Aprendizado baseado em problemas utilizando histórias em quadrinhos na Odontologia Forense
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1970Palavras-chave:
Ensino, Odontologia Forense, Odontologia Legal, Crime, Instrução por ComputadorResumo
O objetivo desse estudo foi avaliar a percepção e aceitação dos discentes acerca da metodologia de aprendizado baseado em problemas (problem based learning - PBL) modificada para a modalidade online. Os estudantes da disciplina de Odontologia Forense foram inseridos em uma cena de crime simulada em formato de história em quadrinhos (HQ). Divididos em “equipes forenses”, receberam como tarefa elaborar um laudo pericial desse local de crime com o auxílio de um tutor. Ao final do semestre, foi produzido um questionário pela plataforma Google Forms com perguntas acerca da metodologia utilizada, da disponibilização de materiais na plataforma virtual e do uso de um ambiente simulando a realidade forense. Utilizou-se questionário de modelo fechado e respostas baseadas na escala Likert. A amostra foi composta por 58 participantes, dos quais 50 (86,2%) concordaram ou concordaram totalmente que a metodologia foi estimulante e que proporcionou um aprendizado sólido e com propósito. Dentre os participantes, 49 (84,5%) concordaram ou concordaram totalmente que o uso do método PBL contribuiu para desenvolver a autonomia do aluno. Na percepção dos estudantes, a aplicação da metodologia PBL no ambiente virtual, por meio do recurso de HQ, contribuiu positivamente para o desenvolvimento da autonomia do aluno sobre o próprio aprendizado.
Downloads
Referências
Guimarães LSR. O aluno e a sala de aula virtual. In: Litto F, Formiga M, editores. Educação a distância: o estado da arte. 2 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil; 2012. p. 126-33.
Machado RA, Bonan PRF, Perez DEC, Martelli Júnior H. COVID-19 pandemic and the impact on dental education: discussing current and future perspectives. Braz Oral Res. 2020;34:0083. doi: https://doi.org/10.1590/1807-3107bor-2020.vol34.0083
Komatsu RS. Aprendizagem baseada em problemas: um caminho para a transformação curricular. Rev Bras Educ Med. 1999;23(2-3):32-37. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v23.2-3-005
Prado AS. Alternativas pedagógicas em uma disciplina de mestrado de um curso de odontologia: um projeto exploratório [thesis]. São Paulo (SP): Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2005. [cited Sep 24, 2023]. Available from: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9577
Haghparast N, Sedghizadeh PP, Shuler CF, Ferati D, Christersson, C. Evaluation of student and faculty perceptions of the PBL curriculum at two dental schools from a student perspective: a cross-sectional survey. Eur J Dent Educ. 2007;11(1):14-22. doi: https://doi.org/10.1111/j.1600-0579.2007.00423.x
Scanlan JS, Feinberg SL. The cartoon society: using ‘’The Simpsons’’ to teach and learn sociology. Teaching Sociology. 2000;28(2):127-139. doi: https://doi.org/10.2307/1319260
Brasil. Lei No. 5.08 (24 de agosto de 1966). Regula o exercício da Odontologia. [cited Sep 24, 2023]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5081.html
Brasil. Conselho Federal de Odontologia. Resolução CFO–63/2005. Consolidação das normas para procedimentos nos Conselhos de Odontologia. [cited Sep 24, 2023]. Available from: https://website.cfo.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Consolidac%cc%a7a%cc%83o-das-Normas-1-1.pdf
Paula LM, Bezerra ACB. A estrutura curricular dos cursos de odontologia no Brasil. Rev ABENO. 2003;3(2):7-14. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v3i2.1458
Saliba NA, Moimaz SAS, Chiaratto RA, Tiano AVP. A utilização da metodologia PBL em odontologia: descortinando novas possibilidades ao processo ensino-aprendizagem. Rev Odonto Ciênc. 2008;23(4):392-396. [cited Sep 24, 2023]. Available from: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fo/article/view/3477/0
Arias A, Scott R, Peters OA, McClain E, Gluskin AH. Educational outcomes of small-group discussion versus traditional lecture format in dental student’s learning and skill acquisition. J Dent Educ. 2016;80(4):459-465. doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2016.80.4.tb06104.x
Almeida EG, Batista NA. Desempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica. Rev Bras Educ Med. 2013;37(2):192–201. [cited Sep 24, 2023]. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/7dPbSyZTXNgQmvd46rZH9qc/abstract/?lang=pt
Barrows HS. The essentials of problem-based learning. J Dent Educ. 1998;62(9):630-633. doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.1998.62.9.tb03223.x
Rocha JS, Dias GF, Campanha NH, Baldani MH. O uso da aprendizagem baseada em problemas na odontologia: uma revisão crítica da literatura. Rev ABENO. 2016;16(1):25-38. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v16i1.231
Amaral A, Brito JA, Costa S. Using the arts to foster student’s interest, engagement, and learning in a distance-learning environment. AJE. 2018;3(2):1-18. doi: https://doi.org/10.29333/aje.2018.321a
Tatalovic M. Science comics as tools for science education and communication: a brief, exploratory study. JCOM. 2009;8(4):1-17. doi: https://doi.org/10.22323/2.08040202
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).