Aleitamento materno: desmistificando esse ato de amor como uma abordagem na promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v14i1.83Palabras clave:
Aleitamento Materno, Emoções, Desmame.Resumen
Objetivo: Analisar as dificuldades vivenciadas pelas mães que influenciam na prática do aleitamento materno. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa desenvolvido em uma Instituição de ensino superior privada de Fortaleza – Ceará. Para coleta de informações aplicou-se um questionário sócio demográfico e entrevista semi-estruturada que aconteceu de agosto a outubro de 2013. Os dados foram analisados segundo a teoria de análise de conteúdos temáticos proposta por Bardin. Resultados: Participaram do estudo 15 mães na faixa etária entre 26 a 40 anos de diferentes perfis sócio econômicos e culturais. Destacou-se três categorias que emergiram das falas, agrupadas por convergência: Descobrindo o ato de amamentar; Vivências e sentimentos; e A hora do desmame. Conclusão: Observou-se que das dificuldades encontradas pelas mães destaca-se a dor, seguida pelas rachaduras, fissuras, cansaço e a produção reduzida de leite. O tempo de aleitamento materno exclusivo das entrevistadas foi inferior ao recomendado pelo Ministério da Saúde.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).