O ensino odontológico e os desafios relacionados ao cumprimento dos novos protocolos de biossegurança no contexto da pandemia da COVID-19

Autores

  • Suyene de Oliveira Paredes Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.
  • Karla Maria Simões Meira Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.
  • Paulo Rogério Ferreti Bonan Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.
  • Frederico Barbosa de Sousa Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.
  • Ana Maria Gondim Valença Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1554

Palavras-chave:

Infecções por Coronavírus, Contenção de Riscos Biológicos, Controle de Infecções Dentárias, Educação em Odontologia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar os desafios relacionados ao cumprimento dos novos protocolos de biossegurança, na perspectiva do retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino superior em Odontologia, no cenário da pandemia da COVID-19. Tratou-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório, ancorado na técnica de pesquisa documental. Foram analisados os documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Federal de Odontologia (CFO) e Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Os documentos foram coletados nos websites das entidades selecionadas.  O tratamento dos dados qualitativos foi realizado por meio da análise de conteúdo temática, sendo comparadas qualitativamente as diferentes publicações, identificando-se pontos convergentes, divergentes ou ausentes entre os documentos. Com base na problematização do objeto em questão, foram emitidas sugestões a partir das fragilidades e potencialidades relacionadas à execução das recomendações. Os dados foram distribuídos nas unidades de análise “sala de espera”, “clínica” e “laboratório”. As principais potencialidades foram relacionadas à diminuição do risco biológico de transmissão de patógenos e à adequação de espaços físicos em ambientes mais ergonômicos de aprendizagem. Quanto às fragilidades, aponta-se o aumento de custos para discentes e instituições e a redução no número de atendimentos. Existem desafios a serem considerados em relação ao cumprimento dos novos protocolos de biossegurança no retorno das atividades práticas nos cursos de Odontologia durante a pandemia da COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

(1) Meng L, Hua F, Bian Z. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): emerging and future challenges for dental and oral medicine. J Dent Res. 2020;99(5):481-87.

(2) Zheng J. SARS-CoV-2: an emerging coronavirus that causes a global threat. Int J Biol Sci. 2020;16(10):1678-85.

(3) World Health Organization (WHO). Virtual press conference on COVID-19 - 11 March 2020. [Acesso em: 3 out. 2020]. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/transcripts/who-audio-emergencies-coronavirus-press-conference-full-and-final-11mar2020.pdf?sfvrsn=cb432b b3_2.

(4) World Health Organization (WHO). Coronavirus disease (‎COVID-19) pandemic‎. March 2021. [Acesso em: 2 mar. 2021]. Disponível em: https://www.who.int/emer gencies/diseases/novel-coronavirus-2019? gclid=Cj0KCQiA4feBBhC9ARIsABp_nbUobfRuZ9B8_lks0Dfh8nv0nIdcpGPbYE5P0VSmlyHye1ORYpiExc0aAlWNEALwwcB.

(5) Nicola M, Alsafi Z, Sohrabi C, Kerwan A, Al-Jabir A, Iosifidis C, Agha M, Agha R. The socio-economic implications of the coronavirus pandemic (COVID-19): a review. Int J Surg. 2020;78:185-93.

(6) Dias FA, Pereira ER, Silva RMCRA, Medeiros AYBBV. Public Health and the COVID-19 pandemic: challenges for global health. Res Soc Dev. 2020;9(7): e321974188.

(7) Onyema EM, Nwafor CE, Obafemi, FA, Sen S, Atonye, FG, Sharma A, Alsayed AO. Impact of coronavirus pandemic on education. J Educ Pract. 2020;11(13):108-21.

(8) Sahu P. Closure of Universities Due to Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus. 2020; 12(4):e7541.

(9) United Nation (UN). Policy Brief: Education during COVID-19 and beyond. [Acesso em: 2 out. 2020]. Disponível em: https://unsdg.un.org/resources/policy-brief-education-during-covid-19-and-beyond.

(10) Brasil. Ministério da Educação. Portaria nº 1.038, de 7 de Dezembro de 2020. Altera a Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meio digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e a Portaria MEC nº 1.030, de 1º de dezembro de 2020, que dispõe sobre o retorno às aulas presenciais e sobre caráter excepcional de utilização de recursos educacionais digitais para integralização da carga horária das atividades pedagógicas, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 2020, n.233-A. 07 dez. 2020. [Acesso em: 10 dez. 2020]. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/portaria-mec-1038-aulas-presenciais.pdf.

(11) Rashid S, Yadav S. Impact of Covid-19 Pandemic on Higher Education and Research. Ind J Hum Dev. 2020;14(2):340-3.

(12) Machado RA, Bonan PRF, Perez DEC, Martelli Júnior H. COVID-19 pandemic and the impact on dental education: discussing current and future perspectives. Braz Oral Res. 2020;34:e083.

(13) Fernandez MDS, Silva NRJ, Viana VS, Oliveira CCC. Doença por Coronavírus 2019: desafios emergentes e o ensino odontológico brasileiro. Rev ABENO. 2020; 20(2):2-15.

(14) Ghai S. Are dental schools adequately preparing dental students to face outbreaks of infectious diseases such as COVID-19? J Dent Educ. 2020;84(6):631-33.

(15) Brasil. Ministério da educação. Secretaria de Educação profissional e tecnológica. Secretaria de educação Superior. Protocolo de biossegurança para retorno das atividades presenciais nas Instituições Federais de Ensino. [Acesso em: 27 set. 2020]. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/centrais-de-conteudo/campanhas-1/coronavirus/CARTILHAPROTOCOLODEBIOSSEGURANAR101.pdf.

(16) Conselho Federal de Odontologia (CFO). Manual de boas práticas em biossegurança para ambientes odontológicos. CFO: Brasília, 2020. [Acesso em: 31 ago. 2020]. Disponível em: https://website.cfo.org.br/ wpcontent/uploads/2020/04/cfo-lanc%CC% A7a-Manual-de-Boas-Pra%CC%81ticas-em-Biosseguranc%CC%A7a-para-Ambientes-Odontologicos.pdf.

(17) Conselho Federal de Odontologia (CFO). Recomendações AMIB/CFO para atendimento odontológico Covid-19: Comitê de Odontologia AMIB/CFO de enfrentamento ao COVID-19. Departamento de Odontologia AMIB – 2ª Atualização 01/06/2020. 2020. [Acesso em: 31 ago. 2020]. Disponível em: https://website. cfo.org.br/wp-content/uploads/2020/06/ recomendacoes-amib-cfo-junho-2020.pdf.

(18) Conselho Federal de Odontologia (CFO). Recomendações AMIB/CFO para atendimento odontológico Covid-19: Comitê de Odontologia AMIB/CFO de enfrentamento ao COVID-19. Departamento de Odontologia AMIB – 3ª Atualização 22/06/2020. 2020. [Acesso em: 31 ago. 2020]. Disponível em: https://website.cfo. org.br/wp-content/uploads/2020/06/ recomendacoes-amib-cfo-junho-2020.pdf.

(19) Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Consenso ABENO: biossegurança no ensino odontológico pós-pandemia da COVID-19. 2020. [Acesso em: 2 set. 2020]. Disponível em: https://abeno.org.br/abeno-files/downlo ads/retomada-de-praticas-seguras-no-ensino-odontologico.pdf.

(20) Deery C. The COVID-19 pandemic: implications for dental education. Evid Based Dent. 2020;21(2):46-7.

(21) Iyer P, Aziz K, Ojcius DM. Impact of COVID-19 on dental education in the United States. J Dent Educ. 2020; 84 (6): 718-22.

(22) Lelieveld J, Helleis F, Borrmann S, Cheng Y, Drewnick F, Haug G, Klimach T, Sciare J, Su H, Pöschl U. Model Calculations of Aerosol Transmission and Infection Risk of COVID-19 in Indoor Environments. Int J Environ Res Public Health. 2020;17 (21):8114.

(23) Giacomoni J. Orçamento público. 17th ed. Revista e atualizada. São Paulo: Atlas; 2017.

(24) Peres KG, Reher P, Castro RD, Vieira AR. COVID-19-Related Challenges in Dental Education: experiences from Brazil, the USA, and Australia. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr. 2020; 20(1):e0131.

(25) Sorares LG. Desafios dos alunos de classes menos favorecidas para ingressar e permanecer na universidade. Rev Ext Cid. 2014;2(4):119-36.

(26) Centro Educacional de Ensino Superior de Patos LTDA. Faculdades Integradas de Patos. Plano de Contingência da FIP Campina Grande frente à pandemia pelo SARS-COV-2 (COVID-19). Campina Grande; 2020.45p.

(27) Brasil. Ministério da Saúde. Coordenação-Geral de Saúde Bucal. Departamento de Saúde da Família Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Nota Técnica nº 16/2020 CGSB/DESF/SAPS/MS. COVID-19 e atendimento odontológico no SUS. 2020. [Acesso em: 28 dez. 2020]. Disponível em: http://www.crosp.org.br/uploads/arquivo/295c9c14409db20cb63c862bb07ce0e4.pdf.

(28) Moraes RR, Correa MB, Queiroz AB, Daneris Â, Lopes JP, Pereira-Cenci T, D'Avila OP, Cenci MS, Lima GS, Demarco FF. COVID-19 challenges to dentistry in the new pandemic epicenter: Brazil. PLoS One. 2020;15(11):e0242251.

(29) Conselho Federal de Odontologia (CFO). Resolução CFO-226, de 04 de junho de 2020. Dispõe sobre o exercício da Odontologia a distância, mediado por tecnologias, e dá outras providências. [Acesso em: 12 mar. 2020]. Disponível em: http://sistemas.cfo.org.br/visualizar/atos/RESOLU%C3%87%C3%83O/SEC/2020/226.

(30) Bartoszko JJ, Farooqi MAM, Alhazzani W, Loeb M. Medical masks vs N95 respirators for preventing COVID-19 in healthcare workers: A systematic review and meta-analysis of randomized trials. Influenza Other Respir Viruses. 2020;14(4):365-73.

(31) Cavalcanti YW, Silva RO, Ferreira LF, Lucena EHG, Souza AMLB, Cavalcante DFB et al. Economic Impact of New Biosafety Recommendations for Dental Clinical Practice During COVID-19 Pandemic. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr. 2020;20(1):e0133.

(32) Kampf G, Todt D, Pfaender S, Steinmann E. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. J Hospital Infect. 2020;104(3):246-51.

(33) Rhee SW. Management of used personal protective equipment and wastes related to COVID-19 in South Korea. Waste Manag Res. 2020;38(8):820–824.

(34) Costa LN, França AAC, França PSS, Borges JA, Madureira HP, Maciel RF. COVID-19: o isolamento social e a geração de resíduos sólidos na cidade de São Luís-MA. HOLOS. 2020;5:1-11.

Publicado

24-12-2021

Como Citar

Paredes, S. de O., Meira, K. M. S., Bonan, P. R. F., de Sousa, F. B., & Valença, A. M. G. (2021). O ensino odontológico e os desafios relacionados ao cumprimento dos novos protocolos de biossegurança no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Da ABENO, 21(1), 1554. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1554

Edição

Seção

Artigos