O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura

Autores/as

  • Juliana Schaia Rocha Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Gisele Fernandes Dias Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Nara Hellen Campanha Universidade estadual de Ponta Grossa
  • Márcia Helena Baldani Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.231

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas. Odontologia. Ensino.

Resumen

A sociedade contemporânea impõe desafios constantes aos setores da saúde e da educação, alicerçada em revisões e reformulações permanentes para formação de recursos humanos. Este artigo promove uma revisão crítica da literatura a respeito da aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learnig - PBL) direcionada ao ensino da Odontologia. As bases de dados consultadas foram Medline (via EBSCO), SCIELO, BBO e LILACS (via BVS). As palavras-chave foram definidas baseadas em artigos previamente selecionados. Esta metodologia se apresenta como uma alternativa para formação e educação em Odontologia. É considerada uma ferramenta de trabalho para professores que buscam desenvolver em seus alunos capacidades cognitivas promotoras do desenvolvimento do raciocínio clínico integrado, com perfil direcionado à educação permanente

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Schaia Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Odontontologia. Aluna de doutorado do programa de pós-graduação em Odontologia -Área de concentração em Clínica Integrada

Gisele Fernandes Dias, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Odontontologia. Aluna de doutorado do programa de pós-graduação em Odontologia -Área de concentração em Clínica Integrada

Nara Hellen Campanha, Universidade estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta do departamento de Odontologia

Márcia Helena Baldani, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do departamento de Odontologia

Citas

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES, 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquiv os/ pdf/CES032002.pdf

Toassi RFC, Stobäus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ, TOASSI R. Currículo integrado no ensino de Odontologia. Interface-Comunic Saúde Educ. 2012;16 (41):529-42.

Albuquerque VS, Batista RS, Tanji S, Moço ET-SM, Albuquerque V. Currículos disciplinares na área de saúde. Interface-Comunic Saúde Educ. 2009;13(31):261-72.

Paula L, Bezerra ACB. A estrutura curricular dos cursos de Odontologia no Brasil. Rev ABENO. 2003;3(1):7-14.

Bastos CC. Metodologias ativas. 2006. Disponível em: http://educacaoemedici na.blogspot.com.br/ Acesso em: 14 agosto de 2015.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semin Ciênc Soc Hum. 2012;32(1):25-40.

Bassir SH, Sadr-Eshkevari P, Amirikhorheh S, Karimbux NY. Problem-based learning in dental education: a systematic review of the literature. J Dental Educ. 2014;78(1):98-109.

Donner RS, Bickley H. Problem-based learning in American medical education: an overview. Bull Med Libr Assoc. 1993;81(3):294.

Townsend G, Winning T. Research in PBL - where to from here for dentistry? Eur J Dent Educ. 2011;15(3):193-98.

Fincham AG, Shuler CF. The changing face of dental education: the impact of PBL. J Dent Educ. 2001;65(5):406-21.

Barrows HS. The essentials of problem-based learning. J Dent Educ. 1998; 62(9):630-33.

Winning T, Townsend G. Problem-based learning in dental education: what's the evidence for and against...and is it worth the effort? Aust Dent J. 2007;52(1):2-9.

Zheng JW, Zhang SY, Yang C, Zhang ZY, Shen GF. Creating an effective PBL case in oral and maxillofacial surgery at a Chinese dental school: a dental education primer. J Dent Educ. 2011; 75(11):1496-501.

Saunders TR, Dejbakhsh S. Problem-based learning in undergraduate dental education: faculty development at the University of Southern California School of Dentistry. J Prosthodont. 2007; 16(5):394-99.

Thammasitboon K, Sukotjo C, Howell H, Karimbux N. Problem-based learning at the Harvard School of Dental Medicine: self-assessment of performance in postdoctoral training. J Dent Educ. 2007;71(8):1080-89.

Huang C, Bian Z, Tai B, Fan M, Chiu-Yin K. Dental education in Wuhan, China: challenges and changes. J Dent Educ. 2007;71(2):304-11.

Saliba NA, Moimaz SAS, Chiaratto RA, Tiano AVP. A utilização da metodologia PBL em Odontologia: descortinando novas possibilidades ao processo ensino-aprendizagem. Rev Odonto Ciênc. 2008;23(4):392-96.

Ajjawi R, Hyde S, Roberts C, Nisbet G. Marginalisation of dental students in a shared medical and dental education programme. Med Educ. 2009;43(3):238-45.

Ji YA, Kim MK, Lee J. Impacts of problem-based professionalism course in dental education. Korean J Med Educ. 2010;22(4):275-81.

Polyzois I, Claffey N, Attström R, Kelly A, Mattheos N. The role of the curriculum and other factors in determining the medium‐to long‐term attitude of the practicing dentist towards life‐long learning. Eur J Dent Educ. 2010;14(2):84-91.

Whitney EM, Walton JN. Faculty and student perceptions of the success of a hybrid-PBL dental curriculum in achieving curriculum reform benchmarks. J Dent Educ. 2010; 74(12):1327-36.

Bearn DR, Chadwick SM. Problem-based learning in postgraduate dental education: a qualitative evaluation of students' experience of an orthodontic problem-based postgraduate programme. Eur J Dental Educ. 2010;14(1):26-34.

Haden NK, Hendricson WD, Kassebaum DK, Ranney RR, Weinstein G, Anderson EL, et al. Curriculum change in dental education, 2003–09. J Dent Educ. 2010; 74(5):539-57.

Haghparast N, Okubo M, Enciso R, Clark GT, Shuler C. Comparing student-generated learning needs with faculty objectives in PBL cases in dental education. J Dent Educ. 2011; 75(8):1092-97.

Yiu CKY, McGrath C, Bridges S, Corbet EF, Botelho M, Dyson J, et al. Graduates' perceived preparedness for dental practice from PBL and traditional curricula. J Dent Educ. 2011;75(9):1270-79.

Pardamean B. Measuring change in critical thinking skills of dental students educated in a PBL curriculum. J Dent Educ. 2012;76(4):443-53.

Huang B, Zheng L, Li C, Li L, Yu H. Effectiveness of problem-based learning in Chinese dental education: a meta-analysis. J Dent Educ. 2013;77(3):377-83.

Nadershahi NA, Bender DJ, Beck L, Lyon C, Blaseio A. An overview of case-based and problem-based learning methodologies for dental education. J Dent Educ. 2013;77(10):1300-05.

Teodoro PC. Enseñanza de la radiología y medicina física en el grado en odontología a través del aprendizaje basado en problemas. FEM (Ed impresa). 2014:221-28.

Navazesh M, Rich SK, Tiber A. The rationale for and implementation of learner-centered education: experiences at the Ostrow School of Dentistry of the University of Southern California. J Dent Educ. 2014;78(2):165-80.

Moreno-López LA, Somacarrera-Pérez ML, Díaz-Rodríguez MM, Campo-Trapero J, Cano-Sánchez J. Problem-based learning versus lectures: comparison of academic results and time devoted by teachers in a course on Dentistry in Special Patients. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2009;14(11):e583-e87.

Bengmark D, Nilner M, Rohlin M. Dentists reflect on their problem-based education and professional satisfaction. Eur J Dent Educ. 2012;16(1):e137-e45.

Rimal J, Paudel BH, Shrestha A. Introduction of problem-based learning in undergraduate dentistry program in Nepal. IntJ App Basic Med Res. 2015;5(Suppl 1):S45-S49.

Townsend GC, Kim M, Sankey D. Dynamic Systems (Complexity) theory as a new conceptual model for researching PBL in dental education. Eur J Dent Educ. 2012;16(1):43-51.

Publicado

04-06-2016

Cómo citar

Rocha, J. S., Dias, G. F., Campanha, N. H., & Baldani, M. H. (2016). O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura. Revista Da ABENO, 16(1), 25–38. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.231

Número

Sección

Artículo