O OSCE na avaliação clínica odontológica: relato de experiência com estudantes de graduação

Autores/as

  • Gustavo de Almeida Logar Universidade do Oeste Paulista
  • Cláudia de Oliveira Lima Coelho Universidade do Oeste Paulista
  • Eliane Cristina Gava Pizi Universidade do Oeste Paulista http://orcid.org/0000-0002-8750-7669
  • Graziela Ávila Prado Galhano Universidade do Oeste Paulista
  • Adrieli de Paula Neves Universidade do Oeste Paulista
  • Ligia Teixeira de Oliveira Universidade do Oeste Paulista
  • José Maria Bertão Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.444

Palabras clave:

Avaliação. Educação em Odontologia. Odontologia.

Resumen

O Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE) é um exame organizado em estações que simulam a realidade clínica e os estudantes são avaliados em tarefas específicas como anamnese, exame físico, comunicação com paciente, procedimentos clínicos não invasivos, entre outras. É realizado o rodízio de alunos e um ou dois examinadores pontuam o desempenho dos mesmos em cada tarefa, com critérios e tempo previamente determinados. O objetivo desse estudo foi relatar a experiência de aplicação do OSCE na graduação e como estruturá-lo. O primeiro OSCE aplicado pelo curso de Odontologia da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) para alunos de graduação foi no ano de 2016, com o objetivo de avaliação de competências dos alunos que ingressariam nas clínicas no semestre seguinte. A avaliação foi aplicada aos 70 alunos do final do terceiro ano e os conteúdos selecionados foram Dentística, Periodontia, Endodontia, Radiologia, Biossegurança, Anestesiologia e Diagnóstico Bucal. O OSCE pode ser considerado uma técnica de avaliação adequada para o alcance de competências clínicas na formação de cirurgiões-dentistas, por proporcionar ao aluno de graduação a vivência de atividades similares à realidade que enfrentará no atendimento clínico e em sua futura atuação profissional. Esse método de avaliação propicia aos estudantes a oportunidade de serem avaliados de forma mais objetiva e poder aprender com o feedback do seu desempenho no exame.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo de Almeida Logar, Universidade do Oeste Paulista

Mestre, professor de Odontogeriatria

Cláudia de Oliveira Lima Coelho, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Educação, professora e diretora da Faculdade de Odontologia

Eliane Cristina Gava Pizi, Universidade do Oeste Paulista

Doutora, professora do Departamento de Clínica Odontológica

Graziela Ávila Prado Galhano, Universidade do Oeste Paulista

Pós Doc, professora do Departamento de Clínica Odontológica

Adrieli de Paula Neves, Universidade do Oeste Paulista

Mestre, professora de Odontogeriatria

Ligia Teixeira de Oliveira, Universidade do Oeste Paulista

Doutora, professora do Departamento de Clínica Odontológica

José Maria Bertão, Universidade do Oeste Paulista

Doutor, professor do Departamento de Patologia e Diagnóstico Bucal

Citas

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Resolução CNE/CES 4/2001.

Steiner-Oliveira C, Kantovitz KR, Teixeira MS, Vieira KA, Serra MD, Gambareli FR et al. Estudo preliminar do instrumento de avaliação clínico proposto aos alunos de graduação de odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Unicamp. Ciênc Odontol Bras. 2006; 9(1):77-86.

Miller, GE. The assessment of clinical skills/competence/performance. Acad Med. 1990; 65(9 Suppl):S63-7.

Amaral FTV, Troncon LEA. Participação de estudantes de medicina como avaliadores em exame estruturado de habilidades clínicas (OSCE) Rev Bras Educ Med. 2007;31(1):81-9.

Wass V, Van der Vleuten C; Shatzer,J, Jones, R. Assessment of clinical competence. Lancet. 2001;357(9260):945-9.

Manogue M, Brown G. Developing and implementing an OSCE in dentistry. Eur J Dent Educ. 1998;2:51-7.

Galato D, Alano GM, França TF, Vieira AC. Exame Clínico Objetivo Estruturado (ECOE): uma experiência de ensino por meio de simulação do atendimento farmacêutico. Interface Comum Saúde Educ. 2011;15(36):309-20.

Medeiros SB, Pereira CDFD, Tourinho FSV, Fernandes LGG, Santos VEP. Exame clínico objetivo estruturado: reflexões sob um olhar da enfermagem. Cogitare Enferm. 2014; 19(1):170-73.

Eberhard L, Hassel A, Bäumer A, Becker F, Beck-Mubotter J, Bömicke W, et al. Analysis of quality and feasibility of an objective structured clinical examination (OSCE) in preclinical dental education. Eur J Dent Educ. 2011;15(3):172-8.

Graham R, Zubiaurre Bitzer LA, Anderson OR. Reliability and predictive validity of a comprehensive preclinical OSCE in Dental Education. J Dent Educ. 2013;77(2):161-7.

Albino JE, Young SK, Neumann LM, Kramer GA, Andrieu SC, Henson L, Horn B, Hendricson WD. Assessing dental students’ competence: best practice recommendations in the performance assessment literature and investigation of current practices in predoctoral dental education. J Dent Educ. 2008;72(12):1405-35.

Kupke J, Wicht MJ, Stützer H, Derman SH, Lichtenstein NV, Noack MJ. Does the use of a visualised decision board by undergraduate students during shared decision-making enhance patients’ knowledge and satisfaction? A randomised controlled trial. Eur J Dent Educ. 2013;

(1):19-25.

Näpänkangas R, Karaharju-Suvanto T, Pyörälä E, Harila V, Ollila P, Lähdesmäki R, Lahti S. Can the results of the OSCE predict the results of clinical assessment in dental education? Eur J Dent Educ. 2016; 20(1):3-

Romito L, Schrader S, Zahl D. Using Experiential Learning and OSCEs to teach and assess tobacco dependence education with first-year Dental students. J Dent Educ. 2014;78(5):703-13.

Lele M. A mini-OSCE for formative assessment of diagnostic and radiographic skills at a Dental College in India. J Dent Educ. 2011;75(12):1583-9.

Näpänkangas R, Harila V, Lahti S. Experiences in adding multiple-choice questions to an objective structural clinical examination (OSCE) in undergraduate dental education. Eur J Dent Educ. 2012; 16(1) :e146-50.

Park SE, Kim A, Kristiansen J, Karimbux NY. The influence of examiner type on Dental students’ OSCE scores. J Dent Educ. 2015;79(1):89-94.

Macluskey M, Durham J, Balmer C, Bell A, Cowpe J, Dawson L, et al. Dental student suturing skills: a multicentre trial of a checklist-based assessment. Eur J Dent Educ. 2011;15(4):244-9.

Höfer SH, Schuebel F, Sader R, Landes C. Development and implementation of an objective structured clinical examination (OSCE) in CMF surgery for dental students. J Craniomaxillofac Surg. 2013; 41(5):412-6.

Landes C, Höfer, S H, Shuebel F, Ballon A, Teiler A, Tran A, Weber A, et al. Long-term, prospective teaching effectivity of practical skills training and first OSCE in cranio maxillo facial surgery for dental students. J Craniomaxillofac Surg. 2014; 42(1):e97-110.

Barman A. Critiques on the objective structured clinical examination. Ann Acad Med Singapore. 2005;34(8):478-82.

Graham R, Zubiaurre Bitzer LA, Mensah FM, Anderson OR. Dental

student perceptions of the educational value of a comprehensive, multidisciplinary OSCE. J Dent Educ. 2014 May;78(5):694-702.

Amaral E, Domingues RCL, Zeferino AMB. Avaliando competência clínica: o método de Avaliação Estruturada Observacional. Rev Bras Educ Méd. 2007; 31(3):287-90.

Takahashi EAS, Jorge MEN. Ensino e aprendizagem de habilidades afetivas do profissional de saúde. Colloq Human. 2013; 10:911-8.

Prislin MD, Fitzpatrick CF, Lie D, Giglio M, Radecki S, Lewis E. Use of an objective structured clinical examination in evaluating clinical performance. Fam Med. 1998;30 (5):338-44.

Nunes SOB, Muraguchi EMO, Ferreira Filho OF, Pontes RMA, Cardoso LTQ, Grion CMC, et al. O Ensino de habilidades e atitudes: um relato de experiências. Rev Bras Educ Méd. 2013;37(1):126-31.

Harden RM, Stevenson M Downe WW, Wilson GM. assessment of clinical competence using Objective Structured Examination. Brit Med J 1975;22(1):447-51.

Mossey PA, Newton JP, Stirrups DR. Scope of the OSCE in the assessment of clinical skills in dentistry. Br Dent J. 2001 24;190(6):323-6.

Publicado

28-03-2018

Cómo citar

Logar, G. de A., Coelho, C. de O. L., Gava Pizi, E. C., Galhano, G. Ávila P., Neves, A. de P., Oliveira, L. T. de, & Bertão, J. M. (2018). O OSCE na avaliação clínica odontológica: relato de experiência com estudantes de graduação. Revista Da ABENO, 18(1), 15–24. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.444

Número

Sección

Artículo