Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes

Autores/as

  • Camila Mello dos Santos Faculdade de Odontologia UFRGS
  • Patricia Tavora Bulgarelli Escola de Enfermagem Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Karla Frichembruder Faculdade de Odontologia UFRGS
  • Beatriz Carriconde Colvara Faculdade de Odontologia UFRGS
  • Fernando Neves Hugo Faculdade de Odontologia UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.433

Palabras clave:

Estudos de Avaliação. Educação Permanente. Educação a distância. Saúde Bucal.

Resumen

A oferta de cursos a distância implica no acompanhamento e na avaliação de seu processo de ensino. A avaliação de processos educacionais visa capturar suas lacunas e permitir, através de um ciclo de reflexão e ação estratégica, avançar na qualidade de sua construção. O objetivo deste estudo foi descrever a percepção da qualidade do processo de aprendizagem realizada por meio de pesquisa de opinião. Participaram 332 alunos concluintes de seis cursos de educação permanente a distância em áreas obrigatórias aos Centros de Especialidades Odontológicas. O instrumento utilizado foi o Constructivist On-Line Learning Environment Survey (COLLES), que consiste em 24 questões agrupadas em seis dimensões: relevância, reflexão crítica, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. As respostas foram em escala do tipo Likert, de cinco pontos, variando de quase nunca a quase sempre. Os dados foram computados e apresentados como frequências absolutas e relativas. Os resultados revelaram que, para maioria (85,3%) dos participantes, os cursos foram relevantes para a prática da profissão. A reflexão crítica foi realizada frequentemente (43,2%) sobre o conteúdo do curso. De acordo com 39,1% dos estudantes, o tutor estimulou a reflexão sobre as atividades do curso. Resultados piores foram obtidos em interatividade, dimensão na qual apenas 13,5% se dispuseram a explicar suas ideias e 44,3% quase nunca pediram explicações sobre as ideias dos colegas. O estudo permitiu observar que os alunos percebem favoravelmente quatro das seis dimensões, entretanto há necessidade de reorientação das atividades para melhoria da interatividade e de movimento colaborativo.

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Publicado

28-03-2018

Cómo citar

dos Santos, C. M., Bulgarelli, P. T., Frichembruder, K., Colvara, B. C., & Hugo, F. N. (2018). Avaliação da qualidade de aprendizagem no ambiente virtual (Moodle) em saúde bucal, na perspectiva dos discentes. Revista Da ABENO, 18(1), 116–123. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.433

Número

Sección

Artículo