Perfil dos estudantes de graduação em Odontologia: motivações e expectativas da profissão
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i4.334Palabras clave:
Estudantes de Odontologia. Formação de Recursos Humanos. Mercado de Trabalho.Resumen
O objetivo deste estudo foi registrar o perfil dos estudantes de graduação em Odontologia quanto às motivações e expectativas. Foram analisados 98 alunos do curso de Odontologia das Faculdades Integradas de Patos, que preencheram um questionário com perguntas objetivas e subjetivas. Os resultados revelam que 68,4% eram do sexo feminino e a maioria do Estado da Paraíba (67,3%). Cerca de 80% fizeram vestibular em outra instituição e 40,8% fizeram de dois a três processos seletivos. A renda familiar predominante foi de 3 a 6 salários mínimos (40,8%). A expectativa dos participantes foi de formação profissional voltada para o trabalho (70,4%), o motivo de escolha principal foi a realização pessoal e profissional (69,4%), sendo a Odontologia uma dentre outras carreiras que poderia satisfazê-los (67,3%). Os resultados revelam que boa parte dos entrevistados estão motivados na área profissional e pessoal e suas expectativas são as melhores voltadas para a formação acadêmica e o trabalho. Há predominância de mulheres, a maioria dos estudantes acredita que o mercado de trabalho está saturado, mas almeja trabalhar seja em consultório individual, particular, público ou convênios. A vocação foi a maior explicação para a procura do curso, e a necessidade de continuar estudando é preocupação constante.
Descargas
Citas
Matos MS, Tenório RM. Expectativas de estudantes de Odontologia sobre o campo de trabalho odontológico e o exercício profissional. Rev Bras Pesq Saúde. 2011; 13(4):10-21.
Ferreira NP, Ferreira AP, Freire MCM. Mercado de trabalho na Odontologia: contextualização e perspectivas. Rev Odontol UNESP. 2013;42(4):304-09.
Leite DFBM, Trigueiro M, Martins IMCLB, Lima Neto TJ, Santos MQ. Perfil socioeconômico de 253 graduandos de Odontologia de uma instituição privada em João Pessoa-PB em 2011. J Health Sci Inst. 2012;30(2):117-19.
Carvalho ACP. Planejamento do curso de graduação de Odontologia. Rev ABENO. 2004;4(1):7-13.
Machado DC, Souto DM, Freitas CHSM, Forte FDS. Odontologia como escolha: perfil de graduandos e perspectiva para o futuro profissional. Rev ABENO. 2010; 10(2):27-34.
Oliveira DL, Souza ES, Batista FJN, Alves JV, Yarid SD. Perfil do aluno de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Rev Saúde Com. 2013; 9(3):169-78.
Cardoso MB. As motivações acadêmicas e as expectativas profissionais dos alunos de odontologia da UFSC [monografia]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; 2015.
Guimarães PDF, Medeiros MGA, Costa SM, Coelho MAQ, Andréa Maria Martins AMEBL, Pinto MQC. Perfil sociode-mográfico dos estudantes de Odontologia: resultados parciais. In: Anais 9º FEPEG, Montes Carlos. Minas Gerais: Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro; 2015.
Mialhe FL, Furuse R, Gonçalo CS. Perfil profissional de uma amostra de egressos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Rev Odontol UFES. 2008;10(2):31-6.
Cavalcanti AL, Lima WG, Marques JLS, Alves HFC, Granville-Garcia AF. Motivos de ingresso e de evasão dos acadêmicos de Odontologia de uma instituição pública. Rev Odontol UNESP. 2010;39(2):95-9.
Brustolin J, Toassi RFC, Kunhnem M. Perfil do acadêmico de Odontologia da universidade do Planalto Catarinense. Rev ABENO. 2006;6(1):70-7.
Sousa JE, Maciel LKB, Zocratto KBF. O papel do ensino de graduação em Odontologia e o motivo da escolha da profissão: uma visão dos alunos concluintes. RFO UPF. 2013;18(3):277-83.
Souza LRF, Silva GD, Oliveira CAS, Zocratto KBF. Mercado de trabalho: perspectivas dos alunos do curso de Odontologia de uma faculdade particular d.e Belo Horizonte. Odontol Clín-Cient 2015; 14(3):707-12.
Araújo GS, Vasconcellos AA, Gomes ALF, Resende ISL, Lira RQN, Santiago SL. Estudo do perfil dos alunos recém-ingressos no curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. In: Anais da 61ª Reunião Anual da SBPC, Manaus. Amazonas: Universidade Federal do Amazonas; 2009.
Sundefeld MLMM, Perri SHV, Borghi WMMC, Rodrigues MAB. Escolhendo a profissão: opinião de alunos de Odontologia e Medicina Veterinária. Omnia Saúde. 2011; 8(1):36-49.
Marques MD, Souza CA, Pazos CTC, Amaral DS, Vieira EG, Campos WCS, et al. Expectativas dos estudantes de Odontologia quanto ao futuro profissional. Rev ABENO. 2015;15(3):60-8.
Rezende FP, Nakanishi FC, Machado ACP, Quirino MRS, Anbinder AL. Perfil, motivações e expectativas dos graduandos e graduados em Odontologia. Rev Odontol Univ Cid São Paulo. 2007;19(2):165-72.
Bastos JRM, Aquilante AG, de Almeida BS, Lauris JRP, Bijella VT. Análise do perfil profissional de cirurgiões-dentistas graduados na Faculdade de Odontologia de Bauru-USP entre os anos de 1996 e 2000. J Appl Oral Sci. 2003;11(4):283-9.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).