Integração ensino-serviço na formação em Odontologia: percepções de servidores do Sistema Único de Saúde acerca da prática pedagógica no território

Autores/as

  • Luisa Maluf Sanseverino Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Graciela Soares Fonsêca Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thiago Albuquerque Silva Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Simone Rennó Junqueira Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Celso Zilbovicius Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.366

Palabras clave:

Educação em Odontologia. Saúde Pública. Sistema Único de Saúde. Serviços de Integração Docente-Assistencial. Pesquisa Qualitativa. Saúde Bucal.

Resumen

O presente estudo, de natureza qualitativa, parte do pressuposto de que a inserção dos graduandos do curso de Odontologia em programas de integração ensino-serviço contribui para a formação de profissionais de saúde bucal, bem como melhor adapta o currículo aos requisitos colocados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Odontologia, quanto à aproximação das necessidades de saúde bucal da população. Nesse âmbito, o projeto buscou analisar a percepção de servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) vinculados a uma Supervisão Técnica de Saúde do município de São Paulo, acerca da utilização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) como cenário pedagógico de estágios para estudantes de Odontologia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas (gravadas e transcritas) com a Coordenadora de Saúde Bucal, nove cirurgiões-dentistas e dez gerentes das UBS da região. Os resultados, trabalhados pela análise de conteúdo de Bardin, evidenciaram que as percepções são otimistas, revelando capacidade suficiente do serviço para ser utilizado como cenário pedagógico. Apesar do relato de dificuldades associadas à falta de profissionais e de capacitação para preceptoria, as mesmas não se colocam como impedimento para a realização dessas ações. A principal limitação para a realização dessas atividades gira em torno da abertura de canais de comunicação entre as Instituições de Ensino Superior e o serviço. Há necessidade de adaptações político-ideológicas na gestão de integração, visando à sustentabilidade de iniciativas que propiciem uma formação crítica, reflexiva e humanista voltada para o SUS.

 

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Biografía del autor/a

Luisa Maluf Sanseverino, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Aluna de Iniciação Científica do Programa CNPq em Ciências Odontológicas com área de concentração em Odontologia Social da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Graciela Soares Fonsêca, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora Adjunta do Curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul

Thiago Albuquerque Silva, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Mestre em Formação Interdisciplinar em Saúde pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Simone Rennó Junqueira, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Professora Associada da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Celso Zilbovicius, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Professor Doutor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

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Publicado

15-09-2017

Cómo citar

Sanseverino, L. M., Fonsêca, G. S., Silva, T. A., Junqueira, S. R., & Zilbovicius, C. (2017). Integração ensino-serviço na formação em Odontologia: percepções de servidores do Sistema Único de Saúde acerca da prática pedagógica no território. Revista Da ABENO, 17(3), 89–99. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i3.366

Número

Sección

Artículo