Desenvolvimento, validação e avaliação da eficácia de um folheto educativo sobre protetores bucais para crianças e adolescentes – uma estratégia de prevenção aos traumatismos dentários durante a prática de esportes

Autores

  • Mariana Pires da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Camila Silva de Amorim Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lucas Alves Jural Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcela Baraúna Magno Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lucianne Cople Maia Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.2030

Palavras-chave:

Protetores Bucais, Traumatismos Dentários, Estudo de Validação, Traumatismos em Atletas, Criança

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver, verificar a validação do conteúdo e avaliar a eficácia de um folheto educativo sobre protetores bucais (PBs) para crianças e adolescentes (C/A) com idade entre oito e quinze anos. As etapas de desenvolvimento e validação do conteúdo foram realizadas após pesquisa bibliográfica na literatura baseada em evidências sobre o assunto, e avaliação de estudantes de pós-graduação e/ou professores de odontologia, especialistas em educação, bem como por C/A (público-alvo). Foram calculados o índice de validade do conteúdo (IVC) para cada item (I-IVC) e o índice de validade total do conteúdo do folheto (F-IVC). Um questionário foi elaborado com questões relacionadas ao conteúdo do folheto e a eficácia da aquisição de conhecimentos foi avaliada por meio de testes para dados pareados, considerando as respostas das C/A antes e depois da leitura do folheto. Modelos lineares generalizados e mistos foram utilizados para avaliar associações não ajustadas e ajustadas, respectivamente (p<0,05). O poder da amostra também foi calculado. Os itens foram considerados relevantes, representativos e com boa operacionalidade, e válidos com I-IVC e F-IVC de 1.0. Quarenta e quatro C/A com 10,9±2,2 anos foram incluídos e, após a leitura do folheto, a média de respostas corretas teve um aumento significativo (p<0,001). No modelo ajustado, a "leitura do folheto" influenciou positivamente no conhecimento sobre PB (p<0,001). Um poder de amostragem de 100% foi obtido. O folheto apresentou um conteúdo de validade satisfatória e deve ser considerado um instrumento capaz de aumentar o conhecimento de C/A sobre PB.

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Biografia do Autor

Mariana Pires da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Camila Silva de Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lucas Alves Jural, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcela Baraúna Magno, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lucianne Cople Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular, Departamento de Odontopediatria e Ortodontia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

20-12-2022

Como Citar

Costa, M. P. da, Amorim, C. S. de, Jural, L. A., Magno, M. B., & Maia, L. C. (2022). Desenvolvimento, validação e avaliação da eficácia de um folheto educativo sobre protetores bucais para crianças e adolescentes – uma estratégia de prevenção aos traumatismos dentários durante a prática de esportes. Revista Da ABENO, 22(2), 2030 . https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.2030

Edição

Seção

Prêmio Oral B - Trabalhos premiados na categoria Pesquisa Ensino SBPqO 2022