Simulação Clínica Realística
relato da experiência do laboratório de simulação clínica realística da FOUSP
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v23i1.2104Palavras-chave:
Ensino, Educação em Odontologia, Simulação de PacienteResumo
Apresenta-se a experiência da simulação clínica realística (SCR) efetuada no Laboratório de Simulação Clínica Realística e de Realidade Virtual Aumentada da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (inaugurado em junho de 2022). Essa metodologia contribui significativamente na formação do estudante de Odontologia em todas as áreas do conhecimento odontológico. Sua aplicação deve submeter-se a protocolos corretos construção do problema (briefing), a simulação e discussão posterior (debriefing). Este cenário constitui o presente e o futuro da realidade do ensino odontológico. De fato, sua estratégia possibilita a simulação de uma multiplicidade de situações clínicas. Para tal, impõe-se a estruturação de um ambiente específico (aqui denominado “laboratório”). Este trabalho resume os fundamentos dessa simulação e a avaliação interna de sua aplicabilidade e inequívoca eficácia na nossa Faculdade. De fato, a simulação é uma estratégia facilitadora imprescindível no processo ensino-aprendizagem da Odontologia, cujo papel nesse processo deve delinear-se cada vez mais importante, na medida em que outros centros formadores forem adotando esse recurso e forem progressivamente intercambiando suas experiências e avaliações.
Downloads
Referências
Melo MCB, Liu PMF, Magalhães AMPB, et al, A Simulação clínica na Graduação. In: Scalabrini Neto AS, Fonseca AS, Brandão, CFS. Simulação realística e habilidades na saúde. 1 ed. Rio de Janeiro: Atheneu; 2017.
Gaba DM. The future vision in health care. Qual Saf Health care [Internet]. 2004;13(Supp1):2-10. doi: https://doi.org/10.1136/qshc.2004.009878
Mizoi CS, Kaneko RMU, Moreira Filho CA. A simulação realística como estratégia de treinamento para profissionais da saúde. Einstein Educ Contin Saude [Internet]. 2007;5(3):100-101.
Brondani MA, Siarkowski M, Alibrahim I, Ribeiro CCC, Alves CMC, Donnelly LR, Mathu-Muju K. An Overview of Pedagogical Approaches to Caries-Control Medications in Canadian Dental and Dental Hygiene Programs. J Can Dent Assoc [Internet]. 2021;87. doi: https://doi.org/10.12816/0059058
Nascimento CF, Warmling CM. Service-Learning in undergraduate dental education: Professional competence for clinical decision-making. Eur J Dent Educ [Internet]. 2021;25(1):191-198. doi: https://doi.org/10.1111/eje.12590
Lima J, Caldarelli PG, Rocha JS, Fagundes Tomazinho FS, Fariniuk LF, Baratto-Filho F, Leão Gabardo MC. Educational approaches for assessing knowledge about and actions of educators in response to dental avulsion. J Indian Soc Pedod Prev Dent [Internet]. 2021;39(2):138-146. doi: https://doi.org/10.4103/JISPPD.JISPPD_186_20
Brondani MA, Pattanaporn K, Aleksejuniene J. How can dental public health competencies be addressed at the undergraduate level? J Public Health Dent [Internet]. 2015;75(1):49-57. doi: https://doi.org/10.1111/jphd.12070
Koth AJ, Focken AG, Lyden ER, Yoachim SD. Effectiveness of an E-module at teaching novice learners critical thinking skills related to dentistry. J Dent Educ [Internet]. 2021;85(12):1879-1888. doi: https://doi.org/10.1002/jdd.12757
Waldron SK, Walker J, Kanji Z, Bergmann HV. Dental Hygiene Clinical Instructors' Pedagogical Beliefs and Described Practices About Student-Centered Education. J Dent Educ [Internet]. 2019;83(9):1019-1029. doi: https://doi.org/10.21815/JDE.019.106
Papadopoulos L, Pentzou AE, Louloudiadis K, Tsiatsos TK. Design and evaluation of a simulation for pediatric dentistry in virtual worlds. J Med Internet Res [Internet]. 2013:29;15(10):e240. doi: https://doi.org/10.2196/jmir.2651
Gormley GJ, Fenwick T. Learning to manage complexity through simulation: students' challenges and possible strategies. Perspect Med Educ [Internet]. 2016;5(3):138-146. doi: https://doi.org/10.1007/s40037-016-0275-3
Aamlid H, Tveit B. Simulation as a joint learning activity in clinical placement-interaction between first-year nursing students and qualified nurses. J Clin Nurs [Internet]. 2022;31(1-2):250-261. doi: https://doi.org/10.1111/jocn.15903
Urbina J, Monks SM. Validating Assessment Tools in Simulation. StatPearls Publishing; 2022.
Peng M, Su N, Hou R, Geng H, Cai F, Zhong W, Zhang W, Zhong J, Yang Z, Cao W. Evaluation of teaching effect of first-aid comprehensive simulation-based education in clinical medical students. Front Public Health [Internet]. 2022;10:909889. doi: https://doi.org/10.3389/fpubh.2022.909889
Martins T, Santos F, Lumini MJ, Sousa MR, Peixoto MJ, Freire RM, Salazar B, Fernandes C, Araújo MF. Realistic simulation in nursing education: Testing two scenario-based models. Nurs Open [Internet]. 2022;29:3326-3335. doi: https://doi.org/10.1002/nop2.1585
Liu YH, Subeq YM, Lin PH. Clinical dyspnea scenario: Using high-fidelity situation simulation teaching program to evaluate learning effectiveness for clinical junior and pre-clinical nurses. Front Psychol [Internet]. 2023;9(13):1015106. doi: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1015106
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).