Realidade virtual no ensino da graduação em odontologia
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.1976Palavras-chave:
Realidade Virtual, Educação em Odontologia, Tecnologia EducacionalResumo
O objetivo deste estudo foi investigar, por meio de uma revisão de literatura, a utilização da realidade virtual no processo de ensino-aprendizagem da graduação em Odontologia. Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com buscas de alta sensibilidade, realizado nas bases de dados Medline (PubMed), EMBASE (Elsevier), Cochrane Library e Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando-se descritores relacionados à realidade virtual, ensino na Odontologia e educação, com termos correlatos recuperados no MeSH, DeCS e Emtree. A busca foi realizada em maio de 2022 por ensaios clínicos nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola. Após avaliação por meio dos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, 14 ensaios clínicos, publicados entre os anos de 2004 e 2021 em língua inglesa, foram incluídos. As finalidades mais testadas das tecnologias de realidade virtual foram para preparos cavitários para remoção de cárie (n=7) e no ensino teórico (n=2). Quanto aos instrumentos de avaliação dos participantes, a avaliação prática de destreza manual foi a mais usada (n=9). As limitações mais recorrentes (n=6) foram deficiências na avaliação ou nos métodos avaliativos dos estudos. Assim, conclui-se que a utilização da realidade virtual na área da Odontologia apresenta o potencial de aprimorar habilidades técnicas e complementar o ensino de assuntos teóricos de disciplinas da graduação. Considerando esse potencial, sugere-se que mais estudos sejam realizados para uma melhor eficácia e aplicabilidade da realidade virtual na graduação.
Downloads
Referências
Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Menezes RMP, Araújo MS. O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica. Rev Esp Saude. 2015;16(1):59-65.
Fontes FLL, Santana RS, Silva HLL, Bezerra AMFA, Brito RG, Oliveira II, et al. Atuação do enfermeiro docente no ensino superior: entre o real e o ideal. Inter J Develop Res [Internet]. 2020;10(5):35924-35928. doi: https://doi.org/10.37118/ijdr.18795.05.2020
Noro LRA, Santos BCSF, Souza PHS, Pinheiro IAG, Borges REA, Nunes LMF, et al. O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO [Internet]. 2015;15(1):2-11. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.146
Achuthan K, Nedungadi P, Kolil V, Diwakar S, Raman R. Innovation adoption and diffusion of virtual laboratories. Inter J Onl Biomed Engin [Internet]. 2020;16(9):4-25. doi: https://doi.org/10.3991/ijoe.v16i09.11685
Grivokostopoulou F, Kovas K, Perikos I. The effectiveness of embodied pedagogical agents and their impact on students learning in virtual worlds. Applied Sci [Internet]. 2020;10(5):1-14. doi: https://doi.org/10.3390/app10051739
Ayoub A, Pulijala Y. The application of virtual reality and augmented reality in oral maxillofacial surgery. BMC Oral Health [Internet]. 2019;19(238):1-8. doi: https://doi.org/10.1186/s12903-019-0937-8
Inssenber SB, Gordon MS, Gordon DL, Safford RE, Hart IR. Simulation and new learning technologies. Med Teach [Internet]. 2001;23(1):16-23. doi: https://doi.org/10.1080/01421590020007324
Inquimbert C, Tramini P, Romieu O, Giraudeau N. Pedagogical Evaluation of Digital Technology to Enhance Dental Student Learning. Eur J Dent [Internet]. 2019;13(1):53-57. doi: https://doi.org/10.1055%2Fs-0039-1688526
Walmsley AD. Establishing New Dental Schools: Lessons Learned and Future Promise. J Dent Educ [Internet]. 2018;82(6):547-548. doi: https://doi.org/10.21815/jde.018.060
Robinson KA, Dickersin K. Development of a highly sensitive search strategy for the retrieval of reports of controlled trials using PubMed. Inter J Epid [Internet]. 2002;31(1):150-53. doi: https://doi.org/10.1093/ije/31.1.150
Quinn F, Keogh P, McDonald A, Hussey D. A study comparing the effectiveness of conventional training and virtual reality simulation in the skills acquisition of junior dental students. Eur J Dent Educ [Internet]. 2003;7(4):164-169. doi: https://doi.org/10.1034/j.1600-0579.2003.00309.x
LeBlanc VR, Urbankova A, Hadavi F, Lichtenthal RM. A preliminary study in using virtual reality to train dental students. J Dent Educ [Internet]. 2004;68(3):378‐383. doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2004.68.3.tb03754.x
Wierinck E, Puttemans V, Swinnen S, Steenberghe DV. Effect of augmented visual feedback from a virtual reality simulation system on manual dexterity training. Eur J Dent Educ [Internet]. 2005;9(1):10-16. doi: https://doi.org/10.1111/j.1600-0579.2004.00351.x
Wierinck E, Puttemans V, Steenberghe DV. Effect of tutorial input in addition to augmented feedback on manual dexterity training and its retention. Eur J Dent Educ [Internet]. 2006;10(1):24-31. doi: https://doi.org/10.1111/j.1600-0579.2006.00392.x
Dwisaptarini AP, Suebnukarn S, Rhienmora P, Haddawy P, Koontongkaew S. Effectiveness of the multilayered caries model and visuo-tactile virtual reality simulator for minimally invasive caries removal: a randomized controlled trial. Op Dent [Internet]. 2018;43(3):110-118. doi: https://doi.org/10.2341/17-083-c
Vincent M, Joseph D, Amory C, Paoli N, Ambrosini P, Mortier E, et al. Contribution of haptic simulation to analogic training environment in restorative dentistry. J Dent Educ [Internet]. 2020;84(3):367-376. doi: https://doi.org/10.21815/jde.019.187
Murbay S, Neelakantan P, Chang JWW, Yeung S. Evaluation of the introduction of a dental virtual simulator on the performance of undergraduate dental students in the pre-clinical operative dentistry course. Eur J Dent Educ [Internet]. 2020;24(1):5-16. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12453
Suebnukarn S, Hataidechadusadee R, Suwannasri N, Suprasert N, Rhienmora P, Haddawy P. Access cavity preparation training using haptic virtual reality and microcomputed tomography tooth models. Inter End J [Internet]. 2011;44(11):983-989. doi: https://doi.org/10.1111/j.1365-2591.2011.01899.x
Kikuchi H, Ikeda M, Araki K. Evaluation of a virtual reality simulation system for porcelain fused to metal crown preparation at Tokyo Medical and Dental University. J Dent Educ [Internet]. 2013;77(6):782‐792. doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2013.77.6.tb05530.x
Mladenović R, Pereira L, Djordjević F, Vlahović Z, Mladenović K, Cvetković A, et al. The use of mobile-aided learning in education of local anesthesia for the inferior alveolar nerve block. Vojnos Preg [Internet]. 2020;77(8):839-843. doi: http://dx.doi.org/10.2298/VSP2009004E
Nardy C, Sahar N, Eyal T, Ervin IW. Evaluation of a navigation system for dental implantation as a tool to train novice dental practitioners. J Oral Maxillofacial Surg [Internet]. 2011;69(10):2548-256. doi: https://doi.org/10.1016/j.joms.2011.04.026
Zhang J, Xing J, Zheng M, Sheng J, Zhang K, Zhang B. Effectiveness of virtual simulation and jaw model for undergraduate periodontal teaching. BMC Med Educ [Internet]. 2021;21(616):1-10. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-021-03064-1
Hashemikamangar SS, Yazdanpanah F, Mirzaii M, Yazdani R, Karazifard MJ, Yasini E. Efficacy of e-learning via the website of tehran university of medical sciences for diagnosing tooth discolorations and treatment planning by senior dental students. Act Med Ira. 2016;54(8):536-541.
Vadillo RM, Canales JOG, Luján VCF, Malatto JMR, Asencios RHB, Vergiú CEC. Use of virtual reality as a learning environment in dentistry. Gen Dent [Internet]. 2019;67(4):21-27.
Queiroz MG, Dourado LF. O ensino da odontologia no Brasil: uma leitura com base nas recomendações e nos encontros internacionais da década de 1960. Hist Cienc Saude-Manguinhos [Internet]. 2009;16(4):1011-1026. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-59702009000400010
Lage RH, Alemeida SKTT, Vasconcelos GAN, Assaf AV, Robles FRP. Ensino e aprendizagem em Odontologia: análise de sujeitos e práticas. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2017;41(1):22-29. doi: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1RB20150155
Joda T, Bornstein MM, Jung RE, Ferrari M, Waltimo T, Zitzmann NU. Recent trends and future direction of dental research in the digital era. Int J Env Res Pub Health [Internet]. 2020;17(6):1-8. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph17061987
Araújo J, Valois EM, Lago ADN, Silva BMAH, Costa JF, Firoozmand LM. Remoção parcial do tecido cariado em dentes permanentes: uma revisão integrativa da literatura. Rev Bras Odont [Internet]. 2017;74(1):31-35. doi: https://doi.org/10.18363/rbo.v74n1.p.31
Creeth JE, Karwal R, Hara AT, Zero DT, Grosso G, Godos J, Vinagre ARR. Avaliação clínica e laboratorial de diferentes sistemas adesivos em dentistaria restauradora. Car Res [Internet]. 2017;37:131-156.
Plessas A. Computerized virtual reality simulation in preclinical dentistry: can a computerized simulator replace the conventional phantom heads and human instruction?. J Soc Simulation in Healthcare [Internet]. 2017;12(5):332-338. doi: https://doi.org/10.1097/sih.0000000000000250
Corrêa CG, Machado MAAM, Ranzini E, Tori R, Nunes FLS. Virtual reality simulator for dental anesthesia training in the inferior alveolar nerve block. J Applied Oral Sci [Internet]. 2017;25(4):357-366. doi: https://doi.org/10.1590/1678-7757-2016-0386
Costa RKS, Torres GV, Salvetti MG, Azevedo IC, Costa MAT. Instrumento para avaliar o cuidado de graduandos de enfermagem à pessoa com ferida. Rev Esc Enfer USP [Internet]. 2015;49(2):317-325. doi: https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000200018
Meckfessel S, Stühmer C, Bormann KH, Kupka T, Behrends M, Matthies H, et al. Introduction of e-learning in dental radiology reveals significantly improved results in final examination. J Cranio-Maxillofacial Surg [Internet]. 2011;39(1):40-48. doi: https://doi.org/10.1016/j.jcms.2010.03.008
Santos GNM, Leite AF, Figueiredo PTS, Pimentel NM, Flores-Mir C, Melo NS, et al. Effectiveness of e-learning in oral radiology education: a systematic review. J Dent Educ [Internet]. 2016;80:1126-11239. doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2016.80.9.tb06195.x
Chang HJ, Symkhampha K, Huh KH, Yi WJ, Heo MS, Lee SS, et al. The development of a learning management system for dental radiology education: a technical report. Imag Sci Dent [Internet]. 2017;47:51-55. doi: https://doi.org/10.5624/isd.2017.47.1.51
Pinheiro PS, Tomé MA, Lustosa LP. Realidade virtual na unidade de terapia intensiva: uma revisão integrativa. Rev Eletr Acervo Saude [Internet]. 2021;13(10):1-9. doi: https://doi.org/10.25248/reas.e8929.2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).