Práticas odontológicas no Programa Saúde da Família: análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i1.8Palabras clave:
Saúde da Família. Odontologia. Saúde bucal.Resumen
O Programa Saúde da Família (PSF) surgiu como uma estratégia de reorientação das práticas sanitárias no Brasil e a inclusão da saúde bucal, com a inserção do Cirurgião-dentista nessa equipe, constituíram um avanço nas ações de saúde na atenção básica, incorporando o conceito de saúde bucal como um componente da saúde em seu sentido mais amplo. Este estudo teve como objetivo analisar a situação da saúde bucal no Brasil e as atribuições do Cirurgião-dentista no PSF, assim como, abordar a forma como a Odontologia é exercida no setor público. Os dados mostraram que a prática odontológica é individualizada, centrada na doença, tecnologicamente avançada, mas excludente e socialmente caótica. A articulação entre as Instituições de Ensino Superior e os Serviços Públicos de Saúde repercute, de algum modo, na formação de recursos humanos para atender a essa demanda, mas ainda há a necessidade da formação de profissionais com ênfase na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde e da educação continuada para profissionais formados anteriormente à inserção das ações de saúde bucal no PSF.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).