Tecnologias de informação e comunicação na educação da Odontologia: estudo transversal de uma população do sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.178Palabras clave:
Educação Baseada em Competências, Informática Aplicada à Odontologia, Educação em Odontologia.Resumen
O objetivo do presente estudo foi avaliar as competências em relação às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) de estudantes de Odontologia. Um estudo transversal foi realizado com os estudantes de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário previamente validado pelo Centro de Ciências de Saúde Oral da Universidade de Malmö e submetido ao processo de adaptação transcultural para o português. Os resultados foram transformados em escores conforme literatura prévia e categorizados para as comparações. Análise descritiva, qui-quadrado e teste exato de Fischer foram utilizados. O escore de competência em relação às TICs foi considerado muito bom e apresentou relação com o nível de escolaridade materno. Já o escore de importância das TICs foi mediano e relacionado à idade. Concluiu-se que os estudantes de Odontologia apresentaram bom domínio das ferramentas de TICs e nível moderado em relação à importância atribuída ao uso odontológico dessas tecnologias.
Descargas
Citas
Silveira LGGD, Doki R, Lopes PRDL, Sigulem D, Pisa IT, Schor P. Evaluation of the use of information technology by the dentist and dental academic. RGO. 2006;54(2):119-22.
Divaris K, Polychronopoulou A, Mattheos N. An investigation of computer literacy and attitudes amongst Greek post-graduate dental students. Eur J Dent Educ. 2007;11(3):144-47.
Mattheos N, Nattestad A, Schittek M, Attstrom R. A virtual classroom in undergraduate periodontology: a pilot study. Eur J Dent Educ. 2001;5(4):139-47.
Mattheos N, Nattestad A, Schittek M, Attström R. Computer literacy and attitudes among students in 16 European dental schools: current aspects, regional differences and future trends. Eur J Dent Educ. 2002;6(1):30-5.
Mattheos N, Schittek MJ, Nattestad A, Shanley D, Attström R. A comparative evaluation of computer literacy amongst dental educators and students. Eur J Dent Educ. 2005;9(1):32–6.
Camargo LB, Aldrigui JM, Imparato JC, Mendes FM, Wen CL, Bönecker M et al. E-learning used in a training course on atraumatic restorative treatment (ART) for Brazilian dentists. J Dent Educ. 2011;75(10):1396-401.
Silva AS, Rizzante FA, Picolini MM, Campos KD, Corrêa CC, Franco EC et al. Bauru School of Dentistry Tele-Health League: an educational strategy applied to research, teaching and extension among applications in tele-health. J Appl Oral Sci. 2011;19(6):599-603.
Reichenheim ME, Moraes CL. Cross-cultural adaptation of epidemiological measurement tools: a proposal for operationalization. Rev Saúde Públ. 2007;41(4):665-73.
Jones RB, Navin LM, Barrie J, Hillan E, Kinane D. Computer literacy among medical, nursing, dental and veterinary undergraduates. Med Educ. 1991;25(3):191-5.
Desjardins KS, Cook SS, Jenkins M, Bakken S. Effect of an informatics for Evidence-based Pratice Curriculum on nursing informatics competences. Int J Med Inf. 2005;74(11-12):1012-20.
Robabi H, Arbabisarjou A. Computer Literacy Among Students of Zahedan University of Medical Sciences. Glob J Health Sci. 2015;7(4):40274.
Jathanna VR, Jathanna RV, Jathanna R. The awareness and attitudes of students of one indian dental school toward information technology and its use to improve patient care. Educ Health (Abingdon). 2014;27(3):293-6.
Desai S, Alva S. Maternal education and child health: is there a strong causal relationship? Demography. 1998;35(1):71-81.
Baughcum AE, Chamberlin LA, Deeks CM, Powers SW, Whitaker RC. Maternal Perceptions of Overweight Preschool Children. Pediatrics. 2000;106(6):1380-6.
Singhammer J, Mittelmark MB. Associations between mother’s level of education and offspring’s smoking and alcohol use in adulthood: a 28-year longitudinal follow-up study. J Public Health. 2006;14(6):132-8.
Magnuson K. Maternal education and children's academic achievement during middle childhood. Dev Psychol. 2007;43(6):1497-1512.
Grigg PA, Stephens CD. A survey of the IT skills and attitudes of final year dental students at Bristol University in 1996 and 1997. Eur J Dent Educ. 1999;3(2):64–73.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).