Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde na formação em Odontologia

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1636

Palavras-chave:

Saúde Pública, Formação em Saúde, Formação em Odontologia

Resumo

O conhecimento de como funciona, na teoria e na prática, o sistema público de saúde brasileiro deve ser disseminado aos estudantes durante a sua graduação. Na Odontologia, o modelo flexneriano influenciou a formação dos graduandos por décadas, contudo, após revisões das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, reiterou-se a necessidade da formação voltada para o Sistema Único de Saúde e do perfil generalista do cirurgião-dentista. Assim, o objetivo deste estudo é relatar experiências das vivências e estágios na realidade do SUS e suas contribuições para formação em Odontologia, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso. Com o relato notase um despertar incômodo na formação em Odontologia voltada apenas para atuação em clínica ou consultório, e as vivências interdisciplinares propiciam a adoção de competências que contribuirão para os futuros cirurgiões-dentistas. Assim, existe grande cooperação para a formação de sujeitos estratégicos na assistência e gestão do sistema de saúde público brasileiro, conforme perfil esperado para o egresso do curso de Odontologia

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Biografia do Autor

Francenilde Silva de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal do Maranhão.

Jessyara Brian dos Santos Rêgo, Universidade Federal do Piauí

Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal do Piauí.

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Publicado

21-01-2022

Como Citar

Sousa, F. S. de, & Rêgo, J. B. dos S. (2022). Vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde na formação em Odontologia: relato de experiência. Revista Da ABENO, 22(2), 1636. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1636

Edição

Seção

Formação no SUS: integração da saúde coletiva com a clínica