Qualidade de vida dos estudantes de Odontologia na pandemia da COVID-19
um estudo observacional transversal em duas universidades públicas
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.1828Palavras-chave:
Qualidade de vida, Estudantes, OdontologiaResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida (QV) dos estudantes de dois cursos de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante a pandemia da Coronavirus Disease 2019. Foi realizado um estudo transversal, com coleta de dados em maio de 2020, por meio de questionários que mensuraram as variáveis sociodemográficas, relacionadas ao curso e comportamentais, além do World Health Organization Questionnaire for Quality of Life-bref. Foi realizada regressão logística multinomial. Ocorreu a participação de 396 estudantes. Observou-se que 64,1% dos acadêmicos apresentavam-se insatisfeitos quanto à QV. Variáveis como renda mensal (p=0,018), religião (p=0,012), qualidade do sono (p<0,001), insônia (p<0,001) e prática de atividade física (p<0,001) foram associadas com a insatisfação com a QV. A QV dos acadêmicos de Odontologia da UFC foi insatisfatória, a partir da análise dos baixos escores dos questionários, sendo importante que todos os envolvidos no processo educacional sejam sensíveis a esta realidade, a fim de tentar modificá-la.
Downloads
Referências
Araujo PR, Rodrigues LMC, Sousa SMG, Cruz DL, Sampaio FSF, Santos SC, et al. Desafios e inovações no uso de ferramentas tecnológicas para a vigilância epidemiológica em tempos de Covid-19. Rev Eletro Acerv Saude [Internet]. 202;13(1):5768-5768. doi: https://doi.org/10.25248/reas.e5768.2021
Júnior SNS, Santana WKF. Análise dialógica de comentários sobre a vacina contra a covid-19 no instagram: sentidos em construção. Verbum [Internet]. 2021;10(1):64-81. doi: https://doi.org/10.23925/2316-3267.2021v10i1p64-81
Guirado GMP, Guirado VMP, Oliveira E, Queiroz PE, Garcia R. Avaliação da qualidade de vida de trabalhadores antes e durante a pandemia de COVID-19 por meio do questionário SF-36. Rev Gest Sistem Saude [Internet]. 2021;10(1):84-105. doi: https://doi.org/10.5585/rgss.v10i1.17820
Johnson MC, Saletti-Cuesta L, Tumas N. Emociones, preocupaciones y reflexiones frente a la pandemia del COVID-19 en Argentina. Cien Saude Coletiva [Internet]. 2020;25(1):2447-2456. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10472020
Sousa ARD, Carvalho ESDS, Santana TDS, Sousa ÁFL, Figueiredo TFG, Escobar OJV, et al. Sentimento e emoções de homens no enquadramento da doença Covid-19. Cien Saude Coletiva [Internet]. 2020;25(9):3481-3491. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232020259.18772020
Quintino ASS, Souza SC, Teixeira PG, Neto FE. O impacto do envelhecimento em tempos de pandemia e o isolamento social na terceira idade. Inter Sci J [Internet]. 2020;7(3):189-205. doi: http://dx.doi.org/10.17115/2358-8411/v7n3a10
Nogueira-Martins LS. Saúde Mental dos profissionais da saúde. Rev Bras Med Trab [Internet]. 2003;1(1):56-68.
Guangjun J, Wei W, Yue KC, Li H, Shi LJ, Ma JD, et al. Effects of the COVID-19 Pandemic on Obsessive-Compulsive Symptoms Among University Students: prospective cohort survey study. J Med Internet Res [Internet]. 2020;22(9):15-38. doi: http://dx.doi.org/10.2196/21915
Yang KH, Wang L, Liu H, Li LX, Jiang XL. Impact of coronavirus disease 2019 on the mental health of university students in Sichuan Province, China: an online cross: sectional study. Inter J Mental Heal Nursing [Internet]. 2021;1(1):1-10. doi: http://dx.doi.org/10.1111/inm.12828
Fagundes VLD, Ludermir AB. Common mental disorders among health care students. Rev Bras Psiquiatria [Internet]. 2005;27(3):194-200. doi: https://doi.org/10.1590/S1516-44462005000300007
Farokh-Gisour E, Hatamvand M. Investigation of Stress Level Among Dentistry Students, General Dentists, and Pediatric Dental Specialists During Performing Pediatric Dentistry in Kerman, Iran, in 2017. Open Dent J [Internet]. 2018;12(1):631-637. doi: https://doi.org/10.2174/1745017901814010631
Chandrasekaran B, Cugati N, Kumaresan R. Dental Students' Perception and Anxiety Levels during their First Local Anesthetic Injection. Malays J Med Sci. 2014;21(6):45-51.
Alfaris E, Irfan F, Qureshi R, Naeem N, Alshomrani A, Ponnamperuma G, et al. Health professions’ students have an alarming prevalence of depressive symptoms: exploration of the associated factors. BMC Med Educ [Internet]. 2016;16(1):278-286. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-016-0794-y
Aboalshamat K, Hou X, Strodl E. Psychological well-being status among medical and dental students in Makkah, Saudi Arabia: a cross-sectional study. Medic Tea [Internet]. 2015;37(1):75-81. doi: https://doi.org/10.3109/0142159X.2015.1006612
Mocny-Pachońska K, Doniec R, Trzcionka A, Pachoński M, Piaseczna N, Sieciński S, et al. Evaluating the stress-response of dental students to the dental school environment. PeerJ [Internet]. 2020;8(1):1-19. doi: https://doi.org/10.7717/peerj.8981
ENADE: UFC tem 9 cursos entre os 10 melhores do Brasil em suas áreas; Farmácia, Enfermagem e Odontologia (Sobral) estão em 1º lugar [Internet]. Brasil: Portal da UFC; 2020 [citado em 28 de julho de 2021]. Disponível em: https://www.ufc.br/a-universidade
Fleck MPA, Louzada S, Xavier M, Chachamovich E, Vieira G, Santos L, et al. Application of the Portuguese version of the abbreviated instrument of quality life WHOQOL-bref. Rev Saude Public [Internet]. 2000;34(2):178-183. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-89102000000200012
Teixeira CNG, Rodrigues MIQ, Silva PGB, Frota MMA, Almeida MEL. Quality of life of postgraduate students stricto sensu in dentistry and sociodemographic factors. Rev Odontol UNESP [Internet]. 2017;46(5):278-283. doi: https://doi.org/10.1590/1807-2577.01217
Brasil. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF; 2013.
Saeed SG, Bain J, Khoo E, Siqueira WL. COVID-19: Finding silver linings for dental education. J Dent Educ [Internet]. 2020;1-4. doi: https://doi.org/10.1590/jdd.12234
Haroon Z, Azad AA, Sharif M, Aslam A, Arshad K, Rafiq S. COVID-19 Era: Challenges and Solutions in Dental Education. J Coll Physicians Surg Pak [Internet]. 2020;30(1):129-131. doi: https://doi.org/10.29271/jcpsp.2020.supp2.129
Amadeu JF, Justi MM. Qualidade de vida de estudantes de graduação e pós-graduação em Odontologia. Archi Health Invest [Internet]. 2017;11(6):540-544. doi: https://doi.org/10.21270/archi.v6i11.2275
Serinolli MI, Oliva MPM, El-mafarjeh E. Antecedente de ansiedade, síndrome do pânico ou depressão e análise do impacto na qualidade de vida em estudantes de medicina. Rev Ges Sist Saude [Internet]. 2015;4(2):113-126. doi: https://doi.org/10.5585/rgss.v4i2.205
Farinha tF, Banhara FL, Bom GC, Kostrich LMV, Prado PC, Tresttene AS. Correlação entre espiritualidade, religiosidade e qualidade de vida em adolescentes. Rev Bioet [Internet]. 2018;26(4):567-573. doi: https://doi.org/10.1590/1983-80422018264275
Coelho APS. Saúde mental e qualidade do sono entre estudantes universitários em tempos de pandemia da COVID-19: experiência de um programa de assistência estudantil. Res Soc Develop [Internet]. 2020;9(9):1-14. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8074
Monteiro BMM, Santos Neto CN, Souza JCRP. Sono e cronotipo em estudantes universitários na pandemia da COVID-19. Res Soc Develop [Internet]. 2020;9(9):1-29. doi: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7688
Ferreira JS, Diettrich SHC, Pedro DM. Influência da prática de atividade física sobre a qualidade de vida de usuários do SUS. Saude Debate [Internet]. 2015;39(106):792-801. doi: https://doi.org/10.1590/0103-1104201510600030019
Silva RS, Silva I, Silva RA, Souza L, Tomasi E. Atividade física e qualidade de vida. Cien Saude Colet [Internet]. 2010;15(1):115-120. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000100017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).