Indicadores de produção ambulatorial de Cursos de Odontologia do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1610Palabras clave:
Sistemas de Informação, Educação Superior, Odontologia, Sistema Único de SaúdeResumen
A formação do cirurgião-dentista generalista capaz de atuar em diferentes cenários de prática e exercer atividades na área de promoção a saúde, depende de um Projeto Político Pedagógico (PPP) alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Odontologia (DCNO). O objetivo deste estudo foi avaliar a produção clínica de alunos da graduação de cursos de Odontologia de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras, no período de 2014 a 2019, por meio da construção de indicadores de procedimentos odontológicos individuais e coletivos. Foram selecionadas por conveniência 8 IES das 5 regiões do Brasil e analisados os procedimentos odontológicos do SIA-SUS de 5 categorias: G1 (Ações de promoção e prevenção), G2 (Procedimentos com finalidade diagnóstica), G3: (Procedimentos clínicos), G4 (Procedimentos cirúrgicos) e G5 (Órteses e próteses). Os indicadores foram construídos considerando a produção anual e o número de vagas ofertadas pela IES. Observou-se grande variação nos valores médios dos indicadores de procedimentos entre as IES avaliadas. A IES B apresentou os maiores valores para G1 (1.511,4) e G3 (892,2), enquanto a IES E, valores inexistentes para G1 e G5. Embora houvesse carga horária no PPP de todas as IES para os grupos de procedimentos estudados, algumas não apresentaram valores registrados de produção nos G1 e G5. Conclui-se que houve uma alta variabilidade na produção clínica de alunos da graduação de curso de Odontologia vinculados ao SUS em procedimentos odontológicos individuais e coletivos, apontando para a necessidade de melhorias nos registros e no monitoramento desses indicadores para melhor formação dos futuros profissionais e qualificação dos serviços prestados.
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