Atividades práticas no ensino de Odontologia Legal nos cursos de graduação em Odontologia

Autores/as

  • Julia Gabriela Dietrichkeit Pereira Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
  • Karinna Froés Lima Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP
  • Fernanda Braz Romano Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP
  • Paula Barreto Costa Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
  • Victor Jacometti Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-7411-2054
  • Ricardo Henrique Alves da Silva Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.377

Palabras clave:

Odontologia Legal. Educação em Odontologia. Docentes de Odontologia. Estudantes de Odontologia.

Resumen

A Odontologia Legal é, muitas vezes, considerada um componente curricular teórico, cabendo ao docente encontrar recursos para transformá-lo em uma atividade prática, facilitando o aprendizado dos estudantes. O objetivo deste artigo foi apresentar algumas das atividades práticas no campo da Odontologia Legal realizados na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FORP-USP), bem como discutir seus respaldos didáticos no processo de ensino/aprendizagem, enfatizando a relevância das atividades práticas e em grupo no ambiente acadêmico. As atividades práticas apresentadas neste artigo contemplam: (a) arqueologia forense; (b) identificação odontolegal; (c) traumatologia forense; (d) local de crime e estações didáticas. Conclui-se que a realização de atividades práticas na área de Odontologia Legal é viável e aplicável, permitindo aos alunos vivenciar o contexto forense.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Julia Gabriela Dietrichkeit Pereira, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Departamento de Patologia e Medicina Legal - FMRP/USP - Mestranda

Área de Odontologia Legal

Karinna Froés Lima, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Curso de Especialização em Odontologia Legal. Especialista (Odontologia Legal).

Fernanda Braz Romano, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Curso de Especialização em Odontologia Legal. Especialista (Odontologia Legal).

Paula Barreto Costa, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Departamento de Patologia e Medicina Legal - FMRP/USP - Mestranda

Área de Odontologia Legal

Victor Jacometti, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Departamento de Patologia e Medicina Legal - FMRP/USP - Mestrando

Área de Odontologia Legal

Ricardo Henrique Alves da Silva, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto - USP

Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. Professor Doutor (Odontologia Legal).

Citas

Ribeiro IL, Medeiros-Júnior A. Graduação em saúde, uma reflexão sobre ensi-noaprendizado. Trab Educ Saúde. 2016; 14:33-53.

Eder ML, Schwartzman G. Formar o recetar: el aporte de la asesoría pedagógica para transformar las prácticas docentes. Rev Hosp Buenos Aires. 2011;31(3):93-8.

Alberti TF, Abegg I, Costa MRJ, Titton M. Dinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissional. Rev Bras Estud Pedagog. 2014;95(240);346-62.

Gomes PT, Pozzebon PMG. Técnicas de Dinâmica de Grupo. In: Carvalho MCM. Construindo o Saber – Metodologia Científica: Fundamentos e Técnicas. 2ª ed. Campinas: Papirus; 1989, pp. 129-35.

Schunk DHP. Learning Theories: An Educational Perspective. 6 ed. Boston: Pearson. 2011.

Barron B. Achieving Coordination in Collaborative Problem-Solving Groups. J Learning Sci. 2000;9(4):403-36.

Emmerich A, Castiel LD. Lagarto e a rosa no asfalto: odontologia dos desejos e das vaidades. In: Botazzo C. De lagartos e rosas. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2013.

Brasil. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1.300/2001. Diário Oficial da União. Brasília; 2001; p. 25. [Acesso em 09 jan. 2017]. Disponível em: http://portal.mec. gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1300.pdf.

Brites AN, Pithan SA, Nunes MF, Brites IF. Odontologia Legal no ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul. Rev ABENO. 2016;16(3):36-45

Lima KF, Costa PB, Silva RF, Silva RHA. Regulamentação legal da perícia oficial odontolegal nos estados brasileiros. Rev Bras Odontol Legal RBOL. 2017;4(1).

Ribas-e-Silva V, Terada ASSD, Silva RHA.

A importância do conhecimento especial-zado do cirurgião-dentista nas equipes de perícia oficial do brasil. Rev Bras Odontol Legal RBOL. 2015;2(1):68-90.

Lino-Júnior HL, Gabriel M, Daruge-Júnior E, Silva RHA. Ensino de Odontologia Legal no Brasil: um convite à reflexão. Rev ABENO. 2015;15(2):38-46

André MEDA. Estudo de Caso: Seu Potencial na Educação. Cad Pesqui. 1984;49:51-4

Silveira EMSZSF. A importância do odontolegista dentro do Instituto Médico Legal. Rev Bras Med Trab. 2013;11(1):34-9.

Magalhães LV, Pacheco KTS, Carvalho KS. O potencial da odontologia legal para a identificação humana das ossadas do Departamento Médico Legal de Vitória/ES. Rev Bras Odontol Legal RBOL. 2015:2(2):5-19.

INTERPOL. New INTERPOL DVI Guide

[Acesso em 09 jan. 2017]. Disponível em: http://www.interpol.int/INTERPOL expertise/Forensics/DVI-Pages/DVIguide.

Dias-Filho CR, Antedomenico E. A perícia criminal e a interdisciplinaridade no ensino de ciências naturais. Química nova na escola. 2010;32(2):67-72.

Monteiro IVP. Vestígios hemáticos no local de crime: Sua importância Médico-Legal. [dissertação]. Porto: Universidade do Porto; 2010.

Galvão FGSG. Preservação da cadeia de custódia em vestígios biológicos para fins forenses: Caracterização da situação actual e proposta de critérios de recolha e envio de vestígios biológicos [dissertação]. Lisboa: Universidade de Lisboa; 2006.

Silva, JAP. O uso de dinâmicas de grupo em sala de aula: um instrumento de aprendizagem experiencial esquecido ou ainda incompreendido? Saber Científico. 2008;1(2):82-9.

Brasil. Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO – 63/2005. Consolidação das normas para procedimentos nos Conselhos de Odontologia. [Acesso em 09 jan. 2017]. Disponível em: http://cfo.org.br/wpc ontent/uploads/2009/10/consolidacao.pdf.

Tocchetto D, Stumvoll VP. Criminalística. 6ª ed. Campinas: Millenium Editora, 2014.

Nóbrega JBM, Costa RC, Lima LNC, Rabello PM, Valença AMG, Santiago BM. Percepção dos graduandos de Odontologia quanto à atividade prática de estimativa de idade realizada em uma disciplina de Odontologia Legal. Rev ABENO. 2016;16(2):83-92.

Beaini TL, Zanin AA, Miranda GE, Flores M, Curi JP, Melani RFH. Dinâmica de Perícia em Local de Crime na Disciplina de Odontologia Forense da FO-USP. Rev Grad USP. 2016;1(1):77-81.

Sociedade Brasileira de Dinâmicas de Grupo (SBDG). Dinâmica de grupo: conhecendo a história da dinâmica dos grupos no Brasil. Blumenau. SBDG, 2006. [Acesso em 09 jan. 2017]. Disponível em: http://www.sbdg.org. br/abremodulo.aspx?codmodulo=10&codpa gina=181.

Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. Projeto Político Pedagógico. 2016. [Acesso em 03 abr. 2017]. Disponível em: http://143.107. 153.201/images/stories/grad/ppp2017.pdf.

Cabrero BG, Ceballos SP, Vigil MHG, Niebla JC, Garduño CM, Soto YM et al. Las competencias del tutor universitario: una aproximación a su definición desde la perspectiva teórica y de la experiencia de sus actores. Perfiles Educativos. 2016;38 (151):104-22.

Gonzalez, M. Fundamentos da tutoria em educação a distância. São Paulo: Avercamp, 2005. p. 21.

Pimenta SG, Anastasiou LGD. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez; 2010.

Grillo MO. Professor e a docência: o encontro com o aluno. In: Enricone D. Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2002. pp. 55-66

Veiga IP, Resende LMG, Fonseca M. Aula universitária e inovação. In: Veiga IP, Castanho MEL. Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus; 2000. pp. 161-91.

Masetto MT. Docência universitária: repensando a aula. São Paulo; 2000. [Acesso em 08 nov. 2016]. Disponível em: http:// www.escoladavida.eng.br/anotacaopu/form acao%20de%20professores/repensando_a_a ula.html.

Publicado

19-06-2017

Cómo citar

Pereira, J. G. D., Lima, K. F., Romano, F. B., Costa, P. B., Jacometti, V., & da Silva, R. H. A. (2017). Atividades práticas no ensino de Odontologia Legal nos cursos de graduação em Odontologia. Revista Da ABENO, 17(2), 88–96. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i2.377

Número

Sección

Artículo