A visita domiciliar como prática pedagógica na formação em Odontologia

Autores/as

  • Renata Marques da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Carolina Oliveira Peres Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniela Lemos Carcereri Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.515

Palabras clave:

Visita Domiciliar. Sistema Único de Saúde. Ensino Superior. Odontologia.

Resumen

As Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal destacam a visita domiciliar (VD) como uma das principais formas de ampliação do acesso aos serviços e criação de vínculo com a população, caracterizando-a como um desafio para as Equipe de Saúde Bucal. A adequação dos cursos de Odontologia às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) implica em preparar o egresso para essa abordagem, utilizando a VD como estratégia pedagógica. Esse estudo investigou as contribuições da VD na formação odontológica, por meio de uma revisão integrativa da produção científica nacional, no período entre 2004 a 2017, compondo uma síntese qualitativa da literatura. Foram pesquisadas quatro bases de dados por meio dos descritores (“home care” OR “home visits”) AND (“dentistry” OR “oral health”). Nove estudos compuseram o corpo de análise desta revisão. Dos resultados emergiram quatro categorias: 1- Formação do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde; 2- Compreensão ampliada do processo saúde-doença; 3- O trabalho interdisciplinar; 4- Humanização do Cuidado. Como contribuições à formação evidenciou-se que a VD propiciou ao estudante de Odontologia a vivência no território e a interação com usuários e profissionais da equipe de saúde. O contato do estudante com a VD possibilita o aprendizado do cuidado à saúde do usuário em seu contexto de vida, bem como a vivência do trabalho interdisciplinar, valorizando os diferentes saberes profissionais. O domicílio demonstrou-se como espaço singular para o aprendizado de vínculo, acolhimento e humanização, o que favorece a formação odontológica na perspectiva da clínica ampliada.

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Publicado

08-01-2018

Cómo citar

da Silva, R. M., Oliveira Peres, A. C., & Carcereri, D. L. (2018). A visita domiciliar como prática pedagógica na formação em Odontologia. Revista Da ABENO, 17(4), 87–98. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.515

Número

Sección

Edição temática Clínica Ampliada