O OSCE na avaliação clínica odontológica: relato de experiência com estudantes de graduação
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.444Palabras clave:
Avaliação. Educação em Odontologia. Odontologia.Resumen
O Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE) é um exame organizado em estações que simulam a realidade clínica e os estudantes são avaliados em tarefas específicas como anamnese, exame físico, comunicação com paciente, procedimentos clínicos não invasivos, entre outras. É realizado o rodízio de alunos e um ou dois examinadores pontuam o desempenho dos mesmos em cada tarefa, com critérios e tempo previamente determinados. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de aplicação do OSCE na graduação e como estruturá-lo. O primeiro OSCE aplicado pelo curso de Odontologia da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) para alunos de graduação foi no ano de 2016, com o objetivo de avaliação de competências dos alunos que ingressariam nas clínicas no semestre seguinte. A avaliação foi aplicada aos 70 alunos do final do terceiro ano e os conteúdos selecionados foram Dentística, Periodontia, Endodontia, Radiologia, Biossegurança, Anestesiologia e Diagnóstico Bucal. O OSCE pode ser considerado uma técnica de avaliação adequada para o alcance de competências clínicas na formação de cirurgiões-dentistas, por proporcionar ao aluno de graduação a vivência de atividades similares à realidade que enfrentará no atendimento clínico e em sua futura atuação profissional. Esse método de avaliação propicia aos estudantes a oportunidade de serem avaliados de forma mais objetiva e poder aprender com o feedback do seu desempenho no exame.
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