Interfaces entre racismo e Odontologia – necessidade de reconhecer para mudar
uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v24i1.2199Palavras-chave:
Racismo, Racismo Sistêmico, Odontologia, Educação em Odontologia, AntirracismoResumo
O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura acerca das interfaces entre racismo e a Odontologia. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Medline (Medical Literature Analysis and Retrievel System Online) via PubMed e BVS (Biblioteca Virtual de Saúde), entre janeiro e outubro de 2023, a partir da combinação dos descritores “racism”, “dentistry” e “oral health”. Foram selecionadas para compor esta revisão publicações sobre as intersecções entre o racismo, a educação e a prática odontológica. Foi possível identificar que a Odontologia sofre influência do racismo e atua na manutenção e na legitimação desse sistema de opressão. A falta de diversidade racial entre profissionais, docentes e estudantes da área, currículos de Odontologia pouco problematizadores, a falta de competência cultural dos profissionais e o viés racial na indicação de tratamentos odontológicos são pontos importantes elencados na literatura sobre as ligações entre racismo e Odontologia. Mudar esta realidade implica enquadrar o antirracismo como prioridade no ensino e na prática odontológica. Para que isso aconteça, é necessário, essencialmente, aceitar que o racismo existe e que seus fundamentos históricos ainda impactam e moldam a profissão.
Downloads
Referências
Goes EF, Ramos DO, Ferreira AJF. Desigualdades raciais em saúde e a pandemia da COVID-19. Trab Educ Saude [Internet]. 2020;18(3):e00278110. doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00278
Almeida S. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen; 2019.
Bonilla-Silva E. What Makes Systemic Racism Systemic? Sociol Inq [Internet]. 2021;91(3):513-533. doi: https://doi.org/10.1111/soin.12420
Melo FM, Riscado JLS. Curriculum of ethnic-racial relations at a faculty of dentistry. EDPOLYAR [Internet]. 2021;29(7). doi: https://doi.org/10.14507/epaa.29.4664
Bastos JL, Celeste RK, Paradies YC. Racial Inequalities in Oral Health. J Dent Res [Internet]. 2018;97(8):878-886. doi: https://doi.org/10.1177/0022034518768536
Jamieson L, Peres MA, Guarnizo-Herreno CC, Bastos JL. Racism and oral health inequities: An overview. EClinicalMedicine [Internet]. 2021;34;100827. doi: https://doi.org/10.1016/j.eclinm.2021.100827
Bianchi T, Wilson K, Yee A. Undoing structural racism in dentistry: Advocacy for dental therapy. J Public Health Dent [Internet]. 2022;82(Suppl 1):140-143. doi: https://doi.org/10.1111/jphd.12499
Smith PD, Murray M, Hoffman S, Ester TV, Kohli R. Addressing Black men's oral health through community engaged research and workforce recruitment. J Public Health Dent [Internet]. 2022;82(Suppl 1):83-88. doi: https://doi.org/10.1111/jphd.12508
Candido LC, Finkler M, Bastos JL, Freitas SFTD. Conflitos com o paciente, cor/raça e concepções de estudantes de Odontologia: uma análise com graduandos no Sul do Brasil. Physis [Internet]. 2019;29(4):e290410. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-73312019290410
Chisini LA, Noronha TG, Ramos EC, Santos-Junior RB, Sampaio KH, Faria-E-Silva AL, Corrêa MB. Does the skin color of patients influence the treatment decision-making of dentists? A randomized questionnaire-based study. Clin Oral Investig [Internet]. 2019;23(3):1023-1030. doi: https://doi.org/10.1007/s00784-018-2526-7
Plessas A. To what extent do patients' racial characteristics affect our clinical decisions? Evid Based Dent [Internet]. 2019;20(4):101-102. doi: https://doi.org/10.1038/s41432-019-0062-1
Lamenha-Lins RM, Souza GLN, Ferreira FM, Paiva SM, Bastos JL, Serra-Negra JM. Racismo estrutural e saúde bucal. 1 ed. Belo Horizonte: Comissão Editorial FAO UFMG; 2022 [citado em 16 de janeiro de 2024]. Disponível em: https://www.bu.ufmg.br/imagem/000026/0000268a.pdf
Carneiro ML. O racismo na história do Brasil. 8 ed. São Paulo: Ática; 2005.
Diangelo R. Não basta não ser racista: sejamos antirracistas. Trad Marcos Marciolino. São Paulo: Faro Editorial; 2018.
Cavalcante LTC, Oliveira AAS. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psic Rev [Internet]. 2020;26(1):83-102. doi: https://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p82-100
Rother ET. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paul Enferm [Internet]. 2007;20(2):5-6. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001
Fleming E, Smith CS, Ware TK, Gordon NB. Can academic dentistry become an anti-racist institution?: Addressing racial battle fatigue and building belonging. J Dent Educ [Internet]. 2022;86:1075-1082. doi: https://doi.org/10.1002/jdd.13025
Demopoulos CA, Kohli R, Dhar S, Raju K. Racial and oral health equity in dental school curricula. J Public Health Dent [Internet]. 2022;82(Suppl 1):114-122. doi: https://doi.org/10.1111/jphd.12516
Ester TV, Smith CS, Smith PD. Illuminating light in the darkness: Black/African-American men in dental education and strategies for change. J Dent Educ [Internet]. 2022;86(9):1214-1222. doi: https://doi.org/10.1002/jdd.13065
Smith WA, Mustaffa JB, Jones CM, Curry TJ, Allen WR. You make me wanna holler and throw up both my hands!” Campus culture, Black misandric microaggressions, and racial battle fatigue. Int J Qual Stud Educ [Internet]. 2016;29(9):1189-1209. doi: https://doi.org/10.1080/09518398.2016.1214296
Valério ACO, Bezerra WC, Santos VS, Leite Junior JD, Farias MN, Santos SMB. Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde. Cad Bras Ter Ocup [Internet]. 2021;29:e3007. doi: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAO2278
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Estudos e Pesquisas. Informação Demográfica e Socioeconômica. 2019 [citado em 16 de janeiro de 2024]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf
Lopes RA, Silva GHG, Ferreira EB. A Lei de Cotas e o acesso à Universidade Federal de Alfenas por estudantes pertencentes a grupos sub-representados. Rev Bras Estud Pedagog [Internet]. 2021;102(260):148–176. doi: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.102.i260.3961
Brasil. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União; 2012a [citado em 16 de janeiro de 2024]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm
Santos BRM, Gonzales PS, Carrer FCA, Araújo ME. Perfil e expectativas dos ingressantes da Faculdade de Odontologia da USP: uma visão integrada com as diretrizes curriculares nacionais e o Sistema Único de Saúde. Rev ABENO [Internet]. 2015;15(1):28-37. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.150
Martins AB, Menezes IHCF, Queiroz MG. Estudantes de Odontologia cotistas e o instrumental odontológico. Rev ABENO [Internet]. 2019;19(3):58-68. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.763
Latreille AC, Sobrinho SM, Warmling AMF, Ribeiro DM, Amante CJ. Perfil socioeconômico dos graduandos em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Rev ABENO [Internet]. 2015;15(1):86-96. doi: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.148
Whitfield-Harris L, Lockhart JS, Zoucha R, Alexander R. The lived experience of Black nurse faculty in predominantly White schools of nursing. J Transcult Nurs [Internet]. 2017;28(6):608-615. doi: https://doi.org/10.1177/1043659617699064
Campbell KM, Hudson BD, Tumin D. Releasing the net to promote minority faculty success in academic medicine. J J Racial Ethn Health Disparities [Internet]. 2020;7(2):202-206. doi: https://doi.org/10.1007/s40615-020-00703-z
Gurin P, Dey EL, Hurtado S, Gurin G. Diversity and higher education: Theory and impact on educational outcomes. Harvard Educ Revi [Internet]. 2002;72(3):330–365. doi: https://doi.org/10.17763/haer.72.3.01151786u134n051
Silva TT. Documentos de identidade: Uma introdução às teorias de currículo. Autêntica; 2002.
Tsai J, Lindo E, Bridges K. Seeing the window, finding the spider: applying critical race theory to medical education to make up where biomedical models and social determinants of health curricula fall short. Front Public Health [Internet]. 2021;9:653643. doi: https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.653643
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro e 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Brasília: Diário Oficial da União; 2002 [citado em 16 de janeiro de 2024]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Superior. Resolução nº 3, de 21 de junho de 2021. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União; 2021 [citado em 16 de janeiro de 2024]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2021-pdf/191741-rces003-21/file
Galvão MH, Morais HGF, Forte FDS, Freitas CHSM, Brito GEG, Pessoa TRRF. Avaliação de um curso de Odontologia com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais: um estudo seccional. Rev ABENO [Internet]. 2022;22(2):1785. doi: https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1785
Cabral ED, Caldas Jr AF, Cabral HA. Influence of the patient's race on the dentist's decision to extract or retain a decayed tooth. Community Dent Oral Epidemiol [Internet]. 2005;33(6):461-466. doi: https://doi.org/10.1111/j.1600-0528.2005.00255.x
Patel N., et al. Unconscious Racial Bias May Affect Dentists’ Clinical Decisions on Tooth Restorability: A Randomized Clinical Trial. JDR Clin Trans Res [Internet]. 2019;4(1):19-28. doi: https://doi.org/10.1177/2380084418812886
Gouveia EAH, Silva RO, Pessoa BHS. Competência Cultural: uma Resposta Necessária para Superar as Barreiras de Acesso à Saúde para Populações Minorizadas. Rev Bras Educ Medic [Internet]. 2019;43(1):82–90. doi: https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190066
Anand R, Lahiri I. Intercultural Competence in Health Care. In: Deardorff DK. The SAGE Handbook of Intercultural Competence. California; 2010:387-402 [citado em16 de janeiro de 2024]. Disponível em: https://www.sagepub.com/sites/default/files/upm-binaries/30570_23.pdf
Flanagin A, Frey T, Christiansen SL, Bauchner H. The Reporting of Race and Ethnicity in Medical and Science Journals: Comments Invited. JAMA [Internet]. 2021;325(11):1049–1052. doi: https://doi.org/10.1001/jama.2021.2104
Sinkford JC, Valachovic RW, Harrison SG. Underrepresented minority dental school enrollment: continued vigilance required. J Dent Educ [Internet]. 2004;68(10):1112–1118.
doi: https://doi.org/10.1002/j.0022-0337.2004.68.10.tb03857.x
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).