Burnout em estudantes de graduação em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.232Palabras clave:
Burnout. Estresse. Estudantes de Odontologia.Resumen
A síndrome de Burnout (SB) é uma condição crônica multidimensional. Observa-se que um número significativo de estudantes e profissionais da área da saúde, especialmente da Odontologia, tem sido acometido por este agravo. O presente estudo objetivou verificar a prevalência da SB entre os estudantes de graduação em Odontologia de 1ª, 5ª e 10ª fases da UFSC. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre dados demográficos e econômicos, perfil do estudante e o Inventário de Burnout Maslach - Student Survey (MBI-SS). A prevalência da SB foi de 10,89%. Houve associação estatisticamente significativa entre as fases do curso e níveis percepção da estrutura física da instituição de ensino e pensamento de desistir do curso. Também entre a ocorrência da SB e fase do curso, horas semanais de lazer, horas diárias de sono, necessidade de professor particular, percepção do próprio desempenho acadêmico, do desempenho dos professores e da estrutura física da instituição de ensino, consumo de medicamentos e pensamento de desistir do curso. Conclui-se que a SB foi prevalente em 10,89% dos estudantes pesquisados.
Descargas
Citas
Costa JRAD, Lima JVD, Almeida PCD. Stress no trabalho do enfermeiro. Rev Esc Enf USP. 2003 [acessado em 1 mar 2016]; 37(3). Disponível em: http://www. scielo.br/pdf/reeusp/v37n3/08.pdf
Maslach C, Jackson SE. The measurement of experienced burnout. J Organ Behav. 1981; [cited 2013 Jun 17]; 2(2). Available from: http://doi.wiley.com/10.1002/job.40 30020205
Ribeiro SS, Motta EAP. Associação entre a síndrome de burnout e o hormônio cortisol. Rev Ciênc Saúde. 2014 [acessado em 1 mar 2016]; 16(2). Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rcisaude/article/view/4081/2164
Campos JADB, Jordani PC, Zucoloto ML, Bonafé FSS, Maroco J. Síndrome de Burnout em graduandos de Odontologia. Rev Bras Epidemiol. 2012 [acessado em 17 jun 2013];15(1). Disponível em: http:// www.scielo.br/pdf/rbepid/v15n1/14.pdf
Birks Y, McKendree J, Watt I. Emotional intelligence and perceived stress in healthcare students: a multi-institutional, multi-professional survey. BMC Med Educ. 2009 [cited 2013 Jun 17]; 9(1). Available from: http://bmcmededuc. biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6920-9-61
Martínez AA, Aytés LB, Escoda CG. The burnout syndrome and associated personality disturbances. The study in three graduate programs in Dentistry at the University of Barcelona. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2008 [cited 2013 Jun 17];13(7): Available from: http://diposit. ub.edu/dspace/handle/2445/48468
Moysés ST, Moysés SJ, Kriger L, Schmitt EJ. Humanizando a educação em Odontologia. Rev ABENO. 2003 [acessado em 17 jun 2013];3(1): Disponível em: http://www.universidade saudavel.com.br/wpcontent/uploads/ARTIGOS/artigo 1 ABENO.pdf
Lemos CLS. A implantação das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil: algumas reflexões. Rev ABENO. 2004 [acessado em 17 jun 2013];1(5): Disponível em: http://www.abeno.org.br/aadm/adm/revista/arquivos_pdf/2005/Abeno_5-1.pdf
Gorter R, Freeman R, Hammen S, Murtomaa H, Blinkhorn A, Humphris G. Psychological stress and health in undergraduate dental students: fifth year outcomes compared with first year baseline results from five European dental schools. Eur J Dent Educ. 2008 [cited 2013 Jun 17];12 Available from: http://onlinelibrary. wiley.com/doi/10.1111/j.1600-0579. 2008 .00468.x/pdf
Martínez AA, Aytés LB, Escoda CG. The burnout syndrome and associated personality disturbances. The study in three graduate programs in Dentistry at the University of Barcelona. Med Oral Patol Oral Cir Bucal. 2008;13(7):444–50.
Preciado-Serrano ML, Vázquez-Goñi JM. Perfil de estrés y síndrome de burnout en estudiantes mexicanos de odontologia de una universidad pública. Rev Chil Neuro-Psiquiat 2010 [cited 2013 Jun 17]; 48(1). Available from: http://www.scielo.cl/pdf/ rchnp/v48n1/art02.pdf.
Divaris K, Lai CS, Polychronopoulou A, Eliades T, Katsaros C. Stress and burnout among Swiss dental residents. Schweiz Monatsschr Zahnmed. 2012;122:610–5.
Garbin CAS, Saliba NA, Santos RR dos, Prado RL do, Garbin AJI. Burnout en estudiantes de odontología: evaluación a través MBI - versión. Med Segur Trab. 2012;58(229):327–34.
Visoso SA, Sánchez RPA, Montiel BNM. Síndrome de Burnout en la Facultad de Odontología de la Universidad Autónoma del estado de México: un estudio comparativo. Int J Odontostomat 2012 [cited 2013 Jun 17];6(2). Available from: http://www.scielo.cl/pdf/ijodontos/v6n2/art03.pdf
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). Critério de Clas-sificação Econômica Brasil. São Paulo: 2013 [acessado em 3 abr 2014]. Disponível em: http://www.abep.org/novo /FileGene rate.ashx?id=296.
Campos JADB, Zucoloto ML, Bonafé FSS, Jordani PC, Maroco J. Reliability and validity of self-reported burnout in college students: A cross randomized comparison of paper-and-pencil vs. online administration. Comput Human Behav. 2011 Sep [cited 2013 Jun 12];27(5). Available from: http:// linkinghub. elsevier.com/retrieve/pii/S074756321100077X
Maslach C, Jackson SE. Maslach burnout inventory manual. Palo Alto, CA: Consulting Psychologists Press; 1986.
Montero-Marin J, Monticelli F, Casas M, Roman A, Tomas I, Gili M, Garcia-Campayo J. Burnout syndrome among dental students : a short version of the “Burnout Clinical Subtype Questionnaire” adapted for students (BCSQ-12-SS). BMC Med Educ 2011; [cited 2013 Jun 17];11(1). Available from: http://www.biomed central.com/1472-6920/11/103.
Carson E, Fearnley S. Careers of south Australian health professional graduates. Aust Bull Labour. 2010;36(1):1–28.
Gietzelt D. Social profile of first-year dentistry students at the University of Sydney. Aust Dent J 1997 [cited 2014 Feb 25];42(4). Available from: http://www. ncbi. nlm.nih.gov/pubmed/9316314
Schmitt A, Rosenfeldt YAZ, Oliveira MO, Rosolem GPN, Loch C. Proposta de mobilidade coletiva para a Região Metropolitana de Florianópolis pensada a partir de imagens do Satélite [Internet]. In: Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto – SBSR; 2013 [acessado em 2 abr 2014]; Foz do Iguaçu. Disponível em: http://www.dsr.inpe.br/ sbsr2013/files/p1352.pdf
Prinz P, Hertrich K, Hirschfelder U, Zwaan M de. Burnout, depression and depersonalisation–Psychological factors and coping strategies in dental and medical students. GMS Z Med Ausbild. 2012 [cited 2013 Jun 17];29(1). Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC 3296106/pdf/ZMA-
-10.pdf
Michal M. Stress, sinais e causas; v. 1. São Paulo: Roche; 1997, 40 p.
Lemos CLS. Saberes e práticas curriculares: um estudo do curso de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia [dissertação]. Uberlândia MG): Universidade Federal de Uberlândia; 2003.
Fernandes RMF. O sono normal [Internet]. In: Simpósio Distúrbios Respiratórios do Sono. Ribeirão Preto; 2006 [acessado 2014 Abr 2]:9(2):[ Disponível em: http://www.revistas .usp.br/rmrp/article/download/372/373
Regis Filho GI, Ribeiro DM. Estresse e Qualidade de Vida no Trabalho do Cirurgião-Dentista. Florianópolis: Insular, 2007. 113 p.
Batista JBV, Carlotto MS, Coutinho AS, Augusto LG da S. Prevalência da síndrome de Burnout e fatores sociodemográficos e laborais em professores de escolas municipais da cidade de João Pessoa , PB. Rev Bras Epidemiol [periódico na Internet] 2010 [acessado 2014 Mar 11];13(3): Disponível em: http://www.scielo.br/ pdf/rbepid/v13n3/13.pdf
National Institute for Occupational Safety And Health. Stress at work. U.S. Department of Health and Human Services. US Government Printing Office, Washington, DC, 2002; 99(1001).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).