Muito além dos muros
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v13i2.95Palabras clave:
Holística, atenção à saúde, odontologiaResumen
A arte de lidar com o semelhante vai além do simples contato de um prestador de serviços para o recebedor do serviço, afinal a boca é apenas uma parte do indivíduo. O projeto do PET- SAÚDE proporcionou-me a experiência de desbravar o mundo além dos muros da faculdade, o que é simplesmente sensacional. Essa é a melhor maneira de formar o profissional de odontologia, com uma visão humanista, crítica e reflexiva. Propiciando ao aluno a oportunidade de deparar-se com a realidade dos postos públicos e desenvolver as competências gerais do cirurgião-dentista, como a comunicação com outros profissionais, vivenciando a multiprofissionalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, importantes na promoção da saúde. Durante as visitas aos municípios fiz a territorialização para traçar um perfil desses e percebi a importância da comunicação com o paciente para estabelecer o vínculo e acolhimento deste como pré-requisitos de um trabalho adequado. Colaborei com a atenção à saúde com ações de prevenção e de reabilitação. Mesmo me deparando com realidades de carência de recursos, a falta de determinados materiais, comuns em nosso trabalho, não impossibilitou a realização dos procedimentos e do cuidar. Esta experiência é imprescindível, pois me auxiliará na tomada de decisões e estabelecimento da relação custo- efetividade em minha carreira profissional, baseada não só em evidências científicas, mas também nas necessidades de uma determinada população. Ademais, sinto que minha formação foi completa, além do conteúdo oferecido pelo curso, participando do PET, tive a oportunidade, por meio de reuniões e discussões, de fazer com que minha formação também estivesse pautada nas Ciências Humanas e Sociais. Enfim, ir além dos muros da faculdade proporcionou uma visão completa e humana do paciente, que não se restringe mais a apenas uma “parte” doente, por poder ter seu contexto compreendido e integrado ao meu olhar.Descargas
Citas
Brasil. Ministério da Educação. Resolução no CNE/CES 3/2002 de 06 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Farmácia e Odontologia. Diário Oficial, Brasília, 04 de março de 2002, seção 1, p.10.
Ferreira, A. B. H. Novo Dicionário Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1980.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).