PET-Saúde: formando discentes multiplicadores - relato de experiência

Autores/as

  • Késsia Nara Andrade Sales
  • Fabiana Angélica de Paula
  • Mirtes Ribeiro
  • Liliane da Consolação Campos Ribeiro
  • Sylvana Mara Canuto

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i2.64

Palabras clave:

AIDS. Drogas. PET-Saúde/UFVJM. Odontologia. Relato de experiência.

Resumen

A interação dos profissionais da saúde ainda na graduação, torna-se possível por meio de iniciativas como o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), o qual se constitui em um instrumento que viabiliza a inserção dos estudantes no Sistema Único de Saúde - SUS, visando à iniciação ao trabalho científico, estágios e vivências do cotidiano do serviço, contribuindo para a formação de profissionais mais comprometidos com a realidade de saúde
e sua transformação. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, com o objetivo de relatar a experiência de uma aluna de graduação em Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), participante do PET-Saúde/Saúde Mental-Drogas/UFVJM e ex-participante do PET-Saúde/Vigilância em Saúde/UFVJM. O PET-Saúde/Vigilância a Saúde da UFVJM, é composto por dois grupos tutoriais sendo
que o grupo do qual a acadêmica participou visava ampliar o acesso á testagem para diagnóstico de contaminação pelo vírus HIV, utilizando testes-rápidos. O PET-Saúde/Saúde Mental-Drogas/UFVJM tem como proposta, dentre outros objetivos, qualificar acadêmicos técnicamente, científicamente e tecnologicamente na área da saúde mental, com abordagem a álcool e outras drogas. Além disso, o programa PET-Saúde/UFVJM estimula o aluno a desenvolver
atividades de pesquisa com propostas de mudança efetivas em sua realidade. Desta forma, percebe-se que a integração ensino-serviço-comunidade pode ser utilizada como um instrumento valioso na promoção social e no exercício da cidadania, tornando-se fundamental na diminuição das problemáticas sociais existentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Sales, K. N. A., Paula, F. A. de, Ribeiro, M., Ribeiro, L. da C. C., & Canuto, S. M. (2013). PET-Saúde: formando discentes multiplicadores - relato de experiência. Revista Da ABENO, 11(2), 51–56. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i2.64

Número

Sección

Artículo