Realidade virtual no ensino da graduação em odontologia

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1976

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Educação em Odontologia, Tecnologia Educacional

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar, por meio de uma revisão de literatura, a utilização da realidade virtual no processo de ensino-aprendizagem da graduação em Odontologia. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com buscas de alta sensibilidade, realizado nas bases de dados Medline (PubMed), EMBASE (Elsevier), Cochrane Library e Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando-se descritores relacionados à realidade virtual, ensino na Odontologia e educação, com termos correlatos recuperados no MeSH, DeCS e Emtree. A busca foi realizada em maio de 2022 por ensaios clínicos nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola. Após avaliação por meio dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, 14 ensaios clínicos, publicados entre os anos de 2004 e 2021 em língua inglesa, foram incluídos. As finalidades mais testadas das tecnologias de realidade virtual foram para preparos cavitários para remoção de cárie (n=7) e no ensino teórico (n=2). Quanto aos instrumentos de avaliação dos participantes, a avaliação prática de destreza manual foi a mais usada (n=9). As limitações mais recorrentes (n=6) foram deficiências na avaliação ou nos métodos avaliativos dos estudos. Assim, conclui-se que a utilização da realidade virtual na área da Odontologia apresenta o potencial de aprimorar habilidades técnicas e complementar o ensino de assuntos teóricos de disciplinas da graduação. Considerando esse potencial, sugere-se que mais estudos sejam realizados para uma melhor eficácia e aplicabilidade da realidade virtual na graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erik Vinícius Martins Jácome, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Camila Fernandes Maia de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Mariana Silva de Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Caio Augusto Martins Aires, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Referências

Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Menezes RMP, Araújo MS. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Rev Esp Saude. 2015;16(1):59-65.

Fontes FLL, Santana RS, Silva HLL, Bezerra AMFA, Brito RG, Oliveira II, et al. Atuação do enfermeiro docente no ensino superior: entre o real e o ideal. Inter J Develop Res [Internet]. 2020;10(5):35924-35928. doi: https://doi.org/10.37118/ijdr.18795.05.2020

Noro LRA, Santos BCSF, Souza PHS, Pinheiro IAG, Borges REA, Nunes LMF, et al. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2015;15(1):2-11. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.146

Achuthan K, Nedungadi P, Kolil V, Diwakar S, Raman R. Innovation adoption and diffusion of virtual laboratories. Inter J Onl Biomed Engin [Internet]. 2020;16(9):4-25. doi: https://doi.org/10.3991/ijoe.v16i09.11685

Grivokostopoulou F, Kovas K, Perikos I. The effectiveness of embodied pedagogical agents and their impact on students learning in virtual worlds. Applied Sci [Internet]. 2020;10(5):1-14. doi: https://doi.org/10.3390/app10051739

Ayoub A, Pulijala Y. The application of virtual reality and augmented reality in oral maxillofacial surgery. BMC Oral Health [Internet]. 2019;19(238):1-8. doi: https://doi.org/10.1186/s12903-019-0937-8

Inssenber SB, Gordon MS, Gordon DL, Safford RE, Hart IR. Simulation and new learning technologies. Med Teach [Internet]. 2001;23(1):16-23. doi: https://doi.org/10.1080/01421590020007324

Inquimbert C, Tramini P, Romieu O, Giraudeau N. Pedagogical Evaluation of Digital Technology to Enhance Dental Student Learning. Eur J Dent [Internet]. 2019;13(1):53-57. doi: https://doi.org/10.1055%2Fs-0039-1688526

Walmsley AD. Establishing New Dental Schools: Lessons Learned and Future Promise. J Dent Educ [Internet]. 2018;82(6):547-548. doi: https://doi.org/10.21815/jde.018.060

Robinson KA, Dickersin K. Development of a highly sensitive search strategy for the retrieval of reports of controlled trials using PubMed. Inter J Epid [Internet]. 2002;31(1):150-53. doi: https://doi.org/10.1093/ije/31.1.150

Quinn F, Keogh P, McDonald A, Hussey D. A study comparing the effectiveness of conventional training and virtual reality simulation in the skills acquisition of junior dental students. Eur J Dent Educ [Internet]. 2003;7(4):164-169. doi: https://doi.org/10.1034/j.1600-0579.2003.00309.x

LeBlanc VR, Urbankova A, Hadavi F, Lichtenthal RM. A preliminary study in using virtual reality to train dental students. J Dent Educ [Internet]. 2004;68(3):378‐383. doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2004.68.3.tb03754.x

Wierinck E, Puttemans V, Swinnen S, Steenberghe DV. Effect of augmented visual feedback from a virtual reality simulation system on manual dexterity training. Eur J Dent Educ [Internet]. 2005;9(1):10-16. doi: https://doi.org/10.1111/j.1600-0579.2004.00351.x

Wierinck E, Puttemans V, Steenberghe DV. Effect of tutorial input in addition to augmented feedback on manual dexterity training and its retention. Eur J Dent Educ [Internet]. 2006;10(1):24-31. doi: https://doi.org/10.1111/j.1600-0579.2006.00392.x

Dwisaptarini AP, Suebnukarn S, Rhienmora P, Haddawy P, Koontongkaew S. Effectiveness of the multilayered caries model and visuo-tactile virtual reality simulator for minimally invasive caries removal: a randomized controlled trial. Op Dent [Internet]. 2018;43(3):110-118. doi: https://doi.org/10.2341/17-083-c

Vincent M, Joseph D, Amory C, Paoli N, Ambrosini P, Mortier E, et al. Contribution of haptic simulation to analogic training environment in restorative dentistry. J Dent Educ [Internet]. 2020;84(3):367-376. doi: https://doi.org/10.21815/jde.019.187

Murbay S, Neelakantan P, Chang JWW, Yeung S. Evaluation of the introduction of a dental virtual simulator on the performance of undergraduate dental students in the pre-clinical operative dentistry course. Eur J Dent Educ [Internet]. 2020;24(1):5-16. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12453

Suebnukarn S, Hataidechadusadee R, Suwannasri N, Suprasert N, Rhienmora P, Haddawy P. Access cavity preparation training using haptic virtual reality and microcomputed tomography tooth models. Inter End J [Internet]. 2011;44(11):983-989. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2591.2011.01899.x

Kikuchi H, Ikeda M, Araki K. Evaluation of a virtual reality simulation system for porcelain fused to metal crown preparation at Tokyo Medical and Dental University. J Dent Educ [Internet]. 2013;77(6):782‐792. doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2013.77.6.tb05530.x

Mladenović R, Pereira L, Djordjević F, Vlahović Z, Mladenović K, Cvetković A, et al. The use of mobile-aided learning in education of local anesthesia for the inferior alveolar nerve block. Vojnos Preg [Internet]. 2020;77(8):839-843. doi: http://dx.doi.org/10.2298/VSP2009004E

Nardy C, Sahar N, Eyal T, Ervin IW. Evaluation of a navigation system for dental implantation as a tool to train novice dental practitioners. J Oral Maxillofacial Surg [Internet]. 2011;69(10):2548-256. doi: https://doi.org/10.1016/j.joms.2011.04.026

Zhang J, Xing J, Zheng M, Sheng J, Zhang K, Zhang B. Effectiveness of virtual simulation and jaw model for undergraduate periodontal teaching. BMC Med Educ [Internet]. 2021;21(616):1-10. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-021-03064-1

Hashemikamangar SS, Yazdanpanah F, Mirzaii M, Yazdani R, Karazifard MJ, Yasini E. Efficacy of e-learning via the website of tehran university of medical sciences for diagnosing tooth discolorations and treatment planning by senior dental students. Act Med Ira. 2016;54(8):536-541.

Vadillo RM, Canales JOG, Luján VCF, Malatto JMR, Asencios RHB, Vergiú CEC. Use of virtual reality as a learning environment in dentistry. Gen Dent [Internet]. 2019;67(4):21-27.

Queiroz MG, Dourado LF. O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960. Hist Cienc Saude-Manguinhos [Internet]. 2009;16(4):1011-1026. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-59702009000400010

Lage RH, Alemeida SKTT, Vasconcelos GAN, Assaf AV, Robles FRP. Ensino e aprendizagem em Odontologia: análise de sujeitos e práticas. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2017;41(1):22-29. doi: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1RB20150155

Joda T, Bornstein MM, Jung RE, Ferrari M, Waltimo T, Zitzmann NU. Recent trends and future direction of dental research in the digital era. Int J Env Res Pub Health [Internet]. 2020;17(6):1-8. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph17061987

Araújo J, Valois EM, Lago ADN, Silva BMAH, Costa JF, Firoozmand LM. Remoção parcial do tecido cariado em dentes permanentes: uma revisão integrativa da literatura. Rev Bras Odont [Internet]. 2017;74(1):31-35. doi: https://doi.org/10.18363/rbo.v74n1.p.31

Creeth JE, Karwal R, Hara AT, Zero DT, Grosso G, Godos J, Vinagre ARR. Avaliação clínica e laboratorial de diferentes sistemas adesivos em dentistaria restauradora. Car Res [Internet]. 2017;37:131-156.

Plessas A. Computerized virtual reality simulation in preclinical dentistry: can a computerized simulator replace the conventional phantom heads and human instruction?. J Soc Simulation in Healthcare [Internet]. 2017;12(5):332-338. doi: https://doi.org/10.1097/sih.0000000000000250

Corrêa CG, Machado MAAM, Ranzini E, Tori R, Nunes FLS. Virtual reality simulator for dental anesthesia training in the inferior alveolar nerve block. J Applied Oral Sci [Internet]. 2017;25(4):357-366. doi: https://doi.org/10.1590/1678-7757-2016-0386

Costa RKS, Torres GV, Salvetti MG, Azevedo IC, Costa MAT. Instrumento para avaliar o cuidado de graduandos de enfermagem à pessoa com ferida. Rev Esc Enfer USP [Internet]. 2015;49(2):317-325. doi: https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000200018

Meckfessel S, Stühmer C, Bormann KH, Kupka T, Behrends M, Matthies H, et al. Introduction of e-learning in dental radiology reveals significantly improved results in final examination. J Cranio-Maxillofacial Surg [Internet]. 2011;39(1):40-48. doi: https://doi.org/10.1016/j.jcms.2010.03.008

Santos GNM, Leite AF, Figueiredo PTS, Pimentel NM, Flores-Mir C, Melo NS, et al. Effectiveness of e-learning in oral radiology education: a systematic review. J Dent Educ [Internet]. 2016;80:1126-11239. doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2016.80.9.tb06195.x

Chang HJ, Symkhampha K, Huh KH, Yi WJ, Heo MS, Lee SS, et al. The development of a learning management system for dental radiology education: a technical report. Imag Sci Dent [Internet]. 2017;47:51-55. doi: https://doi.org/10.5624/isd.2017.47.1.51

Pinheiro PS, Tomé MA, Lustosa LP. Realidade virtual na unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa. Rev Eletr Acervo Saude [Internet]. 2021;13(10):1-9. doi: https://doi.org/10.25248/reas.e8929.2021

Publicado

20-11-2023

Como Citar

Jácome, E. V. M., Carvalho, C. F. M. de, Félix, Érica G., Bessa, M. S. de, Aires, C. A. M., Torres, A. C. S. P., Nascimento, E. G. C. do, & Fernandes, T. A. A. de M. (2023). Realidade virtual no ensino da graduação em odontologia: uma revisão integrativa. Revista Da ABENO, 23(1), 1976 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1976

Edição

Seção

Revisão