Fatores relevantes para a mudança na formação em Odontologia motivados pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRO-SAÚDE)
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v14i1.86Palabras clave:
Educação superior. Recursos humanos. Gestão do conhecimento. Saúde pública.Resumen
Este trabalho, de natureza exploratória, reúne informações sobre os projetos participantes do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – PRÓ-SAÚDE, na área de Odontologia. O estudo fundamenta-se nos pressupostos de gestão do conhecimento e da educação em saúde e objetiva analisar fatores relevantes para mudança na formação em Odontologia através da aplicação da ferramenta de mineração de textos. Traz subsídios à avaliação do caminho das mudanças vivenciadas no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos serviços de saúde advindas com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e do Programa PRÓ-SAÚDE. A coleção textual analisada é composta por 20 relatórios parciais (80% do universo) referentes aos dois anos de vigência do Programa. Três categorias são analisadas utilizando técnicas de descoberta do conhecimento: relação ensino-serviço; características organizacionais e filosofia pedagógica. Considerando os eixos de avaliação propostos pelo PRÓ-SAÚDE, o eixo B, Cenários de Prática, parece ser o fator que mais contribui no desenvolvimento dos projetos, em especial o vetor B1, integração ensino-serviço, que se mostra como grande impulsionador da mudança na formação em nível de Graduação em Odontologia em direção ao Sistema Único de Saúde - SUS. A descoberta do conhecimento e suas ferramentas de análise mostram-se importantes para aplicação em futuros trabalhos acadêmicos na área da saúde, em especial na Odontologia.
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