O PET- Saúde na formação acadêmica em Odontologia: contribuições e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v14i1.99Palabras clave:
Ensino, Atenção primária à saúde, Odontologia.Resumen
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) oferece aos acadêmicos da graduação a inserção nos serviços de saúde, permitindo que os mesmos vivencie a realidade desses serviços. O PET-Saúde visa desenvolver primordialmente, habilidades necessárias para uma atuação em equipes multiprofissionais. Utiliza-se a metodologia de observação, vivência e pesquisa para a construção do conhecimento. A articulação entre ensino-serviço-comunidade proporciona uma aprendizagem única aos acadêmicos, aos profissionais da rede de atenção à saúde e a própria comunidade. Assim, o PET-Saúde visa à formação de profissionais de saúde com elevada qualificação técnica, científica e acadêmica. O objetivo do presente trabalho é relatar as experiências vividas pelos acadêmicos de odontologia no desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo PET-Saúde, e suas perspectivas na formação profissional. O curso de graduação em Odontologia tem sofrido varias mudanças desde sua criação, sendo o PET-Saúde um excelente meio de aplicar essa nova visão que se tem dado a essa graduação, sendo um programa que leva o acadêmico a vivências extramuros, propiciando um maiorconhecimento, por parte dos alunos das estruturas dos serviços públicos de saúde. As atividades de ensino, pesquisa e extensão vividas no PET-Saúde contribuem para um crescimento integrado dos acadêmicos, que aprendem fundamentos essenciais para sua vida profissional.
Descargas
Citas
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 422, de 3 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 5 de março de 2010. Seção 1, p. 53.
Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalhador para a Saúde – PET-Saúde. Diário Oficial da União. Brasília, 27 ago. 2008; Seção 1, p.27.
Assega ML, Lopes Junior LC, Santos EV, Antoniass RS, Padula MGC, Pirolo SM. A interdisciplinaridade vivenciada no PET-Saúde. Revista Ciência & Saúde, Porto Alegre, 2010, v. 3, n. 1, p. 29-33. Acessado em < http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faenfi/article/viewFile/7027/5915>.
Rodrigues CAQ, Costa SM, Leite MTS, Mendes DC, Rodrigues Neto JF. A vivência dos estudantes de odontologia nas atividades de ensinopesquisa- extensão do PET-Saúde. Revista da ABENO, 2011, v.11, n.2, p: 45-50.
Brasil. Ministério da Educação. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde. Brasília; 2007.
Gonçalves CM, Santos KT, Carvalho RB. O PET-Saúde como instrumento
de reorientação do ensino em Odontologia: a experiência da Universidade Federal do Espírito Santo. Revista da ABENO, 2011, v. 11, n.2, p:27-33.
Mendes, EV. Revisão bibliográfica sobre redes de atenção à saúde. Belo Horizonte, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, 2007.
Mendes, EV. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. Acessado em < http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/documentos-de-planejamento-em-saude/elaboracao-do-plano-estadual-de-saude-2010-2015/textos-de-apoios/redes_de_atencao_mendes_2.pdf>
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Resolução no CNE/CES 3/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 mar. 2002. Seção 1, p. 10.
Moretti-Pires RO, Bueno SMV. Freire e formação para o Sistema Único de Saúde: o enfermeiro, o médico e o odontólogo. Acta Paul Enferm. 2009, v. 22, n. 4, p:439-44. Acessado em < ttp://www.scielo.br/pdf/ape/v22n4/a15v22n4.pdf>
Moimaz SAS, Saliba NA, Garbin CAS, Zina LG. Atividades extramuros na ótica de egressos do Curso de Graduação em Odontologia. Revista da ABENO, 2008, v. 8, n.1, p: 23-9.
Sales KNA, Paula FA, Ribeiro M, Ribeiro LCC, Canuto SM. PET-Saúde: formando discentes multiplicadores - relato de experiência. Revista da ABENO, 2011, v.11, n. 2, p:51-6.
Rodrigues AAAO, Juliano IA, Melo MLC, Beck CLC, Prestes FC. Processo de Interação Ensino, Serviço e Comunidade: a Experiência de um PET-Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, 2012, v. 36, n. 1, p: 184 – 192. Acessado em < http://www.scielo.br/pdf/rbem/v36n1s2/a27v36n1s2.pdf>
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).