Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino odontológico em instituições brasileiras
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1598Palabras clave:
COVID-19, Educação, OdontologiaResumen
A disseminação do Sars-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, se tornou um problema de saúde pública de importância internacional. Dentre as medidas para conter seu espraiamento, está a suspensão das aulas em instituições de ensino. Assim, esta revisão integrativa objetiva apresentar um panorama sobre o impacto da pandemia no ensino da Odontologia nas instituições brasileiras. Foram realizadas buscas nas bases de dados Medline, LILACS e SciELO, utilizando-se descritores nas línguas inglesa e portuguesa. Foram recuperados 60 estudos, sendo 17 elegíveis para leitura integral. Destes, 4 estudos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Observou-se que o modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE) por meio de ferramentas digitais foi a estratégia de ensino não presencial mais utilizada nas instituições brasileiras. O ERE permitiu que o impacto da pandemia de COVID-19 fosse sentido de maneira mais branda pela comunidade acadêmica brasileira, engajando alunos e diminuindo a ansiedade de alunos e professores. Por outro lado, a infraestrutura tecnológica deficiente no Brasil contribuiu para a dificuldade em substituir as atividades clínicas. Fato ainda exacerbado pela dificuldade de adequação da infraestrutura física das instituições durante o planejamento de retorno às atividades presenciais. Apesar de todas as estratégias de superação, desempenhadas pelas instituições brasileiras de ensino odontológico, estas não foram refletidas em literatura científica nas bases de dados indexadas. Assim, enfatiza-se a necessidade de trabalhos sobre esta temática, para que seja possível disseminar as experiências vividas durante o período pandêmico.
Descargas
Citas
Sohrabi C, Alsafi Z, O’Neill N, Khan M, Kerwan A, Al-Jabir A, Iosifidis C, Agha R. World Health Organization declares global emergency: A review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19). Int J Surg. 2020; 76:71-6.
Xinhuanet News Report. [Cited Sept. 20, 2021]. Available from: http://www. xinhuanet.com/english/2020‐01/09/c_138690570.htm.
World Health Organization, Novel Coronavirus (2019-nCoV), Situation Report – 11. 2020.
Maia ABP. The challenges of dentistry in the time of COVID-19. Rev Bras Odontol. 2020; 77:15-8.
Conselho Federal de Odontologia. Manual de boas práticas em biossegurança para ambientes odontológicos. 2020. [Cited Sept. 20, 2021]. Available from: https://website.cfo.org.br/wp-content/uploads/2020/04/cfo-lanc%CC%A7a-Manualde-Boas-Pra%CC%81ticas-em-Biosseguranc%CC%A7a-para-Ambientes-Odontologicos.pdf.
Santos IG, Souza VGC, Silva GTV, Lourenço AHT, Laxe LAC, Apolôio ACM. Biosafety in dental practices versus COVID19 outbreak. Pesqui Bras Odontopediatria Clín Integr. 2020; 21: e0193.
Santos GNM, da Silva HEC, Leite AF, Mesquita CRM, Paulo T. S. Figueiredo PTS, et al. The scope of dental education during COVID-19 pandemic: a systematic review. J Dent Educ. 2021; 85(7):1287-1300.
Aquino EM, Silveira IH, Pescarini JM, Aquino R, Souza-Filho JA, Rocha AS, et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos de desafios no Brasil. Ciênc Saúde Colet. 2020; 25(1):2423-46.
Cavalcante ASP; Machado L, Farias Q, Pereira W, Silva M. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Av Enferm. 2020; 38(1):52-60.
Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n° 19/2020.[Cited Sept. 20, 2021]. Available from: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cneconselho-nacional-de-educacao/90771-covid-19.
Conselho Federal de Odontologia. [Cited Sept. 20, 2021]. Available from: https://website.cfo.org.br/__trashed/.
Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n° 5/2020. [Cited Sept. 20, 2021]. Available from: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cneconselho-nacional-de-educacao/90771-covid-19.
Palú J, Schutz JA, Mayer L. Desafios da educação em tempos de pandemia. 1 ed. Cruz Alta (Brasil): Editora Ilustração; 2020. 325p.
Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n° 5/1997. [Cited Sept. 20, 2021]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1997/pceb005_97.pdf.
Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 515, de 7 de outubro de 2016. [Cited Sept. 20, 2021]. Available from: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/24502029.
Ministério da Educação, Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. [Cited Sept. 20, 2021]. Available from: https://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57496468/do1-2018-12-31-portaria-n-1-428-de-28-de-dezembro-de2018-57496251.
Ministério da Educação, Gabinete do Ministro. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. [Cited Sept. 20, 2021]. Available from: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913.
Ministério da Educação, Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. [Cited Sept. 20, 2021]. Available from: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. [Cited Sept. 20, 2021]. Available from: https://www. ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remotoemergencial-e-a-educacao-a-distancia/.
Spalding M, Rauen C, Vasconcellos AMR, Veigan MRC, Miranda KC, Bressane A, Salgado MAC. Desafios e possibilidades para o ensino superior: uma experiência brasileira em tempos de COVID-19. Res Soc Develop. 2020; 9(8):e534985970.
Pezarino MXV, Muniz IP, Silva LEP, Caetano JMP. Abordagem híbrida na perspectiva das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. XIV Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2020; 9(1):1-8.
Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n° 803/2018.[Acesso em 20 set. 2021]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2019-pdf/111231-pces803-18/file.
Mendes BP, Santos BF, Santos BS, Ferreira BHM. Vantagens e desvantagens do ensino remoto emergencial no Brasil. Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. [Cited Sept. 20, 2021]. Available from: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/ index.php/ueadsl/article/view/18149.
Iwanaga J, Kamura Y, Nishimura Y, Terada S, Kishimoto N, Tanaka T, Tubbs RS. A new option for education during surgical procedures and related clinical anatomy in a virtual reality workspace. Clin Anat. 2021; 34:496-503.
Silva PGBS, Oliveira CAL, Borges MMF, Moreira DM, Alencar PNB, Avelar RL, Sousa RMRB, Sousa FB. Distance learning during social seclusion by COVID-19: improving the quality of life of undergraduate dentistry students. Eur J Dent Educ. 2021; 25(1):124-34.
Peres KG, Reher P, Castro RD, Vieira AR. COVID-19-related challenges in dental education: experiences from Australia, Brazil, and the USA. Pesq Bras Odontopediatria Clin Integr. 2020; 20(1):e0131.
Dreery C. The COVID-19 pandemic: implication for dental education. Evid Based Dent . 2020; 21 (2):46-7.
Estrich CG, Mikkelsen M, Morrissey R, Geisinger ML, Ioannidou E, Vujicic M, et al. Estimating COVID-19 prevalence and infection control practices among US dentists. J Am Dent Assoc. 2020;151(11):815-24.
Schneider F, Fontanella V (Orgs). Consenso Abeno: biossegurança no ensino odontológico pós-pandemia da COVID-19 / ABENO. Porto Alegre, RS: ABENO, 2020. 86p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista da ABENO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).