Atención pública de salud bucal ofrecida a personas con discapacidad
educación continua en el Sistema Único de Salud
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2143Palabras clave:
Personas con Discapacidad, Sistema Único de Salud, Educación ContínuaResumen
El objetivo fue evaluar la educación continua en salud dirigida a cirujanos dentistas vinculados al Sistema Único de Salud (SUS) y sus habilidades y competencias desarrolladas durante el Curso de Atención y Atención en Salud Bucal a Personas con Discapacidad. Fue un estudio transversal y cualitativo mediante el uso de un cuestionario semiestructurado, la muestra se utilizó por conveniencia. La mayoría de los participantes eran mujeres (90%), con una edad media de 40 años y un tiempo medio de formación de 16,9 años. Después de finalizar el curso, el 90% continuó trabajando en el SUS y, de ellos, el 82,5% trabajó en la atención primaria. Al reportar sentirse capaz de atender a personas con discapacidad, luego de finalizar el curso, el 80% respondió que sí y en los casos de menor complejidad. Hubo diferencia estadística al comparar el tiempo transcurrido desde la graduación con si hubo o no una asignatura sobre pacientes con necesidades especiales durante la graduación (p=0,02). Se concluye que los egresados del curso que participan en la investigación son capaces de resolver casos que requieren menor complejidad, asumiendo que la calificación recibida les permite responder con mayor resolución a la atención de pacientes con discapacidad.
Descargas
Citas
Brasil. Ministério da Saúde. A Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília; 2018. p. 354.
Rosa SV, Moyses SJ, Theis LC, Soares RC, Moyses ST, Werneck RI, et al. Barriers in access to dental services hindering the treatment of people with disabilities: a systematic review. Int J Dent [Internet]. 2020;2020:9054618. doi: https://doi.org/10.1155/2020/9074618
Rosa SV. Atenção em Saúde Bucal para Pessoas com Deficiência no Sistema Único de Saúde. Pontificia Universidade Católica do Paraná; 2021.
Pires MM, Marques-Pires M, Rosa SV, Costa EE, Caldarelli PG, Brancher JA, Gabardo MCL. Atendimento de pacientes com necessidades especiais em Centros de Especialidades Odontológicas brasileiros: uma revisão integrativa da literatura. Arq Odontol [Internet]. 2022;58:245-255. doi: https://doi.org/10.35699/2178-1990.2022.39607
Marega T, Gonçalves AR, Romagnolo F. Odontologia Especial. São Paulo: Quintessence; 2018. 399 p.
Ceccim RB. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Comunic, Saúde, Educ [Internet]. 2005;9(16):162-177. Doi: https://doi.org/10.1590/S1414-32832005000100013
Bomfim EDS, Oliveira BG, Rosa RS, Almeida MVG, Silva SS, Araujo IB, et al. Educação permanente no cotidiano das equipes de saúde da família: utopia, intenção ou realidade? Permanent education in everyday of family health teams: utopia, intention or reality? Rev Pesqui Cuid Fundam Online [Internet]. 2017;9(2):526. Doi: https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.526-535
Carotta F, Kawamura D, Salazar J. Educação permanente em saúde: uma estratégia de gestão para pensar, refletir e construir práticas educativas e processos de trabalhos. Saúde Soc [Internet]. 2009;1:48–51.
Borges EI, Silva AIPA, Abrahão AIL. Efeito pororoca na educação permanente em saúde: sobre a interação pesquisa-trabalho. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(4):1872–1889. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0462
Campos KFC, Marques RC, Silva KL. Continuing education: speeches by professionals of one Basic Health Unit. Esc Anna Nery [Internet]. 2018;22(4):1–11. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0172
Brasil. Ministério da Saúde. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde [Internet]. 2009 [citado em 20 de agosto de 2023]. Disponível em: www.saude.gov.br/bvs
Silvia A, Lemos P. Estratégias desenvolvidas pelo ministério da saúde no fomento a formação e qualificação dos profissionais de saúde bucal para o SUS: um olhar a partir da ação de qualificação profissional para atenção e cuidado às pessoas com deficiência [Internet]. 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/114675
Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Nursing research Principles and Methods; 2004. p. 487.
Caldas JR. AF, Machiavelli JL, Campello RIC. Atenção e Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência: protocolos, diretrizes e condutas para cirurgiões-dentistas. 1 ed. Recife: Editora Universitária; 2013. 1–225 p.
Caldas JRAF, Machiavelli JL. Atenção e Cuidado da Saúde bucal da pessoa com deficiência: protocolos, diretrizes e condutas para auxiliares de saúde bucal. 1 ed. Recife: Editora Universitária; 2015. 163 p.
Caldas J AF, Machiavelli JL. Atenção e Cuidado da Saúde bucal da pessoa com deficiência: introdução ao estudo. 1ed. Recife: Editora Universitária; 2015. 65 p.
Brasil. Portaria No 599 de 23 de Março de 2006. Define a implantação de Especialidades Odontológicas (CEOs) e de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPDs) [Internet]. 2006 [citado em 20 de agosto de 2023]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt0599_23_03_2006.html
Schardosim LR, Costa JRS, Azevedo MS. Abordagem Odontológica de Pacientes Com Necessidades Especiais em um Centro de Referência no Sul do Brasil. Rev AcBO [Internet]. 2015;4(2). Disponível em: http://www.rvacbo.com.br/ojs/index.php/ojs/article/view/254
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria no 975, de 14 de setembro de 2012. Adesão do CEO a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Diário Oficial da União [Internet]. 2012 [citado em 20 de agosto de 2023]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2012/prt0975_14_09_2012.html
Machado WCA, Pereira JS, Schoeller SD, Júlio LCT, Martins MMFPS, Figueiredo NMA. Integralidade na rede de cuidados da pessoa com deficiência. Texto Context – Enferm [Internet]. 2018;27(3). doi: https://doi.org/10.1590/0104-07072018004480016
Paraná. Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Linha de cuidado em Saúde Bucal. Curitiba; 2021. p. 159.
Brasil. Ministério da Educação do Brasil. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia - Resolução no 3, de 21 de junho de 2021 [Internet]. Brasília; 2021. p. 1–10 [citado em 20 de agosto de 2023]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2021-pdf/191741-rces003-21/file
Bonato LL, Lopes AMS, Silva CM, Itner RG, Silva ACH. Situação atual da formação para assistência de pessoas com necessidades especiais nas faculdades de odontologia no Brasil. Clinic Pesqui Odontol [Internet]. 2013;5(1):10–5. Disponível em: http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/clipeodonto/article/view/1412
Lawrence H, Souza LP, Gonçalves FL, Saintrain MVL, Vieira APGF. Acesso à saúde bucal pública pelo paciente especial: a ótica do cirurgião-dentista. Rev Prom Saúde [Internet]. 2014;27(2):190–197. doi: https://doi.org/10.5020/2620
Barros ALO, Hora IAA, Santos MTBR. Análise do perfil do profissional cirurgião-dentista que atende pacientes com necessidades especiais. Rev Bras Pesqui Saúde [Internet]. 2013;15(3):38–44. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/6324
Fonseca ALA, Azzalis LA, Fonseca FLA, Botazzo C. Análise qualitativa das percepções de cirurgiões-dentistas envolvidos nos atendimentos de pacientes com necessidades especiais de serviços públicos municipais. Rev Bras Cresc Desenvolv Hum [Internet]. 2010;20(2):208–216. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822010000200004
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência [Internet]. Ministério da Saúde. Brasília; 2010 [citado em 20 de agosto de 2023]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-pessoa-com-deficiencia
Almeida JRS, Bizerril DO, Saldanha KGH, Forte FDS, Almeida EL. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e sua relação com a odontologia. Cad Saúde Colet [Internet]. 2022:30(4). doi: https://doi.org/10.1590/1414-462X202230040398
Barbosa ACS, Oliveira CVC, Gueiros MCN, Lima MC, Vasconcelos MMVB, Júnior AFC. Uso da tecnologia educacional web-based por profissionais da Odontologia brasileira. Rev ABENO [Internet]. 2018;18(1):25–33. doi: http://orcid.org/0000-0002-5152-6323
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).