Taxas de evasão dos estudantes de Odontologia e adesão à prática profissional entre os formados por uma instituição pública
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1111Palavras-chave:
Evasão. Ensino Superior. Prática Profissional.Resumo
Este estudo apresenta uma análise quantitativa dos dados relacionados à taxa de evasão na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Sul de Mato Grosso (FAODO-UFMS) e à atividade profissional de seus licenciados, abrangendo o período entre a sua implantação, em 1964, até ao ano 2015. Os dados obtidos foram associados ao sistema de admissão existente durante esse período. Foi investigada a adesão dos diplomados à prática profissional e a duração da prática profissional destes licenciados e dos diplomados em outras Instituições de Ensino Superior (IES), no estado do Mato Grosso do Sul (MS). Foi adotado um nível de significância de 5%. O Sistema de Seleção Unificado (SISU) tem uma forte correlação com a taxa de evasão na FAODO-UFMS. Não houve diferença estatística na comparação entre estudantes que foram admitidos por concurso nacional (Vestibular), Cotas, ou para utilização de vagas ociosas. O tempo médio de prática da Odontologia diminuiu no MS nas últimas décadas, sendo a dos licenciados de outras IES estatisticamente inferior (p<0,001) àquela dos que se graduaram na FAODO-UFMS. Dos formados nos anos de 1971 à 1990, a percentagem daqueles que estiveram/estão na prática há mais de 30 anos atingiu 71,43%. A taxa de evasão, na FAODO-UFMS aumentou com a utilização do SISU como sistema de admissão. Tanto o SISU como o aumento de vagas na FAODO-UFMS não mostraram resultados favoráveis com relação à aderência ao curso. O tempo médio de prática da Odontologia no MS tem diminuído, especialmente para aqueles que não se graduaram na FAODO-UFMS.
Downloads
Referências
(1) Gomes MJ, Mariano J, Damasceno AM, Almeida TJS, Carvalho RB. Evasão Acadêmica no Ensino Superior: Estudo na Área da Saúde. Rev Bras Pesqui Saúde. 2010 12(1):6-13.
(2) Baggi CAS, Lopes DA. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação. 2011 16(2):355-4.
(3) Lobo R. A Evasão No Ensino Superior Brasileiro – Novos Dados. Estadão. 2017. [Cited: 08 Jan. 2018]. Available from: http://educacao.estadao.com.br/blogs/roberto-lobo/497-2/.
(4) Can E, Aktas FO, Aparcioglu IT. The Reasons of School Dropout in Higher Education: Babaeski Vocational College Case. Univ J Educ Res. 2017 5(12A): 84-8.
(5) Kim D, Kim S. Sustainable Education: Analyzing the Determinants of University Student Dropout by Nonlinear Panel Data Models. Sustainability. 201810:954-82.
(6) Bound J, Lovenheim MF, Turner S. Why have college completion rates declined? An analysis of changing student preparation and collegiate resources. Am Econ J Appl Econ. 2010 2:129–57.
(7) Larsen MR, Sommersel HB, Larsen MS. Evidence on Dropout Phenomena at Universities. Danish Clearinghouse for Educational Research: Copenhagen, NV, USA, 2013. [Cited: 08 Jan. 2018]. Available from: https://edu.au.dk/fileadmin/edu/ Udgivelser/Clearinghouse/Review/Evidence_on_dropout_from_universities_brief_version.pdf.
(8) INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse estatística da Educação Superior 2015. Brasília 2015. [Cited: 09 June 2018]. Available from: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior.
(9) Portal do Brasil. MEC defende reformas para reduzir evasão em faculdades. Governo do Brasil. 2016. [Cited: 09 June 2018]. Available from: http://www.brasil.gov.br/ educacao/2016/10/mec-defende-reformas-para-reduzir-evasao-em-faculdades.
(10) INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse estatística da Educação Superior 2018 Brasília: INEP, 2019. [Cited: 09 June 2018]. Available from: http://inep.gov.br/ sinopses-estatisticas-da-educacao-superior.
(11) Queiroz FCBP, Samohyl RW, Queiroz JV, Lima NC, Souza GHS. Multivariate analysis for the choice and evasion of the student in a higher educational institution from southern of Santa Catarina, in Brazil. Tojde. 2014 15(4):281-302.
(12) Mendes Junior AAF. Uma análise da progressão dos alunos cotistas sob a primeira ação afirmativa brasileira no ensino superior: o caso da Universidade do Estado do Ensaio: Aval Pol Publ Educ. 2014 22(82):31-56.
(13) Ferrão ME, Almeida LS. Multilevel modeling of persistence in higher education. Aval Pol Públ Educ. 2018 26(100):664–83. [Cited: 08 Jan. 2018]. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362018000300664& lang=pt.
(14) Souza JM, Santos BST, Ramona FC. Retenção e evasão no Ensino Superior público: estudo de caso em um curso noturno de Odontologia. Educ Rev. 2017 33:1-26.
(15) Brahm T, Jenert T, Wagner D. The crucial first year: a longitudinal study of students' motivational development at a Swiss Business School. J High Educ. 2017 73:459-78.
(16) Sistema de Acceso Educación Superior. [Cited: 05 May 2018]. Available from: https://educacionsuperior.mineduc.cl/sobre-el-nuevo-sistema-de-acceso/educacion-universitaria/.
(17) Le baccaulaureat general. [Cited: 05 May 2018]. Available from: https://www. education.gouv.fr/le-baccalaureat-general-10457.
(18) Korean Institute for Curriculum and Evaluation. [Cited: 05 May 2018]. Available from: http://www.suneung.re.kr/main.do?s =suneung.
(19) National Center for University Entrance Examinations. [Cited: 05 May 2018]. Available from: https://www.dnc.ac.jp/.
(20) Portaria MEC Nº 438, DE 28 DE MAIO DE 1998. [Cited: 08 Jan. 2018]. Institui o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Available from: www.crmariocovas. sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0178-0181_c.pdf .
(21) Ministério da Educação (Brasil). Portaria nº02, de 26 de Janeiro de 2010. Institui e regulamenta o Sistema de Seleção Unificada, sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação, para seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação disponibilizadas pelas instituições públicas de educação superior dele participantes. Diário Oficial União. 27 jan 2010; Seção 1. [Cited: 08 Jan. 2018]. Available from: http://portal.mec.gov.br/ index.php?option=com_docman&view=download&alias=2704-sisuportarianormativa2 &Itemid=30192.
(22) Lei n°9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. [Cited: 08 Jan. 2018]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil _03/leis/l9394.htm.
(23) Lei n°12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. [Cited: 08 Jan. 2018]. Available from: http://portal.mec. gov.br/cotas/docs/lei_12711_29_08_2012.pdf.
(24) Gilioli RSP. Evasão em Instituições Federais de ensino superior no Brasil: Expansão de rede, SISU e desafios. Câmara dos deputados. 2016. [Cited: 08 Jan. 2018]. Available from: http://www2.camara. leg.br/a-camara/documentos-e-pesquisa/ estudos-e-notas-tecnicas/areas-da-conle/ tema11/2016_7371_evasao-em-instituicoes-de-ensino-superior_renato-gilioli.
(25) Destrobecq A, Desrefani C, Spoton A. Abandonment of nursing courses: a survey regarding the motivations, which lead the students to the abandonment of the nursing degree course. Prof Inferm. 2008 61(2):80-6.
(26) Costa SM, Durães SJ, Abreu MHNM, Bonan PRF, Vasconcelos M. Motivos de escolha da Odontologia: vocação, opção ou necessidade? Arq Odontol. 2010 46(1): 28-37.
(27) Aguiar CM, Pessoa MA, Câmara AC, Perrier RA, de Figueiredo JA. Factors involved in the choice of dentistry as an occupation by Pernambuco dental students in Brazil. J Dent Educ. 2009 73(12):1401-7.
(28) Martínez F. “Estudio de la eficiencia en cohortes aparentes”, en anuies (2001), Deserción, rezago y eficiencia terminal en las IES. Propuesta metodológica para su estudio, México, anuies, 2001. [Cited: 13 Oct. 2018]. Available from: http://www.coepesguanajuato.mx/press/Documentos/5parte/5.4/estudio.
(29) Simpson C, Baker K, Mellinger G. Conventional failures and unconventional dropout: Comparing different types of university withdrawals. Sociol Educ.1980 53:203-214.
(30) Astin AW. Student involvement: A developmental theory for higher education. J. Coll. Stud. Dev. 1999 40:518-529.
(31) Titus MA. Understanding the influence of the financial context of institutions on student persistence at four-year colleges and universities. J High Educ. 2006 77:353-75.
(32) Vries W, Arenas PA, Muñoz JFR, Saldaña IS. Dropout or disappointed? Different reasons for dropping out of higher education. Rev Educ Sup. 2011 4:29-50.
(33) Sharpe AS. Un analises histórico del abordaje sobre el abandono universitário en Argentina. Sahe. 2016 17(2):3-31.
(34) Ashour S. Analysis of the attrition phenomenon through the lens of university dropout in the United Arab Emirates. J Appl Res High Educ. 2019. [Cited: 14 Sept. 2018]. Available from: https://www. emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JARHE-05-2019-0110/full/html?skip Tracking=true.
(35) Zając TZZ, Komendant-Brodowska A. Premeditated, dismissed and disenchanted higher education dropout in Poland. Tert Educ Manag. 2019 25:1-16.
(36) Barbosa PJG, Portilho LA, Miranda GJ, Tavares M. A Adoção do SISU e a Evasão na Universidade Federal de Uberlândia. Rev Ibero Am Estud em Educ. 2017 12:722-38.
(37) Lei nº4.324, de 14 de abril de 1964. Institui o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia, e dá outras providências. [Cited: 10 Aug. 2018]. Available from: http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/leis/1950-1969/L4324.htm.
(38) Decreto nº68.704, de 03 de junho de 1971. Ementa. Regulamenta a Lei nº4.324, de 14 de abril de 1964. [Cited: 10 Aug. 2018]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/decreto/1970-1979/D68704.htm.
(39) Ferreira NP, Ferreira AP, Freire MCM. Mercado de trabalho na Odontologia: contextualização e perspectivas. Rev Odontol UNESP. 2013 42(4):304-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da ABENO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).