Pró-Saúde – Odontologia/UNISC: experiências e contribuições na formação profissional

Autores/as

  • Micheli Chabat da Silva
  • Beatriz Baldo Marques
  • Magda de Sousa Reis
  • Renita Baldo Moraes

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.39

Palabras clave:

Odontologia. Odontologia Preventiva. Educação em Odontologia. Saúde. Odontologia Comunitária.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa com os acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que desenvolveram alguma atividade no bairro, através do PRÓ-SAÚDE, onde foi questionado se esta atividade contribuiu para sua formação profissional. A educação superior deve estar atrelada à realidade da população e a responsabilidade das ações de Promoção de Saúde deve ser integrada entre os indivíduos, comunidades, profissionais de saúde e instituições que
prestam serviço de saúde. É de fundamental importância essa integração com os serviços, pois desta forma se cria habilidades para trabalhar em democracia, para o desenvolvimento de uma visão crítica e de competências culturais. Os dados foram coletados a partir de 51 instrumentos de pesquisa aplicados. Dos acadêmicos entrevistados, 99% responderam que a motivação do PRÓ-SAÚDE trouxe benefício para a sua vida. Destes, 53% apontou dimensão profissional como o benefício mais significativo, seguidos de 35,2% em termos de dimensão social, e 11,8% de destaque para a dimensão pessoal. Outro dado levantado na entrevista com os acadêmicos foi de que 60,9% pretendem iniciar sua vida profissional preferencialmente na
rede pública, 25,4% prioritariamente em consultório ou clínica privada e talvez rede pública, 11,8% somente em consultório ou clínica privada, e 1,9% somente na rede pública. Desta forma, reafirma-se a importância do PRÓ-SAÚDE para a formação de profissionais capacitados a trabalharem na rede pública.

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Cómo citar

Silva, M. C. da, Marques, B. B., Reis, M. de S., & Moraes, R. B. (2013). Pró-Saúde – Odontologia/UNISC: experiências e contribuições na formação profissional. Revista Da ABENO, 11(1), 47–50. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i1.39

Número

Sección

Artículo