Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde na formação em Odontologia
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1636Palabras clave:
Saúde Pública, Formação em Saúde, Formação em OdontologiaResumen
O conhecimento de como funciona, na teoria e na prática, o sistema público de saúde brasileiro deve ser disseminado aos estudantes durante a sua graduação. Na Odontologia, o modelo flexneriano influenciou a formação dos graduandos por décadas, contudo, após revisões das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, reiterou-se a necessidade da formação voltada para o Sistema Único de Saúde e do perfil generalista do cirurgião-dentista. Assim, o objetivo deste estudo é relatar experiências das vivências e estágios na realidade do SUS e suas contribuições para formação em Odontologia, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso. Com o relato notase um despertar incômodo na formação em Odontologia voltada apenas para atuação em clínica ou consultório, e as vivências interdisciplinares propiciam a adoção de competências que contribuirão para os futuros cirurgiões-dentistas. Assim, existe grande cooperação para a formação de sujeitos estratégicos na assistência e gestão do sistema de saúde público brasileiro, conforme perfil esperado para o egresso do curso de Odontologia
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