Estágio curricular obrigatório no SUS

saber aonde ir para não ser levado a qualquer lugar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1624

Palabras clave:

Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos, Sistema Único de Saúde, Odontologia, Saúde Bucal, Currículo

Resumen

O estágio curricular obrigatório configura-se, simultaneamente, como dispositivo pedagógico e desafio permanente para os cursos de Odontologia, tendo em vista seu papel estratégico na articulação do processo formativo com o Sistema Único de Saúde (SUS). O presente artigo é uma revisão integrativa sobre o tema, constituída a partir de 29 artigos, geradores de uma metassíntese cujo objetivo foi criar uma interpretação ampliada desses estudos. Os aspectos positivos mais mencionados relacionaram-se às características do processo de trabalho vivenciado nas unidades de saúde enfatizando a utilização de tecnologias leves, tradicionalmente ausentes no ambiente clínico-cirúrgico nas disciplinas tradicionais. Quanto aos pontos negativos, além das limitações institucionais, emergiram a dificuldade dos professores/preceptores no acompanhamento dos estagiários e o distanciamento dos dentistas das interações nas equipes multiprofissionais. Infere-se da análise empreendida que ainda não existe um consenso acerca da função estruturante dos estágios nos Projetos Pedagógicos, sendo compreendidos, essencialmente, como atividades desenvolvidas para melhorar a qualidade da formação, com foco exclusivamente nos discentes. Cursos de Odontologia que buscam ser inovadores e protagonistas de mudanças devem imputar ao estágio um papel diferenciado, valorizando seu potencial agregador de elementos que, conjuntamente, significam o núcleo central da formação em Odontologia articulada ao SUS. Para essa valorização, é fundamental que haja permanente envolvimento e participação dos docentes, estudantes e, especialmente, profissionais de saúde e comunidade vinculados às Unidades de Saúde, cenário privilegiado do estágio, nas quais esse dispositivo pedagógico poderia ser desenvolvido de forma plena e compatível com a luta por saúde bucal universal, de qualidade, equânime e pública.

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Biografía del autor/a

Paulo Capel Narvai, Universidade de São Paulo

Professor Titular Sênior aposentado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP)

Luiz Noro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

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Publicado

18-01-2022

Cómo citar

Narvai, P. C., & Noro, L. (2022). Estágio curricular obrigatório no SUS: saber aonde ir para não ser levado a qualquer lugar. Revista Da ABENO, 22(2), 1624. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1624

Número

Sección

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica