Conhecimento e atitudes dos estudantes de um curso de Odontologia em relação à epilepsia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1087Palavras-chave:
Epilepsia. Conhecimento. Estigma Social. Estudantes de Odontologia. Inquéritos e Questionários.Resumo
A epilepsia é definida como um complexo de sintomas resultantes de diversas complicações neuronais que variam de alterações da consciência e da atividade motora até fenômenos sensoriais e comportamentos aberrantes. Esse problema de saúde tem sido associado a casos de estigma que podem repercutir seriamente na qualidade de vida do paciente. Este estudo teve por objetivo principal investigar o conhecimento e as atitudes em relação ao manejo de pacientes com diagnóstico de epilepsia dos estudantes de graduação do curso de Odontologia. A metodologia foi baseada na aplicação de um questionário estruturado com 17 perguntas fechadas que avaliaram informações como dados sociodemográficos, conhecimento sobre epilepsia e tolerância social. A amostra foi composta por 397 estudantes matriculados no curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná e dividida em: grupo 1, alunos cursando do 1º até o 7º semestre do curso e grupo 2, alunos do último semestre do curso. Os estudantes do grupo 1 tiveram mais oportunidades para atender pacientes com epilepsia do que os do grupo 2. A maioria dos estudantes manifestou atitudes positivas em relação ao convívio com pessoas que sofrem de epilepsia e considerou que elas não poderiam exercer determinadas atividades profissionais. A questão com menor número de acertos tratava do tratamento de pacientes com a doença. O conhecimento dos estudantes em relação à epilepsia foi baixo. Porém, o nível de atitudes positivas em relação ao convívio com esse tipo de paciente foi considerado alto.
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