Modelo lógico-ideal para o estágio curricular supervisionado: a educação pelo trabalho na formação Odontológica
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.88Palabras clave:
Odontologia, Educação Superior, Recursos Humanos, Saúde Bucal.Resumen
O estudo buscou elaborar um modelo lógico de Estágio Curricular Supervi-sionado (ECS) para os cursos de graduação em odontologia. Trata-se de um estudo transversal que levantou todos os resumos e artigos presentes nas revistas da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), publicados entre 2003 e 2012. Foram incluídos artigos que continham a palavra ‘estágio’ em seus títulos, sendo analisados 23 deles. As variáveis estudadas foram: ano de publicação, local de realização, duração, atividades desenvolvidas, contribuições para a formação, papel dos profissionais dos serviços e limites encontrados. Os dados referentes às três primeiras variáveis foram digitados em planilha do Microsoft Office Excel 2007® e analisados mediante distribuição de frequência. As demais variáveis foram trabalhadas com um enfoque qualitativo. A maioria dos trabalhos foi publicada nos anos de 2012 (13,04%), 2011 (17,39%) e 2010 (17,39%). Os estágios eram realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) (73,91%), sendo 39,13% desenvolvidos restritamente, no nível básico. A maioria deles durava um semestre (69,56%). Os ECS contribuem para uma formação coerente com o mundo do trabalho, oportuniza a vivência do trabalho em equipe e desperta os alunos para a atuação futura na saúde pública. O modelo lógico proposto ressalta a importância da inserção longitudinal nos serviços de saúde, prioriza a compreensão da organização dos serviços de saúde de forma integral e o entendimento do SUS no seu cotidiano, com seus limites e desafios.Descargas
Citas
Brasil. Casa Civil. Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 30 de abril de 2013.
Burgatti JCB. A contribuição do estágio curricular supervisionado no desenvolvimento da dimensão ética da competência de graduandos em Enfermagem [tese]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.
Werneck MAF, Senna MIB, Drumond MM, Lucas SD. Nem tudo é estágio: contribuições para o debate. Cien Saude Col. 2010;15(1):221-31.
Feuerwerker LCM, Capozzolo AA. Mudanças na formação dos profissionais de saúde: alguns referenciais de partida do eixo Trabalho em Saúde. In: Capozzolo AA, Casseto SJ, Henz AO (org). Clínica Comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES No 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf.
Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO). Diretrizes da ABENO para a definição do estágio supervisionado nos cursos de Odonto-logia. Rev ABENO, 2(1):13-8, 2002. 7. Fonsêca, GS, Junqueira SR. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: ressignificando a formação dos profissionais de saúde. Curitiba: Editora Appris, 2014.
Fonsêca GS, Junqueira SR. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade de São Paulo (Campus Capital): o olhar dos tutores. Cien Saude Col. 2014; 19:1151-62. 9. Fonsêca, GS, Junqueira SR, Zilbovicius C, Araujo ME. Education through work: reshaping the
Modelo lógico-ideal para o estágio curricular supervisionado: a educação
education of health professionals. Interface (Botucatu) 2014;50: 571-83.
Medina MG, Silva GAP, Aquino R, Hartz ZMVS. Uso de modelos teóricos na avaliação em saúde: aspectos conceituais e operacionais. In: Hartz ZMA, Silva LMVS, editoras. Avaliação em Saúde: dos Modelos Teóricos à Prática na Avaliação de Programas e Sistemas de Saúde. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro: Fiocruz; 2010. p. 41-63.
Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011. 276 p.
Leme PAT, Meneghim MC, Mialhe F. Estágio extramuro na unidade de Saúde da Família - o que pensam os graduandos? Rev ABENO. 2012; 12(1):99.
Schubert EW, Schramm CA, Odebrecht CMR, Vizzoto D, Schroeder MDS, Wilhelmsem NCVG. Disciplina de estágio extramuros - relevância para acadêmicos e comunidades. Rev ABENO. 2011;11(2):123.
Vieira JMR, Alves-Filho AO, Humberto JSM, Domingues JEG, Padilha NRR, Medina PO, Rebelo MAB. Experiências do Estágio Curricular I: uma aproximação da realidade local. Rev ABENO. 2011;11(2):122
Warmling CM, Rossoni E, Hugo FN, Toassi RFC, Lemos VA, Slavutzki SMB, Bercht S, Nunes AA, Rosa AR. Estágios curriculares no SUS: experiências da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Rev ABENO. 2011;11(2):63-70.
Hugo FN. A Construção do Estágio II do novo currículo do Curso de
Odontologia da UFRGS. Rev ABENO. 2010;10(1):62.
Forte FDS, Pessoa TRRF, Freitas CHSM, Carvalho-Junior PMC. Atenção primária na odontologia: importância dos estágios supervisio-nados. Rev ABENO. 2012;12(1):47.
Lobo AEA, Menezes LMB, Cidrak ML. Estágios curriculares sob a ótica do egresso do Curso de odontologia da universidade Federal do Ceará. Rev ABENO. 2012;12(1):10.
Lemos VMA, Slavutzky SMB, Rossoni E, Toassi. Estágio curricular em atenção básica da FO/UFRGS: desafios e perspectivas. Rev ABENO. 2010;10(1):57.
Lucas RSCC, Medeiros CLSG, Diniz DN, Granville-Garcia AF. Percepção discente dos estágios supervisionados na Odontologia - UEPB: frutos colhidos. Rev ABENO. 2011; 11(2):149.
Lemos VMA, Slavutzky SMB, Hugo FN, Davoglio RS, Toassi RFC, Martins AB. Do antigo ao novo currículo: os estágios da FO-UFRGS. Rev ABENO. 2009;9(2):117.
Junqueira SR. Integração Ensino-Serviço: proposta de aplicação desta parceria para a educação superior. [Tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia; 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).