Entrevista Motivacional no ensino de graduação em Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.764Palabras clave:
Entrevista Motivacional. Educação em Odontologia. EstudantesResumen
A Entrevista Motivacional (EM) é um método de aconselhamento que busca intervir no estilo de vida do indivíduo, com a finalidade de promover uma mudança comportamental benéfica à sua saúde. Embora bastante difundido em alguns países, o ensino da EM não é incorporado ao currículo da graduação das universidades brasileiras. O objetivo deste estudo é relatar a metodologia de desenvolvimento e a análise do desempenho de estudantes de graduação em Odontologia que participaram de um projeto piloto para o ensino teórico e prático da EM da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A etapa teórica foi conduzida por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle UFPel) e, a prática foi desenvolvida junto a famílias de crianças cadastradas em uma Unidade Básica de Saúde, em Pelotas, RS, que oferece estágio curricular obrigatório para estudantes da Faculdade de Odontologia da UFPel. O desempenho dos estudantes era avaliado semanalmente por meio do instrumento Motivational Interviewing Treatment Integrity (MITI 3.1.1.). Os estudantes também preenchiam um questionário de autoavaliação. No geral, o projeto mostrou-se efetivo na melhoria do desempenho dos estudantes na aplicação da EM ao longo do estudo, com oscilações em algumas habilidades específicas. A EM é uma abordagem educativa inovadora e que demonstra resultados benéficos ao ensino da graduação em Odontologia.
Descargas
Citas
Rollnick S, Miller WR, Butler CC. Entrevista motivacional no cuidado da saúde: ajudando pacientes a mudar o comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Martins RK, Mcneil DW. Review of Motivational Interviewing in promoting health behaviors. Clin Psy Rev. 2009; 29: 283-93.
Gecht-silver M, Lee D, Ehrlich-jones L, Bristow M. Evaluation of motivational interviewing training for third-year medical students. Fam Med. 2016; 48(2): 132-5.
Cascaes AM, Bielemann RM, Clark VL. Effectiveness of motivational interviewing at improving oral health: a systematic review. Rev Saúde Púb. 2014; 48: 142-53.
Bray KK, Catley D, Voelker MA, Liston R, Williams KB. Motivational interviewing in dental hygiene education: Curriculum modification and evaluation. J Dent Educ. 2013; 77(12): 1662-69.
Moyers TB, Martin T, Manuel JK, Miller WR, Ernst D. Revised Global Scales: Motivational Interviewing Treatment Integrity 3.1.1 (MITI 3.1.1) [Draft Manuscript]. Albuquerque (CASAA): University of New Mexico; 2010.
Goggin K, Hawes SM, Duval ER, Spresser CD, Martínez DA, Lynam I, Barnes A, Hinton-dampf AM, Murphy ME, Marken PA, Catley D. A motivational interviewing course for pharmacy students. Amer J Pharm Educ. 2010; 74(4 Suppl 70).
Croffoot C, Bray KK, Black MA, Koerber A. Evaluating the effects of coaching to improve Motivational Interviewing skills of dental hygiene students. J of Dental Hyg. 2010; 84(2): 57-64.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).