Estresse e o estilo de vida dos acadêmicos ingressantes em um curso de graduação em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.193Palabras clave:
Estudantes. Estilo de vida. Estresse. Cortisol.Resumen
O estresse entre os graduandos de cursos da área da saúde tem sido alvo de estudos nos últimos anos. Dentre as mudanças ocorridas no ingresso na universidade, está a adoção de um novo estilo de vida, o qual pode relacionar-se com o estado de ansiedade. O objetivo nesse estudo foi verificar a autopercepção de estresse, ansiedade e depressão dos ingressantes em um curso de graduação em odontologia, associar à resposta fisiológica do estresse e analisar seu estilo de vida. A amostra foi composta por 25 estudantes de uma universidade pública paulista, ingressantes no curso de odontologia em 2014. Foram aplicados dois instrumentos validados: DASS 21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) e PEVI (Perfil do Estilo de Vida Individual), e a dosagem do hormônio cortisol em 75 amostras de saliva, coletadas em três momentos em um dia, utilizando o método laboratorial de ELISA. O estresse e a ansiedade foram presentes em 60% e a depressão observada em 36% dos indivíduos. Quanto ao estilo de vida, 40% apresentaram perfil pouco desejável e 26% indesejável no domínio da nutrição, 40% indesejável na atividade física e nenhum estudante apresentou perfil desejável no controle do estresse. Altas concentrações de cortisol estiveram presentes em 60% da amostra, porém não houve associação significativa com a percepção do estresse (p=0.40). Conclui-se que grande parte dos estudantes teve percepção de estresse e ansiedade e altas concentrações de cortisol salivar. A maioria não apresentou padrão de estilo de vida desejável nos domínios de nutrição, atividade física e controle do estresse.
Descargas
Citas
Eisenberg D, Gollust SE, Golberstein E, Hefner JL. Prevalence and correlates of depression, anxiety, and suicidality among university students. Am J Orthopsychiatry. 2007;77(4):534–42. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18194033
Zawawi JA, Hamaideh SH. Depressive symptoms and their correlates with locus of control and satisfaction with life among Jordanian college students. Eur J Psychol. 2009;4:71-103. Disponível em: http://ejop.psychopen.eu/article/view/241
Lee RB, Sta. Maria M, Estanislao S, Rodriguez C. Factors associated with depressive symptoms among Filipino university students. PLoS One. 2013;8(11):e79825 Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3819248/
Brito BJQ, Gordia AP, Quadros TMB. Literature review on the lifestyle of college students. Rev Bras Qual Vida. 2014;6(2):66-76. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/1838
Langoski JE, Klipan LB, Souza JÁ, Ferracioli UM, Fadel CB, Bordin D. Influência da trajetória acadêmica sobre o estresse e a percepção de estudantes de Odontologia. Rev Odontol UNESP. 2014;43 Spec No:253. Disponível em: http://www.revodontolunesp.com.br/article/5464f18e5ce02a7450000006
Selye H. The stress of life. New York: McGraw Hill; 1984.
Lipp MEN. Emotional stress: contribution from internal and external stressors. Rev Psiquiatr Clín. 2001;28(6):347-9.
http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol28/n6/artigos/art347.htm
Sapolsky RM, Romero LM, Munck AU. How do glucocorticoids influence stress responses? Integrating permissive, suppressive, stimulatory, and preparative actions. Endocr Rev. 2000;21(1):55-89. Disponível em: http://press.endocrine.org/doi/pdf/10.1210/edrv.21.1.0389
Soares AJA, Alves MGP. Cortisol como variável em psicologia da saúde. Psicol Saúde Doenças. 2006;7(2):165-77. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=36270202
Pau AKH, Croucher R. Emotional intelligence and perceived stress in dental undergraduates. J Dent Educ. 2003;67(9):1023-8.
Disponível em: http://www.jdentaled.org/content/67/9/1023.long
Cavestro JM, Rocha FL. Prevalência de depressão entre estudantes universitários. J Bras Psiquiatr. 2006;55(4):264-7. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v55n4/a01v55n4.pdf
Sakae TM, Padão DL, Jornada LK. Sintomas depressivos em estudantes da área da saúde em uma Universidade no Sul de Santa Catarina – UNISUL. Rev AMRIGS. 2010;54(1):38-43. Disponível em: http://www.amrigs.com.br/revista/54-01/11-473_sintomas_depressivos.pdf
Lovibond P, Lovibond S. The structure of negative emotional states: comparison of the depression anxiety stress scales (DASS) with the beck depression and anxiety inventories. Behav Res Ther. 1995;33(3):335-43. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/000579679400075U
Nahas MV, Barros MV, Francala V. O pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos e grupos. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2000;5(2):48-59. Disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/1002
Lima DP, Diniz DG, Moimaz SAS, Sumida DH, Okamoto AC. Saliva: reflection of the body. Int J Infect Dis. 2010;14(3):e184–8. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1201971209002033
Nardelli GG, Gaudenci EM, Garcia BB, Carleto CT, Gontijo LM, Pedrosa LAK. Perfil dos alunos ingressantes dos cursos da área da saúde de uma universidade federal. Rev Enferm Atenção Saúde. 2013;2(1):3-12. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/405
Costa ES, Leal I. Um olhar sobre a saúde psicológica dos estudantes do ensino superior: avaliar para intervir. In: Actas do 7th Congresso Nacional de Psicologia da Saúde; 2008; Porto, Portugal. p. 214. Disponível em: http://www.isabel-leal.com/Portals/1/PDFs/7congresso/vii-congresso-saude-pp-213-216.pdf
Uraz A, Tocak YS, Yozgatlıgil C, Cetiner S, Bal B. Psychological well-being, health, and stress sources in Turkish dental students. J Dent Educ. 2013;77(10):1345-55. Disponível em: http://www.jdentaled.org/content/77/10/1345.long
Marcondelli P, Costa THM, Schmitz BAS. Nível de atividade física e hábitos alimentares de universitários do 3º ao 5º semestres da área da saúde. Rev Nutr. 2008;21(1):39-47. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rn/v21n1/a05v21n1.pdf
Costa SC, Diefenbach AL, Diefenbach M, Santos RN. Avaliacão do nível de estresse através do teste de inventário de sintomas de estresse de lipp (issl) em acadêmicos da área de saúde Manaus-AM. Rev AMAzônica. 2010;4(1):7-18. Disponível em: http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4028854
Paixão LA, Dias RMR, Prado WL. Estilo de vida e estado nutricional de universitários ingressantes em cursos da área de saúde do Recife/PE. Rev Bras Ativ Fis Saúde. 2010;15(3):145-50. Disponível em: http://www.periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/viewFile/714/720
Soar C, Silva OS, Lira JG. Consumo alimentar e atividade física de estudantes universitários da área de saúde. Rev Univap. 2012;18(31):41-7. Disponível em: http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/58
Santos JJA, Saracini N, Silva WC, Guilherme JH, Costa TA, Silva MRAG. Estilo de vida relacionado à saúde de estudantes universitários: comparação entre ingressantes e concluintes ABCS Health Sci. 2014;39(1):17-23. Disponível em: http://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/256
Camacho E, Vega-Michel C, Orejudo S. Niveles de cortisol y estilo de vida en estiudiantes universitarios sanos de México y España. Rev Latinoam Med Conductual. 2011;1(2):29-40. Disponível em: http://www.journals.unam.mx/index.php/rlmc/article/view/24880
Cavalcanti AL, Lima WG, Marques JLS, Alves HFC, Granville-Garcia AF. Motivos de ingresso e de evasão dos acadêmicos de Odontologia de uma instituição pública. Rev Odontol UNESP. 2010;39(2):95-9. Disponível em: http://revodontolunesp.com.br/files/v39n2/v39n2a05.pdf
Machado FC, Souto DMA, Freitas CHSM, Forte FDS. Odontologia como escolha: perfil de graduandos e perspectiva para o futuro profissional. Revista da ABENO. 2010;10(2):27-34. Disponível em: http://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/17/17
Pereira GM, Arantes DCB, Giovannini JFBG, Amorim JNC, Mendonça SMS. Avaliação diagnóstica: uma ferramenta para avaliar a evolução do desempenho dos alunos do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva. Revista da ABENO. 2012;12(2)142-6. Disponível em: http://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/116/107
Santos BRM, Gonzales OS, Carrer FCA, Araújo ME. Perfil e expectativas dos ingressantes da Faculdade de Odontologia da USP: uma visão integrada com as diretrizes curriculares nacionais e o sistema único de saúde. Revista da ABENO. 2015;15(1):28-37. Disponível em: http://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/150/134
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).