Aprendizagem por projeto e inovação tecnológica: união por competências
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i2.243Palabras clave:
Educação Continuada em Odontologia. Educação em Odontologia. Avaliação. Metodologia.Resumen
Metodologias ativas de ensino focadas em promover a integração dos agentes envolvidos podem fazer a diferença no processo de ensino-aprendizagem. Na Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), os estudantes mobilizam capacidades cognitivas e comportamentais, apresentando melhor evolução que os obtidos pela via tradicional de ensino onde há apenas transmissão de conhecimento. Este artigo vem relatar a experiência da Universidade Potiguar no uso desta metodologia, bem como os resultados apresentados em projetos de inovação tecnológica desenvolvidos ao longo de três anos.
Descargas
Citas
Ministério da Educação. Resolução CNE/CSE N. 3/2002: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Odontologia. Brasília: Diário Oficial da União, 2002, seção 1. [Acesso em 03/10/2014]. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf.
Hendricson WD. Changes in educational methodologies in predoctoral dental education: finding the perfect intersection. J Dent Educ 2012; 76 (1):118-41.
Scott JE, Vries J, Iacopino AM. 25-year analysis of a dental undergraduate research training program (BSc Dent) at the University of Manitoba Faculty of Dentistry. J Dent Res 2008; 87(12):1085-8.
Akeuchi H, Nonaka I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. p.165-200.
Guven Y, Uysal O. The importance of student research projects in dental education. Eur J Dent Educ 2011;15(2) :90-7.
Hinton RJ, Dechow PC, Abdellatif H, Jones DL, McCann AL, Schneiderman ED, D’Souza R. Creating an evidence-based dentistry culture at Baylor College of Dentistry: the winds of change. J Dent Educ 2011; 75(3):279-90.
Brasil. Lei nº 10973. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Brasília (DF): Congresso Nacional; 2004.
Buck Institute for Education. Aprendi-zagem Baseada em Projetos: Guia para professores de ensino fundamental e médio. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2008.
Sobral FR, Campos CJG. The use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: an integrative review. Rev Esc Enferm USP 2012; 46(1):202-11. [Acesso em 03/10/2014]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ reeusp/v46n1/en_v46n1a28.pdf
Varela Pinedo LF, Ortiz Saavedra PJ, Livia Segovia J. Actitudes de docentes y estudiantes de pregrado de medicina hacia la metodología activa de enseñanza- aprendizaje. Rev Med Hered 2009; 23(3):162-8. [Acesso em 03/10/2014]. Disponível em: http://www.scielo.org.pe /pdf/rmh/v20n3/v20n3ao7.pdf
Morin E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).