Undergraduate dental course planning

Autores/as

  • Antonio Cesar Perri de Carvalho Professor Titular pela Universidade Estadual Paulista.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v4i1.1493

Palabras clave:

Teaching. Education, dental. Research. Curriculum.

Resumen

There are important recommendations that must be developed for the Pedagogical Project, which represents the undergraduate dental course planning for the National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Dentistry Courses in Brazil. This Project must be clear in its definition of the undergraduate profile and consistent in its work with competencies, abilities and curriculum. Dental education research is emphasized for the consideration of the courses. The National Curriculum Guidelines drive a paradigmatic change in the education of dental surgeons as health professionals and emphasize strategies for integration in the teaching of dentistry.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Alunos insatisfeitos com cursos. Folha de São Paulo 2004 Jan 14; Seção C-4.

Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO. Estágios supervisionados. Reunião Paralela da ABENO, 2003. Acesso em 15 Mar 2004. Disponível em: http://www.abeno.org.br.

Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO. Proposta de modelo de prontuário odontológico. São Luiz. 36ª Reunião da ABENO, 2001. (mimeo)

Carvalho D, Perri de Carvalho AC, Sampaio H. Motivações e expectativas para o curso e para o exercício da Odontologia. Rev Assoc Paul Cir Dent 1997;51(4):345-9.

Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco MaxiloFacial. Relatório do Fórum de Ensino e Formação em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Rev ABENO 2003; 3(1):86.

Cukier C. Multidisciplinaridade. Instituto de Metabolismo e Nutrição. Acesso em 02 Set 2003. Disponível em: http://supercongresso.com.br.

Feuerwerker L. Educação dos profissionais de saúde hoje –problemas, desafios, perspectivas e as propostas do Ministério da Saúde. Rev ABENO 2003;3(1):24-7.

Grupo Brasileiro de Professores de Dentística – GBPD. Ensino de Dentística diante das novas diretrizes curriculares. Rev ABENO 2003;3(1):87.

Lombardo A, Ranali J. Projeto Pedagógico. Manual de Orientação. Uberlândia: ABENO; 1999.

Matos IB, Araújo LA. Práticas acadêmicas, cirurgiões dentistas, população e câncer bucal. Rev ABENO 2003;3(1):76-81.

Moysés ST, Moysés SJ, Kriger L, Schmitt EJ. Humanizando a educação em Odontologia. Rev ABENO 2003;3(1):58-64.

Pacca S, Correa L, Motta M. Auto-imagem do cirurgião dentista: um estudo baseado em desenhos de alunos de graduação. Rev ABENO 2003;3(1):82-5.

Paula LM. A estrutura curricular dos cursos de Odontologia no Brasil e os avanços científicos na área [Tese de Doutorado]. Brasília: Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília; 2003.

Paula LM, Bezerra ACB. A estrutura curricular dos cursos de Odontologia no Brasil. Rev ABENO 2003;3(1):7-14.

Péret ACA, Lima LRL. A pesquisa e a formação do professor de Odontologia nas políticas internacionais e nacionais de educação. Rev ABENO 2003;3(1):65-9.

Perrenoud P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed; 1999. 90 p.

Perri de Carvalho AC. A Odontologia em tempos da LDB. Canoas: ULBRA; 2001. 95 p.

Perri de Carvalho AC. Formação do cirurgião-dentista. Ensino e profissionalização. Série Documentos de Trabalho, 04/96. São Paulo: NUPES/Universidade de São Paulo; 1996.

Perri de Carvalho AC. Odontologia – avaliação dos cursos de graduação e conceitos obtidos no Exame Nacional de Cursos de 1998. Série Documentos de Trabalho, 01/99. São Paulo: NUPES/Universidade de São Paulo; 1999.

Perri de Carvalho AC, Carvalho DR. Desempenho de graduandos de Odontologia no Exame Nacional de Cursos. Análise de grupos de cursos com resultados extremos (1997-2001). Rev ABENO 2002;2(1):57-62.

Perri de Carvalho AC, Fernandes Neto AJ, Madeira MC. Diretrizes curriculares e projeto pedagógico para curso de Odontologia. Série Documentos de Trabalho, 02/98. São Paulo: NUPES/Universidade de São Paulo; 1998.

Perri de Carvalho AC, Kriger L. Análise do Questionário Pesquisa do Exame Nacional de Cursos, área de Odontologia. Estudo sobre o desempenho de graduandos com conceitos “A” e “E” período de 1997 a 2002. 38ª Reunião da ABENO, Curitiba; 2003 (Pôster).

Projeto Pedagógico para Curso de Odontologia: Anais da 33ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Uberlândia: ABENO; 1998.

Secco LG. O Ensino de Odontologia no Estado de São Paulo. As concepções de qualidade dos coordenadores de cursos de Odontologia [Tese de Mestrado]. Botucatu: Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista; 2003.

Uriarte Neto M. Estágio supervisionado – papel da coordenação e do corpo docente na aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev ABENO 2003;3(1):41-4.

Publicado

02-02-2004

Cómo citar

Perri de Carvalho, A. C. (2004). Undergraduate dental course planning. Revista Da ABENO, 4(1), 7–13. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v4i1.1493

Número

Sección

Artículo