Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais no ensino de graduação

percepção de discentes e docentes em uma instituição do Piauí e um panorama brasileiro

Autores

  • Ana Beatriz dos Santos Conceição
  • Isaac Torres dos Santos
  • Aryvelto Miranda Silva Programa de Pós-graduação em Odontologia, Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0002-9437-0445
  • Raimundo Rosendo Prado Júnior
  • Regina Ferraz Mendes

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1608

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiências, Educação em Odontologia, Estudantes de Odontologia.

Resumo

A inexperiência do graduando em Odontologia no manejo de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) gera lacunas na formação e pode contribuir para a barreira de acesso desses indivíduos aos serviços de saúde bucal. Este estudo analisou a percepção de discentes e docentes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sobre a inclusão de atendimento a PNE no ensino de graduação e o panorama nacional da oferta de disciplina de PNE na estrutura curricular de cursos de Odontologia. Foi realizado um estudo transversal, descritivo e exploratório, com aplicação de questionários a discentes e docentes do curso de Odontologia da UFPI. As matrizes curriculares dos cursos foram consultadas em endereços eletrônicos institucionais. Foi realizada análise descritiva dos dados e teste Exato de Fisher foi aplicado. A maioria dos discentes relataram nunca ter atendido um PNE (54,8 %) e, destes, 67,7% não se sentem preparados para este atendimento. A maioria dos discentes (84,7%) e docentes (53,8%) aprova a obrigatoriedade da disciplina de PNE na estrutura curricular. Insegurança foi a reação mais comum dos discentes ao atendimento odontológico fictício a um paciente PNE. Entre os docentes participantes do estudo, 73,1% informaram já ter atendido PNE. Em 67,8% dos cursos de Odontologia pesquisados há oferta de disciplina de PNE. Em conclusão, a ausência de atendimento a PNE gera insegurança aos graduandos em Odontologia. A inclusão do tema PNE na matriz curricular é apoiada por discentes e docentes. A disciplina está presente na maioria dos cursos de Odontologia do Brasil.

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Conceição, A. B. dos S., Santos, I. T. dos ., Silva, A. M., Prado Júnior, R. R., & Mendes, R. F. (2021). Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais no ensino de graduação: percepção de discentes e docentes em uma instituição do Piauí e um panorama brasileiro. Revista Da ABENO, 21(1), 1608. https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1608

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica