PET-Saúde: formando discentes multiplicadores - relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i2.64Palabras clave:
AIDS. Drogas. PET-Saúde/UFVJM. Odontologia. Relato de experiência.Resumen
A interação dos profissionais da saúde ainda na graduação, torna-se possível por meio de iniciativas como o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), o qual se constitui em um instrumento que viabiliza a inserção dos estudantes no Sistema Único de Saúde - SUS, visando à iniciação ao trabalho científico, estágios e vivências do cotidiano do serviço, contribuindo para a formação de profissionais mais comprometidos com a realidade de saúde
e sua transformação. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, com o objetivo de relatar a experiência de uma aluna de graduação em Odontologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), participante do PET-Saúde/Saúde Mental-Drogas/UFVJM e ex-participante do PET-Saúde/Vigilância em Saúde/UFVJM. O PET-Saúde/Vigilância a Saúde da UFVJM, é composto por dois grupos tutoriais sendo
que o grupo do qual a acadêmica participou visava ampliar o acesso á testagem para diagnóstico de contaminação pelo vírus HIV, utilizando testes-rápidos. O PET-Saúde/Saúde Mental-Drogas/UFVJM tem como proposta, dentre outros objetivos, qualificar acadêmicos técnicamente, científicamente e tecnologicamente na área da saúde mental, com abordagem a álcool e outras drogas. Além disso, o programa PET-Saúde/UFVJM estimula o aluno a desenvolver
atividades de pesquisa com propostas de mudança efetivas em sua realidade. Desta forma, percebe-se que a integração ensino-serviço-comunidade pode ser utilizada como um instrumento valioso na promoção social e no exercício da cidadania, tornando-se fundamental na diminuição das problemáticas sociais existentes.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).