O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.231Palabras clave:
Aprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Ensino.Resumen
A sociedade contemporânea impõe desafios constantes aos setores da saúde e da educação, alicerçada em revisões e reformulações permanentes para formação de recursos humanos. Este artigo promove uma revisão crítica da literatura a respeito da aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learnig - PBL) direcionada ao ensino da Odontologia. As bases de dados consultadas foram Medline (via EBSCO), SCIELO, BBO e LILACS (via BVS). As palavras-chave foram definidas baseadas em artigos previamente selecionados. Esta metodologia se apresenta como uma alternativa para formação e educação em Odontologia. É considerada uma ferramenta de trabalho para professores que buscam desenvolver em seus alunos capacidades cognitivas promotoras do desenvolvimento do raciocínio clínico integrado, com perfil direcionado à educação permanente
Descargas
Citas
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES, 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquiv os/ pdf/CES032002.pdf
Toassi RFC, Stobäus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ, TOASSI R. Currículo integrado no ensino de Odontologia. Interface-Comunic Saúde Educ. 2012;16 (41):529-42.
Albuquerque VS, Batista RS, Tanji S, Moço ET-SM, Albuquerque V. Currículos disciplinares na área de saúde. Interface-Comunic Saúde Educ. 2009;13(31):261-72.
Paula L, Bezerra ACB. A estrutura curricular dos cursos de Odontologia no Brasil. Rev ABENO. 2003;3(1):7-14.
Bastos CC. Metodologias ativas. 2006. Disponível em: http://educacaoemedici na.blogspot.com.br/ Acesso em: 14 agosto de 2015.
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semin Ciênc Soc Hum. 2012;32(1):25-40.
Bassir SH, Sadr-Eshkevari P, Amirikhorheh S, Karimbux NY. Problem-based learning in dental education: a systematic review of the literature. J Dental Educ. 2014;78(1):98-109.
Donner RS, Bickley H. Problem-based learning in American medical education: an overview. Bull Med Libr Assoc. 1993;81(3):294.
Townsend G, Winning T. Research in PBL - where to from here for dentistry? Eur J Dent Educ. 2011;15(3):193-98.
Fincham AG, Shuler CF. The changing face of dental education: the impact of PBL. J Dent Educ. 2001;65(5):406-21.
Barrows HS. The essentials of problem-based learning. J Dent Educ. 1998; 62(9):630-33.
Winning T, Townsend G. Problem-based learning in dental education: what's the evidence for and against...and is it worth the effort? Aust Dent J. 2007;52(1):2-9.
Zheng JW, Zhang SY, Yang C, Zhang ZY, Shen GF. Creating an effective PBL case in oral and maxillofacial surgery at a Chinese dental school: a dental education primer. J Dent Educ. 2011; 75(11):1496-501.
Saunders TR, Dejbakhsh S. Problem-based learning in undergraduate dental education: faculty development at the University of Southern California School of Dentistry. J Prosthodont. 2007; 16(5):394-99.
Thammasitboon K, Sukotjo C, Howell H, Karimbux N. Problem-based learning at the Harvard School of Dental Medicine: self-assessment of performance in postdoctoral training. J Dent Educ. 2007;71(8):1080-89.
Huang C, Bian Z, Tai B, Fan M, Chiu-Yin K. Dental education in Wuhan, China: challenges and changes. J Dent Educ. 2007;71(2):304-11.
Saliba NA, Moimaz SAS, Chiaratto RA, Tiano AVP. A utilização da metodologia PBL em Odontologia: descortinando novas possibilidades ao processo ensino-aprendizagem. Rev Odonto Ciênc. 2008;23(4):392-96.
Ajjawi R, Hyde S, Roberts C, Nisbet G. Marginalisation of dental students in a shared medical and dental education programme. Med Educ. 2009;43(3):238-45.
Ji YA, Kim MK, Lee J. Impacts of problem-based professionalism course in dental education. Korean J Med Educ. 2010;22(4):275-81.
Polyzois I, Claffey N, Attström R, Kelly A, Mattheos N. The role of the curriculum and other factors in determining the medium‐to long‐term attitude of the practicing dentist towards life‐long learning. Eur J Dent Educ. 2010;14(2):84-91.
Whitney EM, Walton JN. Faculty and student perceptions of the success of a hybrid-PBL dental curriculum in achieving curriculum reform benchmarks. J Dent Educ. 2010; 74(12):1327-36.
Bearn DR, Chadwick SM. Problem-based learning in postgraduate dental education: a qualitative evaluation of students' experience of an orthodontic problem-based postgraduate programme. Eur J Dental Educ. 2010;14(1):26-34.
Haden NK, Hendricson WD, Kassebaum DK, Ranney RR, Weinstein G, Anderson EL, et al. Curriculum change in dental education, 2003–09. J Dent Educ. 2010; 74(5):539-57.
Haghparast N, Okubo M, Enciso R, Clark GT, Shuler C. Comparing student-generated learning needs with faculty objectives in PBL cases in dental education. J Dent Educ. 2011; 75(8):1092-97.
Yiu CKY, McGrath C, Bridges S, Corbet EF, Botelho M, Dyson J, et al. Graduates' perceived preparedness for dental practice from PBL and traditional curricula. J Dent Educ. 2011;75(9):1270-79.
Pardamean B. Measuring change in critical thinking skills of dental students educated in a PBL curriculum. J Dent Educ. 2012;76(4):443-53.
Huang B, Zheng L, Li C, Li L, Yu H. Effectiveness of problem-based learning in Chinese dental education: a meta-analysis. J Dent Educ. 2013;77(3):377-83.
Nadershahi NA, Bender DJ, Beck L, Lyon C, Blaseio A. An overview of case-based and problem-based learning methodologies for dental education. J Dent Educ. 2013;77(10):1300-05.
Teodoro PC. Enseñanza de la radiología y medicina física en el grado en odontología a través del aprendizaje basado en problemas. FEM (Ed impresa). 2014:221-28.
Navazesh M, Rich SK, Tiber A. The rationale for and implementation of learner-centered education: experiences at the Ostrow School of Dentistry of the University of Southern California. J Dent Educ. 2014;78(2):165-80.
Moreno-López LA, Somacarrera-Pérez ML, Díaz-Rodríguez MM, Campo-Trapero J, Cano-Sánchez J. Problem-based learning versus lectures: comparison of academic results and time devoted by teachers in a course on Dentistry in Special Patients. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2009;14(11):e583-e87.
Bengmark D, Nilner M, Rohlin M. Dentists reflect on their problem-based education and professional satisfaction. Eur J Dent Educ. 2012;16(1):e137-e45.
Rimal J, Paudel BH, Shrestha A. Introduction of problem-based learning in undergraduate dentistry program in Nepal. IntJ App Basic Med Res. 2015;5(Suppl 1):S45-S49.
Townsend GC, Kim M, Sankey D. Dynamic Systems (Complexity) theory as a new conceptual model for researching PBL in dental education. Eur J Dent Educ. 2012;16(1):43-51.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).