Uso da tecnologia educacional web-based por profissionais da Odontologia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.415Palabras clave:
Educação a Distância. Tecnologia Educacional. Educação em OdontologiaResumen
O objetivo deste estudo foi analisar o uso da tecnologia educacional web-based por cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal cadastrados no curso de Capacitação para Atenção e Cuidado da saúde bucal da pessoa com deficiência (ACPD) e avaliar as dificuldades de acesso à internet, o tempo de utilização dos recursos tecnológicos e os seus objetivos. Foi realizado um estudo descritivo dos dados coletados em Ambiente Virtual da Capacitação da Odontologia Brasileira para a Atenção e o Cuidado da Pessoa com Deficiência - ACPD, no site da Universidade Aberta do SUS (UNASUS-UFPE), por meio de um questionário eletrônico disponibilizado no site. A amostra foi composta por 2.377 profissionais cadastrados no curso e que se disponibilizaram a responder o questionário. A análise dos dados foi realizada por técnicas de estatística descritivas. Constatou-se que pouco mais da metade da amostra (54,05%) utiliza mais de um recurso tecnológico para sua conexão com o mundo virtual no dia a dia e 54,56% dos participantes relataram acessar a internet da própria residência. A rede Wireless/Wi-Fi é utilizada por 57,21% do total da amostra. Quanto ao grau de dificuldade encontrado pelos participantes ao utilizar um novo recurso tecnológico, 58,9% relataram ser razoável. O uso da tecnologia digital já é uma realidade no Brasil. Porém, sua utilização para fins de estudo, embora disponível, parece não ser utilizada por grande parte da população.
Descargas
Citas
McCann AL, Schneiderman ED, Hinton RJ. E-teaching and learning preferences of dental and dental hygiene students. J Dent Educ. 2010;74:65-78.
Pahinis K, Stokes CW, Walsh TF, Tsitrou E, Cannavina G. A blended learning course taught to different groups of learners in a dental school: follow-up evaluation. J Dent Educ. 2008;72:1048-57.
Pahinis K, Stokes CW, Walsh TF, Cannavina G. Evaluating a blended-learning course taught to different groups of learners in a dental school. J Dent Educ. 2007;71:269-78.
Linjawi AI, Walmsley AD, Hill KB. Online discussion boards in dental education: potential and challenges. Eur J Dent Educ. 2012;16:e3-9.
Mariño R, Habibi E, Morgan M, Au-Yeung W. Information and communication technology use among Victorian and South Australian oral health professions students. J Dent Educ. 2012;76:1667-74.
Brunet DP, Bates ML, Gallo JR, Strother EA. Incoming dental students’ expectations and acceptance of an electronic textbook program. J Dent Educ. 2011;75:646-52.
McAndrew M, Johnston AE. The role of social media in dental education. J Dent Educ. 2012;76:1474-81.
DeBate RD, Cragun D, Severson HH, Shaw T, Christiansen S, Koerber A, et al. Factors for increasing adoption of e-courses among dental and dental hygiene faculty members. J Dent Educ. 2011;75(5):589-97.
Schleyer TK, Thyvalikakath TP, Spallek H, Dziabiak MP, Johnson LA. From information technology to informatics: the information revolution in Dental education. J Dent Educ. 2012;76(1):142-53.
Denvir C, Balmer NJ, Pleasence P. Surfing the web –Recreation or resource? Exploring how young people in the UK use the Internet as an advice portal for problems with a legal dimension. Interact Computers. 2011;23:96-104.
Helsper EJ, Dutton WH, Gerber MM. To be a network society: a cross-national perspective on the internet in Britain. 2009;OII Research Report No. 17.
Eynon R, Malmberg L-E. A typology of young people’s Internet use: Implications for education. Computers & Education. 2011;56(3):585-95.
Salajan FD, Mount GJ. Leveraging the power of Web 2.0 tools: a Wiki platform as a multimedia teaching and learning environment in dental education. J Dent Educ. 2012;76:427-36.
Schoonheim M, Heyden R, Wiecha JM. Use of a virtual world computer environment for international distance education: lessons from a pilot project using Second Life. BMC Med Educ. 2014;14:36.
Uğur B, Akkoyunlu B, Kurbanoğlu S. Students’ opinions on blended learning and its implementation in terms of their learning styles. Educ Inf Technol. 2011;16:5-23.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).