Simulação de textura de lesão cariosa para treinamento pré-clínico
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i1.359Palabras clave:
Educação Odontológica. Materiais de Ensino. Odontologia Restauradora. Cariologia.Resumen
O objetivo deste estudo foi apresentar uma metodologia simples para a simulação de duas texturas de cárie em dentina em dentes de acrílico no treinamento pré-clínico. A proposta de desenvolvimento desta metodologia surgiu da necessidade de, durante o treinamento de remoção de cárie seletiva (parcial) por profissionais que atuavam em saúde pública, melhorar a compreensão em termos teóricos e práticos do que seriam as camadas da lesão cariosa em dentina: amolecida, em lascas, firme e endurecida. A metodologia permite identificar qual camada deve ser removida completamente, qual deve ser removida parcialmente e qual deve ser mantida intacta. O sucesso obtido no treinamento de mais de 1000 profissionais capacitados em diferentes prefeituras brasileiras foi o incentivo para a redação deste artigo, descrevendo detalhadamente a metodologia.
Descargas
Citas
Kidd E. The implications of the new paradigm of dental caries. J Dent. 2011 Dec;39(Suppl. 2):S3-8.
Ogawa K, Yamashita Y, Ichijo T, Fusayama T. The ultrastructure and hardness of the transparent layer of human carious dentin. J Dent Res. 1983 Jan;62(1):7-10.
Bjørndal L, Larsen T, Thylstrup A. A clinical and microbiological study of deep carious lesions during stepwise excavation using long treatment intervals. Caries Res. 1997; 31(6):411-7.
Maltz M, Oliveira EF, Fontanella V, Bianchi R. A clinical, microbiologic, and radiographic study of deep caries lesions after incomplete caries removal. Quintessence Int. 2002;33(2):151-9.
Handelman SL, Leverett DH, Solomon ES, Brenner CM. Use of adhesive sealants over occlusal carious lesions: radiographic evaluation. Community Dent Oral Epidemiol. 1981 Dec;9(6):256-
Elderton RJ & Mjör IA. Changing scene in cariology and operative dentistry. Int Dent J. 1992 Jun;42(3):165-9.
Nyvad B, Machiulskiene V, Baelum V. Reliability of a new caries diagnostic system differentiating between active and inactive caries lesions. Caries Res. 1999 Jul-Aug;33(4):252-260.
Boushell LW, Walter R,Phillips C. Learn-A-Prep II as a Predictor of Psychomotor Performance in a Restorative Dentistry Course. J Dent Educ. 2011 Oct;75(10): 1362-9.
Innes NP, Frencken JE, Bjørndal L, Maltz M, Manton DJ, Ricketts D, Van LanduytK, Banerjee A, Campus G, Doméjean S, Fontana M, Leal S, Lo E, Machiulskiene V,Schulte A, Splieth C, Zandona A, Schwendicke F. Managing carious lesions: consensus recommendations on terminology. Adv Dent Res. 2016 May;28(2):49-57.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).