Percepção de egressos de um curso de Odontologia no sul do Brasil sobre a inserção no mercado de trabalho

Autores

  • Vanessa Mallmann Weschenfelder Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francisco Montagner Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Bonato Luisi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tiago André Fontoura de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1645

Palavras-chave:

Graduação, Prática Geral de Odontologia, Orientação, Inquéritos e Questionários

Resumo

O objetivo do presente estudo foi conhecer a percepção de egressos de um Curso de Odontologia no sul do Brasil sobre a inserção no mercado de trabalho. Para isso, foi aplicado um questionário online, por meio da Plataforma Google Forms, com onze questões abertas e fechadas aos cirurgiões dentistas formados na instituição nos últimos dois anos. O questionário foi estruturado a fim de analisar como está sendo realizada a inserção e a prática profissional dos recém-formados no mercado de trabalho. Os dados coletados foram transferidos para uma planilha e analisados por meio de frequências absoluta e relativa nas questões fechadas e descritiva nas questões abertas. A maioria dos respondentes apontaram estar capacitados para o mercado de trabalho tanto sob ponto de vista técnico, com familiaridade em relação aos materiais e equipamentos disponíveis, quanto sob o ponto de vista de pessoal. As disciplinas de clínica integrada, os Centros de Especialidades Odontológicas do Sistema Único de Saúde, extensões e estágios extramuros foram elencados por promoverem uma vivência do trabalho em equipe e da integralidade das diversas especialidades da odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Mallmann Weschenfelder, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de Graduação, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Francisco Montagner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado, Divisão de Endodontia, Departamento de Odontologia Conservadora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Simone Bonato Luisi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado, Divisão de Endodontia, Departamento de Odontologia Conservadora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tiago André Fontoura de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto, Divisão de Endodontia, Departamento de Odontologia Conservadora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

Baldwin PJ, Dodd M, Rennie JS. Young dentists--work, wealth, health and happiness. Br Dent J. 1999;186(1):30-6.

Ali K, Tredwin C, Kay E, Slade A. Transition of new dental graduates into practice: a qualitative study. Eur J Dent Educ. 2016;20(2):65-72.

Gilmour ASM, Welply A, Cowpe JG, Bullock AD, Jones RJ. The undergraduate preparation of dentists: Confidence levels of final year dental students at the School of Dentistry in Cardiff. Br Dent J. 2016;221(6):349-54.

Leadbeatter D, Madden J, Ross B, Russell E. Transition to dental practice: Newly graduated dentists' views of being successful in dental practice. Eur J Dent Educ. 2020;24(4):753-62.

Patel J, Fox K, Grieveson B, Youngson CC. Undergraduate training as preparation for vocational training in England: a survey of vocational dental practitioners’ and their trainers’ views. Br Dent J. 2006;Suppl:9-15.

Bartlett DW, Coward PY, Wilson R, Goodsman D, Darby J. Experiences and perceptions of vocational training reported by the 1999 cohort of vocational dental practitioners and their trainers in England and Wales. Br Dent J. 2001;191(5):265-70.

Skelton J, Mullins MR, Kaplan AL, West KP, Smith TA. University of Kentucky communitybased field experience: program description. J Dent Educ. 2001;65(11):1238-42.

Bernabé E, Bernal JB, Beltrán-Neira RJ. A model of dental public health teaching at the undergraduate level in Peru. J Dent Educ. 2006;70(8):875-83.

Bernabé E, Ludeña MA, Beltrán-Neira RJ. Selfperceived public health competency among recent dental graduates. J Dent Educ. 2006;70(5):571-9.

Razak IA, Latifah RR, Jaafar N, Abu Hassan MI, Ab Murat N. Assessing the competence of Malaya dental graduates: employers’ and graduates’ perceptions. J Dent Educ. 2008;72(3):364-9.

Lampert JB. Na transição paradigmática da educação médica: o que o paradigma da integralidade atende que o paradigma flexneriano deixou de lado. Cad. ABEM. 2004. [Cited Nov 8, 2021]. Available from: https://www.sumarios.org/artigo/na-transi%C3%A7%C3%A3o-paradigm%C3%A1ticada-educa%C3%A7%C3%A3o-m%C3%A9dica-o-que-o-paradigma-da-integralidadeatende-que-o.

Gil CRR. Human resources training in family health: paradoxes and perspectives. Cad Saude Publica. 2005;21(2):490-8.

Baur G, Cardoso M B, Spiger V, Amante CJ. Perfil empreendedor dos estudantes de odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Rev ABENO. 2016;16 (2):77-82.

Ferraz MAAL, Nolêto MSC, Martins LLN, Bandeira SRL, Portela SGC, Pinto PHV, Freitas SAP, Leite CMC, Filho JCB, Rêgo MRS. Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí. Rev ABENO. 2018;18(1):56-62.

Mania TV, Vargas AMD, Ferreira EF. Inserção no mundo do trabalho odontológico: percepção de graduandos em Odontologia sobre habilidades adquiridas e expectativas. Rev ABENO. 2018;18(3):148-58.

Querino JPFO, Peixoto LR, Sampaio GAM. Perfil dos concluintes de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Rev ABENO. 2018;18(1):170-81.

Silva CV, Spiger V, Amante CJ. Perfil e expectativas profissionais de concluintes do curso de graduação em Odontologia da Univerdade Federal de Santa Catarina. Rev ABENO. 2018;18(3):35-42.

Araujo JPC, Firmeza LMD, Almeida MEL, Teixeira AKM. Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará e suas percepções acerca do mercado de trabalho. Rev ABENO. 2021;21(1):1073.

Falasco RF, Robinson E, Faja BW. Problems encountered by recent graduates in establishing dental practices. J Mich Dent Assoc. 1990;72(1):15-9.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 803/2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União 17 junho 2021; Edição 112, Seção 1 página 59. [Cited Nov 8, 2021]. Available from: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=17/06/2021&jornal=515&pagina=59&totalArquivos=118.

Lucena EHG, Pucca Júnior GA, Sousa MF. A Política Nacional de Saúde Bucal no Brasil no contexto do Sistema Único de Saúde. Tempus (Brasília). 2011;5(3):53-63.

Cardoso AL, Vieira ALS, Machado MH. Mercado de trabalho dos odontólogos no Brasil. Divulg Saúde Debate. 2010;(45):71-9.

Chambers DW. Dental curriculum and accreditation–means, ends, and the continuum. J Dent Educ. 1996:60(10):816-20.

Leach DC. Competence is a habit. JAMA. 2002.287(2):243-244.

Pinheiro IAG, Noro LRA. Egressos de Odontologia: o sonho da profissão liberal confrontado com a realidade da saúde bucal. Rev ABENO. 2016;16(1):13-24.

Melo Júnior PC, Gurgle LGF, Guimarães RP, Souza LC, Pedrosa MS, Vicente da Silva CH. Perfil dos egressos do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco. Rev ABENO. 2018; 18(3):93-104.

Araújo MBS, Rocha PM. Teamwork: a challenge for family health strategy consolidation. Cien Saude Colet. 2007;12(2):455-64.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. [Cited Nov 8, 2021]. Available from: https://download. inep.gov.br/educacao_superior/censo_superi or/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf.

Teixeira MAP, Gomes WB. Estou me formando... e agora? Reflexões e perspectivas de jovens formandos universitários. Rev ABOP. 2014;5(1):47-62.

Sousa JED, Maciel LKB, Oliveira CASD, Zocratto KBF. Mercado de trabalho em Odontologia: perspectivas dos estudantes concluintes de faculdades privadas no município de Belo Horizonte, Brasil. Rev ABENO. 2017;17(1):74-86.

Publicado

26-04-2022

Como Citar

Weschenfelder, V. M. ., Montagner, F., Bonato Luisi, S., & Melo, T. A. F. de. (2022). Percepção de egressos de um curso de Odontologia no sul do Brasil sobre a inserção no mercado de trabalho. Revista Da ABENO, 22(2), 1645. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1645

Edição

Seção

Artigos