Percepção dos acadêmicos de Odontologia em relação ao teste de progresso

Autores/as

  • Fabiana Aparecida Mayrink Oliveira Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
  • Marcelo Tarcísio Martins Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF
  • Antônio Marcio Lima Ferraz Júnior Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF
  • Cleide Gisele Ribeiro Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF
  • Rodrigo Guerra de Oliveira Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF
  • Fernanda Ribeiro Porto Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.821

Palabras clave:

Avaliação. Taxonomia. Formação Profissional. Educação em Odontologia.

Resumen

Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos de Odontologia em relação ao Teste de Progresso (TP). Após o término do TP, os 284 estudantes do curso receberam um questionário, que abordava a percepção do grau de dificuldade do teste na área básica e específica; a extensão da prova; clareza e objetividade dos enunciados; adequação das informações/instruções fornecidas para a resolução das questões; confirmação da abordagem dos conteúdos durante o curso; estudo dos conteúdos pelos estudantes e avaliação do tempo ofertado e utilizado pelos estudantes na resolução das questões. Empregou-se o coeficiente de correlação de Spearman e análise de correspondência.  Desta forma, observou-se que o grau de dificuldade da prova na área básica e na área específica foi maior nos primeiros períodos e quanto à percepção do estudante em relação à extensão da prova, a maioria considerou adequada, bem como a clareza e objetividade do teste. Quanto à dificuldade na realização do teste, os primeiros períodos relataram o desconhecimento de todo o conteúdo e para os últimos períodos, houve falta de motivação. A maioria dos estudantes respondeu que utilizou entre uma e duas horas para realizar o teste. Conclui-se que a percepção dos acadêmicos demonstra que o TP está sendo realizado de forma adequada. Observou-se ainda que os períodos iniciais relataram desconhecimento do conteúdo, o que corrobora com o objetivo do teste, que é avaliar o ganho cognitivo dos estudantes à medida que avançam no curso.

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Publicado

28-07-2020

Cómo citar

Oliveira, F. A. M., Martins, M. T., Ferraz Júnior, A. M. L., Ribeiro, C. G., Oliveira, R. G. de, & Porto, F. R. (2020). Percepção dos acadêmicos de Odontologia em relação ao teste de progresso. Revista Da ABENO, 20(2), 26–37. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.821

Número

Sección

Artículo