NA, Blanco MRB. A força do trabalho feminino na Odontologia, em Araçatuba – SP. J Appl Oral Sci 2003; 11(4): 301-5.
Junqueira J.C., Colombo CED, Tavares PG, Rocha RF, Carvalho YR, Rodrigues JR. Quem é e o que pensa o graduando de Odontologia. Rev.Odontol. UNESP 2002; 31(2):269-84.
Finatti, BE, Alves JM, Silveira RJ. Perfil Sócio, Econômico e Cultural dos Estudantes da Universidade Estadual de Londrina – UEL - Indicadores para implantação de uma política de assistência estudantil. Libertas 2007; 2(1):188-206.
Costa SM, Durães SJA, Abreu MHNG. Feminilização do curso de odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros. Ciênc. Saúde Col. 2010; 15(Supl. 1):1865-1873.
Spíndola T, Martins ERC, Francisco MTR. Enfermagem como opção: perfil de graduandos de duas instituições de ensino. Rev. Bras. Enferm. 2009; 61(2): 164-9.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).